PC montando por mim (opinião)

Então nesse caso, aguentas a tua gráfica, agarras o melhor processador que conseguires, e não te apoquentes com a fonte, compra uma adequada à máquina agora, e no futuro caso compres gráfica, vês :)
 
Boas pessoal

Então a aquisição do novo pc foi concluída, destaque para o ryzen 9 5950x.

E é precisamente isto que me está a dar dor de cabeça, o cpu está sempre com o clock no máximo, mesmo sem fazer nada, com ai suite consigo abrandar a velocidade, mas fica sempre no 1700Ghz. Algo que não acontecia com o intel, era tudo automático, mas estes amd precisam de mais qualquer coisa para pôr a funcionar de forma auto.

Alguma sugestão? Algum tipo de software que faça o milagre?
 
Isso é estranho deves ter ai alguma opção na BIOS errada. Geralmente é acontece precisamente o contrário, os AMD detetam a margem térmica do chip e dão boost ao clock baseado nisso. Já os Intel o Boost é sempre o mesmo e só se chegarem à temperatura máxima dão throttle.

Já agora, num sistema AMD a primeira coisa a fazer é ir ao site AMD e fazer download da driver do chipset. Depois disso podes fazer download do Ryzen Master e aprender a mexer naquilo.
 

Processador AMD Ryzen 9 5950X 16-Core 3.4GHz c/ Turbo 4.9GHz 72MB SktAM4​


Motherboard ATX Asus ROG Crosshair VIII Hero​


GEFORCE GTX 1080 TI 11gb

Memória RAM Kingston Fury Beast 32GB (2x32GB) DDR4-3200MHz 2R CL16​


Water Cooler CPU Corsair iCUE H150i RGB Pro XT 360mm​


Fonte de Alimentação Seasonic Focus Gold GX 850W Full Modular​


SSD M.2 2280 Samsung 980 Pro 500GB MLC V-NAND NVMe​


Disco Rígido 3.5" Western Digital Blue 2TB 5400RPM 256MB SATA III​


Segundo o diagnostico que eles me deram, a bios já vem com a versão mais recente instalada, não mexi lá nada.

Eu tenho instalado o AI SUITE, iCUE E GPU TWEAK III.
 
Já agora, num sistema AMD a primeira coisa a fazer é ir ao site AMD e fazer download da driver do chipset.

N é o mesmo que ir ao site da board e instalar a partir de lá o amd driver?

Processador AMD Ryzen 9 5950X 16-Core 3.4GHz c/ Turbo 4.9GHz 72MB SktAM4​


Motherboard ATX Asus ROG Crosshair VIII Hero​


GEFORCE GTX 1080 TI 11gb

Memória RAM Kingston Fury Beast 32GB (2x32GB) DDR4-3200MHz 2R CL16​


Water Cooler CPU Corsair iCUE H150i RGB Pro XT 360mm​


Fonte de Alimentação Seasonic Focus Gold GX 850W Full Modular​


SSD M.2 2280 Samsung 980 Pro 500GB MLC V-NAND NVMe​


Disco Rígido 3.5" Western Digital Blue 2TB 5400RPM 256MB SATA III​


Segundo o diagnostico que eles me deram, a bios já vem com a versão mais recente instalada, não mexi lá nada.

Eu tenho instalado o AI SUITE, iCUE E GPU TWEAK III.

Após teres instalado o Windows e ele ter feito todos os updates primeiro, de seguida foste fazer o download das drivers todas necessárias ao site da tua board?

Na BIOS, já puseste tudo em default e ver se o problema persistia? A Ram está colocada nas slots certas?

Para ser mais facil, uma vez que foste tu que montas-te o Pc, o que fizeste após a instalação do Windows?

Cumps, Wolf
 
N é o mesmo que ir ao site da board e instalar a partir de lá o amd driver?



Após teres instalado o Windows e ele ter feito todos os updates primeiro, de seguida foste fazer o download das drivers todas necessárias ao site da tua board?

Na BIOS, já puseste tudo em default e ver se o problema persistia? A Ram está colocada nas slots certas?

Para ser mais facil, uma vez que foste tu que montas-te o Pc, o que fizeste após a instalação do Windows?

Cumps, Wolf

O pc não foi montado por mim, eu sei que o titulo diz isso mas foi quando estava a escolher as peças.

Ele veio da loja já montado, e está tudo impecável e as ram's bem engatadas. Na bios não mexi em nada, visto que no diagnostico vinha a dizer que estava já instalado a ultima atualização.

Após instalação do SO, atualizei primeiro tudo que tinha para atualizar do mesmo, só depois fui ao site da asus e fui buscar as atualizações da board.

Não convinha andar a mexer muito na bios de momento, em principio amanhã devo levar à loja, 2 saídas de usb 3.0 da caixa não estão a funcionar, digo devo porque vou tentar ver se arranjo sozinho, deve ser um cabo mal engatado. Posso sempre perguntar a eles sobre este assunto, porque se for bios, isso já é com eles, mas se é software já é comigo.
 
E é precisamente isto que me está a dar dor de cabeça, o cpu está sempre com o clock no máximo, mesmo sem fazer nada, com ai suite consigo abrandar a velocidade, mas fica sempre no 1700Ghz. Algo que não acontecia com o intel, era tudo automático, mas estes amd precisam de mais qualquer coisa para pôr a funcionar de forma auto.
Aonde estas a ver a velocidade do clock? no gestor de tarefas? esquece isso... usa o AMD Ryzen Master ou o hwinfo64 (onde diz core Effective Clocks)

so para teres uma ideia neste momento que estou aqui a escrever no zwame o gestor de tarefas diz que o meu clock ta a oscilar entre 4,35 e 4,5GHz e no ryzen master a velocidade oscila entre 800 e 1400Mhz....
 
Back
Topo