PC muito quente

RjM

Power Member
Boas pessoal, como devem ter lido no titulo, eu tenho 1 pequeno grande problema no meu pc... hoje acabei de lhe tirar todo o pó que ele tinha lá dentro pk achei que as rotaçoes da fan do CPU estavam mt altas (e o barulho tb)... o que se sucede é que eu tenho o meu processador colado ás drives de DVD por causa da motherboard :S
A minha caixa é esta
caseSQ311.gif

e a minha motherboard é uma ASROCK P4 Combo (a da imagem) e enche-me a caixa toda... :S
P4%20Combo.jpg

O que acontece é que como eu tenho 1 P4 3.0 Prescott Socket 478 com 1 stock cooler em cima e as drives do seu lado direito, as entradas laterais que a caixa tem para arrefecer o cpu, ficam por cima do socket 775 (k tá vazio) ou seja mesmo que tenha lá o tubo proprio para arefecer nao me faz efeito nenhum pois nao há lá nada...
há uns tempos atrás fiz-lhe 1 limpeza geral, o cpu ainda vinha com a pasta termica da loja, e eu pedi a um colega meu a pasta termica dele (aritc silver mx-1) pois na altura nao tinha nenhuma disponivel para colocar. a partir daí o silencio do pc foi-se e as rotaçoes despararam, assim como as temps (embora as temps n dispararam mt)...
Eu tenho 1 fan d 80 a fazer entrar o ar, e tenho outra atras a faze-lo sair, bem como a fan da fonte d alimentaçao (120mm). outra coisa que reparei é que a grafica esta a "espirrar" o calor para dentro da caixa e nao para fora.
shot1.JPG

XFX GeForce 6800XT 256MB -> a minha grafica
agradecia a ajuda pois o barulho já me começa a incomodar e as temps começam-me a preocupar nestes dias de mais calor.
 
trocar de cooler tá definitivamente fora de questao, a nao ser que saibam um do tamanho do stock (mesmo esse ja ta colado (literalmente) ás drives) e mais eficiente...

eu coloquei "1 risco" (a medida na seringa) d pasta termica no centro do cpu, e depois xapei-lhe com o cooler em cima... se bem me lembro, tive que tira-lo uns momentos depois pois nao tinha encaixado os IDE's das drives d dvd... será que foi disso?
 
Eu estou a usar a artic silver MX-1, na altura ainda n tinha saido a artic silver 5, daí que era a melhor que existia segundo as opiniões.
 
vou ter de repetir?

Para quem diz:

eu coloquei "1 risco" (a medida na seringa) d pasta termica no centro do cpu, e depois xapei-lhe com o cooler em cima... se bem me lembro, tive que tira-lo uns momentos depois pois nao tinha encaixado os IDE's das drives d dvd... será que foi disso?

é o mais provável. Atenção que ele nem fala em limpeza do cooler e cpu.

As rotações aumentaram provavelmente por já não estares a utilizar o mesmo conector de fan, pois o conector de fan de cpu's normalmente podem ser controlados pela board e por isso ela deve estar agora sempre a 12V e portanto à máxima velocidade.
 
Se comprar um cooler as diferenças podem ser muito insignificantes, se a caixa é pequena...

Eu no teu lugar compraria uma caixa mais espaçoso e com um fluxo melhor, assim já se resolveria os problemas de temperaturas, eu aconselharia uma Nox, com fan lateral para melhorar o fluxo, ou apenas a norma que as aberturas para colocar lá umas fans.
Cumps:)
 
Claro que limpei o cooler e o processador, não fui assim tão nabo... lol :P
Ainda á 1 hora acabei d comprar e por a Artic Silver 5, desmontei o cooler todo, tirei-lhe todo o pó que tinha e os restos de pasta termica... só não sei o tempo de cura desta pasta termica... :S

A pasta térmica que tinha antes de mudar para a MX-1 era uma pasta termica branca, e fazia o efeito...

antes de mudar de board devido á antiga ter feito pum, depois d tar 48h em OC sem desligar o pc, tinha o cpu debaixo do devido tubo de exaustão, agora como esta board me põe o CPU mais deslocado, eis a razão das temps e as rotações dispararem... any help? :S

btw, ja consegui arranjar mais um bocadito de espaço entre o cooler e o resto da caixa...
 
Back
Topo