PC montando por mim (opinião)

Boas

Gostaria de ter algumas opiniões sobre este pc que vou comprar e se as peças são as mais indicadas para o que quero fazer.

O que faço no meu dia a dia (trabalho) é modelação 3d, renderização de imagens e lidar com alguns ficheiros muito pesados. Uma nova fase vai começar agora que domino o unreal engine para visualização de arquitetura em tempo real.

CPU:

Processador Intel Core i9-10900KF 10-Core 3.7GHz c/ Turbo 5.3GHz 20MB​

MOTHERBOARD:

Motherboard ATX Asus ROG Maximus XIII Hero Z590​

GPU:

GTX 1080 TI (a minha actual)​


RAM:

RAM Kingston Fury Beast 32GB (4x32GB) DDR4-3200MHz 2R CL16​

PSU:

Fonte de Alimentação Corsair RMx Series RM1000x 80+ Gold Full Modular​


CAIXA:

Caixa Extended-ATX Cooler Master MasterCase H500M RGB​


WATERCOOLER:

Water Cooler CPU Corsair iCUE H150i RGB Pro XT 360mm​


DISCO OS:

SSD M.2 2280 Samsung 980 Pro 500GB MLC V-NAND NVMe​


DISCO BD:

Disco Rígido 3.5" Western Digital Blue 2TB 5400RPM 256MB SATA III​


Estou a preparar já este pc para no futuro consiga lidar com 2 gpu's, dentro de 1 ano pretendo comprar 2 rtx 3080 ti. A minha grande duvida é se a psu consegue lidar com esta carga toda. Neste momento vou ter de viver com a minha actual gpu gtx 1080 ti 11g que ainda consegue lidar bem com o unreal.
Pretendo melhorar o meu portfolio com trabalhos complexos que neste momento o meu pc não lida muito bem.

Para quem percebe disto gostava de saber as vossas opiniões, a onde estou a errar ou exagerar.

Obrigado
 
Estás a pensar usar SLI com as duas RTX 3080? Se sim, tens de ir para a RTX 3090 porque é a única a suportar SLI. Quanto ao resto deixo os experts comentarem.
 
Como te disseram acima,sli hoje em dia não compensa, uma 3090 é capaz de grande parte do trabalho que precisas.

Depois nessa build, sendo para trabalho e sem saber os valores, pessoalmente ia por cpu ryzen 5800x ou 5900x e uma board de qualidade B550.
Essa fonte também é overkill, 850w são mais que suficientes para o que queres, tens bons modelos da seasonic como a focus muitas vezes em promoção.

No ssd também podes poupar uns trocos se não for imperial o desempenho do 980 pro.

Com algumas poupanças, consegues pagar o upgrade da 3080ti para a 3090 ou simplesmente poupar esse valor para futuro upgrade...
 
Nao comprava nada disso. Esperava e ia para os Alder Lake novos.

A fonte como disseram nao faz sentido nenhum 1000W (que nem precisas)com só 80 plus gold ...

Tb nao percebo a ideia de SLI sequer
 
Threadripper, Zen3 ou Alder Lake. Esquece esse 10900k, é quente, consome mais energia para a performance que tem e para o que queres ficas melhor servido com as soluções que mencionei. De resto se o objectivo é usares Nvlink ou vais para a linha profissional como por exemplo a RTX A6000, A5000 e A4000. Ou então estás limitado à 3090, porque é a unica da linha gaming com Nvlink

Além disso tens de ter em atenção ao refrigeramento. Duas 3090 a provocarem calor uma na outra, não é algo fácil de refrigerar, principalmente se estamos a falar de trabalho de renderização em que tens cargas pesadas nas gráficas durante um periodo de tempo alargado. Recomendo que escolhas 3090s com cooler blower ou waterblock. Se bem que as versões blower não são faceis de encontrar.

EDIT: Outra questão. Daqui a um ano já vais ter as Lovelace no mercado, supostamente vão ter o dobro da Vram. Portanto eu punha um pouco de lado essa ideia de 3090 com nvlink daqui por um ano. Se não tivesse o orçamento para uma 3090, ia para a RTX A4000 que oferece 16gb mais do que a 3080ti e sempre podes usar o nvlink daqui a 1 ano se assim o quiseres. Mas provavelmente quando chegar essa altura, já vai compensar mais comprar uma Lovelace.
 
Última edição:
Obrigado pelas respostas

É assim, a ideia da psu ser 1000w seria para aguentar as multi gpu's no futuro, se optar por ser só uma, claro que faz todo o sentido apenas uma de 850w.

Depois de verificar melhor, claro que uma 3090 lidava bem com aquilo que faço, mas segundo li, a recomendação para unreal seria multi gpu's para dividir o esforço. Mas são recomendações antigas, por isso na altura não estava no radar a 3090. Dentro de um ano já deve estar mais acessível, e é o mais provável ir por esta opção.

Quanto ao cpu, este é o mais recomendado derivado à velocidade ghz, o mais importante é ser rápido a renderizar, neste aspeto os nº de cores não são assim tão relevantes. Na renderização em tempo real os cores fazem a diferença, mas no momento de renderizar o que conta é a velocidade.

