Problema PC não arranca ao ligar disco

PF_PLAYER

Power Member
Boas Malta

O meu PC é:
Processador: Intel Core i7-4790K CPU @ 4.00GHz
Motherboard: ASUS Z97-PRO
Memória RAM: G.Skill 16Gb TridentX (2x 8GB) DDR3 2400MHZ PC3-19200
Gráfica: Gigabyte GeForce® RTX 2060 SUPER Windforce OC 8GB GD6
Armazenamento: SDD de 512GB + HDD 2Tb
Fonte: Seasonic Focus Gold GX 650W Full Modular

Tenho o Windows instalado no disco SSD.

O problema é o seguinte:
Decidi mudar 1 fonte de alimentação antiga para esta Seasonic Focus Gold GX 650W.
Estava a instalar os cabos que vieram com a fonte, e ao retirar os cabos de alimentação SATA do disco SSD, devo ter puxado com alguma força ou algo, e aquilo partiu, ficando os pins expostos como mostro na foto abaixo.

No entanto após ligar o resto dos cabos da fonte (CPU, gráfica, motherboard, ventoinhas e cd/dvd), o PC simplesmente não arranca se tiver o cabo de energia SATA ligado a qualquer 1 dos discos....

Se tentar ligar apenas o disco de 2Tb, o PC tenta arrancar mas desliga-se logo.
Se tentar ligar apenas o SSD mesmo com os pins expostos, algumas vezes desliga-se logo, outras vezes inicia, mas não inicia o Windows...
Entro na bios e lá identifica o SSD com o nome "sm2246aa-5" com 1Gb de capacidade...


Alguém pode ajudar?
 
Boas,

Quanto ao SSD, já me aconteceu isso, tens de desmonta-lo e terás colar o plástico partido e endireitar o melhor que conseguires os pinos, no final limpas bem os contactos para não terem resíduos da cola.

Se depois disso o problema persistir:

- Testar com outro cabo de conetores ou noutra entrada da fonte.
- Testar com a fonte antiga se funciona.
 
Última edição:
Boas,

Quanto ao SSD, já me aconteceu isso, tens de desmonta-lo e terás colar o plástico partido e endireitar o melhor que conseguires os pinos, no final limpas bem os contactos para não terem resíduos da cola.

Se depois disso o problema persistir:

- Testar com outro cabo de conetores ou noutra entrada da fonte.
- Testar com a fonte antiga se funciona.
Testei a fonte antiga e não detecta...
As outras entradas já testei todas, e já usei os diversos cabos que vieram com a fonte e nada resulta. Se calhar queimei os discos, vou ver se levo o PC a uma loja, ou se mando vir 1 SSD novo.
 
Back
Topo