PC não aceita input de teclado

Olá,

O meu computador de secretária (P 4, motherboard ASUS, 2 Gb RAM...) deixou de reagir aos teclados. Friso o plural "teclados" porque já experimentei outro com o mesmo resultado: arranca normalmente, não dá qualquer mensagem de erro e logo do princípio se percebe que não quer nada com as teclas porque carregar em DEL ou F8 é o mesmo que nada, nem tão-pouco se pode escolher a forma de arranque, e quando se chega ao ecrã de login só o rato (PS/2) e a mesa digitalizadora USB funcionam. Como tive a infeliz ideia de usar passwords não consigo entrar no ambiente de trabalho... E pronto, estou tramado!

Claro que a culpa foi minha porque me pus a mexer no "regedit" para tentar desinstalar completamente um programa alternativo ao Windows Explorer e após o arranque seguinte (aí ainda o teclado funcionava) chegava ao ambiente de trabalho com uma janelinha de erro que dizia qualquer coisa como "No disk". Por mais que a fechasse o raio da janelinha voltava sempre e após um par de minutos desaparecia o ambiente de trabalho todo. Só conseguia repô-lo iniciando novo processo "explorer" com o taskmanager, mas a janelinha de erro lá continuava e o ambiente de trabalho lá se ia de novo...

Foi então que tive a brilhante ideia usar o "system restore" para voltar a uma configuração anterior (bastante recente por sinal). Mas algo correu mal; o "system restore" não desenvolveu e acho que foi no "reboot" que se seguiu que o teclado deixou de funcionar...

O teclado em causa é um "Logitech LX-100" daqueles que não têm fios e vêm com rato a acompanhar. A ligação sem fios de ambos os periféricos é feita por intermédio de um dispositivo que está fisicamente ligado ao PC: um cabo PS/2 para o rato; um cabo USB ligado a um adaptador PS/2 para o teclado.

Sim, já tentei a ligação directa do cabo USB do teclado a uma porta USB e também não resulta. Sim, já tentei ligar outro teclado (um Microsoft com fio e interface PS/2) e o resultado é o mesmo. Aliás neste caso deu para perceber que as luzes do teclado acedem todas uma vez no início do arranque e depois apagam-se para sempre, e que o teclado (que tenho a certeza de estar em condições) também não funciona ligado à porta PS/2 do rato (mas o rato funciona ligado a ela!).

As minhas conclusões até agora são:
não é problema do teclado
não é problema das portas do PC (nem PS/2 nem USB)

Já tentei arrancar com um CD mas o resultado foi o mesmo: vou parar ao ecrã de login e não consigo escrever nada. Para ser franco acho que o arranque foi à mesma feito a partir do disco duro... claro que não consigo mudar a ordem de arranque porque sem teclado não consigo chegar ao SETUP... e se conseguisse desconfio que também não teria vantagem nenhuma...

Aceitam-se palpites sobre a causa do problema mas sobretudo agradecem-se propostas de solução.

Muito obrigado desde já!
 
Back
Topo