Se me virasse para a amd os Threadripper seria a minha escolha, mas lá está, são muito poderosos nos cores, mas inferiores nas velocidades.

Quanto ao disco, quanto mais rápido melhor, mas tenho ainda as minhas duvidas pelas noticias que tenho lido quanto aos chips que andam a usar, não chegando atingir as velocidades anunciadas e mantendo os mesmos preços. Não sei se alguém está mais dentro do assunto para esclarecer melhor.
 
Vocês e os Ghz. A velocidade do clock pouco importa se o processador com o clock mais baixo consegue executar mais instruções por clock.


Não sei onde é que andas a ver esses benchmarks, mas garanto-te que um 5900x dá retada a um 10900k a renderizar basta olhar para os benchmarks do cinebench que não é mais do que um benchmark de renderização. V-Ray idem aspas, 10900k fica bastante atrás do 5900x e nem sequer estamos a falar do 5950x
 
nullus

Agradeço por me teres esclarecido melhor a superioridade do 5900x em relação ao 10900k. Durante o vídeo quando vi o 5900x a dar porrada no 10900k em corona que é o que mais uso para renderizar, fiquei convencido.

Mas depois de fazer uma pesquisa, fiquei assustado com o que vi, ou seja, não há moherboards disponíveis para os cpu's amd. Ainda para mais, tem de ser uma que consiga lidar com 128g de ram.

Estou disposto a esperar mais 1 mês, mas até ao final do ano tenho de ter um pc novo. Senão vou ter de ir pela via intel.

Esse vídeo de renderizar com multi gpu' só me deu vontade de 😭, talvez um dia.
 
BrunoMesquita

existe mais lojas onde existe stock disponível é só usar o google:

Dois exemplos que suportam 128gb cpu's am4:

Motherboard MSI MAG X570S TOMAHAWK MAX WIFI - 277.90€​

Motherboard Asus ROG Strix B550-E Gaming - 239€​

 
É normal que esteja a fazer muita confusão, toda a minha vida a lidar só com intel, pouco percebo dos produtos amd.

Percebi que posso poupar bastante na board e obter um ryzen 9 5950x.

Obrigado pelas dicas e sugestões.
 
Já agora no teu caso uma x570 pode compensar face às b550. A principal diferença são a quantidade de pci-express lanes, que para quem usa vários gpus e discos m.2, é algo a ter em conta. Se existe a possibilidade de teres mais do que uma gráfica nessa máquina, então a x570 é a board que deves comprar.
 
Apenas uma posta de pescada, que já deve vir tarde.

Assim do que sei, o SLI (NVLINK) compensa sim se fizeres renders em programas como o Vray, pois faz pooling da memória. Ou seja, duas 3090 resultam em 48GB de VRAM utilizáveis, e o poder de processamento das 3090 que literalmente reduz para metade o tempo de render de apenas 1. Em vray escala bem.

Assim como Vray, garantidamente que outros programas devem ter a mesma relação.

Em unreal engine, sou sincero que não tenho qualquer experiência e como tal não sei se compensa. :)

Se de futuro estiveres então a ponderar 2 gpu, a consumirem de 350 a 400W cada uma, mais vale comprares a fonte na altura. É escusado dares uma fortuna por uma boa fonte agora que não precisas.

No entanto, se compras uma 3090 agora, daqui a um ano se calhar ao invés de acrescentares outra, trocas por uma 4090.
 
Apenas uma posta de pescada, que já deve vir tarde.

Assim do que sei, o SLI (NVLINK) compensa sim se fizeres renders em programas como o Vray, pois faz pooling da memória. Ou seja, duas 3090 resultam em 48GB de VRAM utilizáveis, e o poder de processamento das 3090 que literalmente reduz para metade o tempo de render de apenas 1. Em vray escala bem.

Assim como Vray, garantidamente que outros programas devem ter a mesma relação.

Em unreal engine, sou sincero que não tenho qualquer experiência e como tal não sei se compensa. :)

Se de futuro estiveres então a ponderar 2 gpu, a consumirem de 350 a 400W cada uma, mais vale comprares a fonte na altura. É escusado dares uma fortuna por uma boa fonte agora que não precisas.

No entanto, se compras uma 3090 agora, daqui a um ano se calhar ao invés de acrescentares outra, trocas por uma 4090.
É uma boa sugestão, mas isso se eu utiliza-se o vray, que pode usar a gpu para renderizar, mas na maioria dos meus trabalhos é tudo corona em 90% dos trabalhos, que ainda não consegue fazer render pela gpu.
Em alguns casos uso o keyshot, mas só para trabalhos pessoais.
Já no unreal isso faria toda a diferença, já que o lightmass pode ser através das gpu's, que consegue ser mais rápido 20x do que qualquer processador.

Como só penso em obter uma gpu daqui a um ano, ainda tenho tempo.

Mas obrigado pela sugestão.
 
Back
Topo