1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema Pc não arranca após corte de energia

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Radar100, 17 de Abril de 2012. (Respostas: 37; Visualizações: 3048)

1. Radar100

Radar100 Power Member

Ola venho pedir ajuda para um problema que me intriga à muito tempo.
    Tenho um pc desktop com cpu intel 2.66, com 2gb de memória e win xp. De uns tempos pra cá sempre que o desligo da tomada é um castigo para depois arrancar. O pc liga normalmente as ventoinhas circulam mas o ecrã fica a piscar a luz verde e não faz nada.. Depois de muitas e muitas vezes o desligar e ligar lá arranca e liga o monitor.. Disseram-me que podia ser memória ele só tinha 1gb comprei outro pente igual e testei só com a nova faz igual ficou com as duas.. Depois pensei ser a fonte troquei e nada tá igual.. Formatei o windows, meti drives novas, desligo na tomada faz o mesmo.. Só não testei a gráfica que é uma Asus 9250 AGP8X acho que é isto.. Não tenho outra para testar mas acham que será a gráfica? Mas se fosse acho estranho depois ligar e funcionar bem..
    Hoje por ex tive de desligar a luz para se fazer um arranjo cá em casa e não arranca por nada :s
    Já pensei será por não ter fio terra cá em casa nas tomadas? :s
    Obrigado!

2. maxperformance

maxperformance Power Member

Tenta ligar o PC sem a placa grafica.

3. Radar100

Radar100 Power Member

Como faço isso? A minha board não tem vga onboard :(

4. MrOverclock

MrOverclock Power Member

Eu ia a dizer que era da fonte porque já tive uma com uns sintomas muito parecidos. Mas se já trocaste, excluimos essa hipotese.

Sendo assim, tanto pode ser da board como da gráfica! Quando ele não dá imagem consegues reparar se o disco começa o arranque do windows? Ou está claramente parado apenas com as ventoinhas a rodar?

Se ainda não o fizeste experimenta tirar e recolocar a gráfica, dar uma limpesa pelo interior do PC, etc... A tal fonte que falo, depois de limpa deixou de dar problemas por uns tempos! Se o teu PC tiver muito pó pode vir a ser daí

5. maxperformance

:S, sendo assim tens de testar com outra grafica, se com outra gráfica fizer o mesmo o problema é da board.

6. Radar100

Radar100 Power Member

Já limpei o pc todo e até mudei a massa térmica do processador e ele faz isto na mesma..
    O disco já reparei que faz um barulho tipo a ligar mas depois parece que fica inativo tanto que a luz vermelha do pc não dá e quando ele funciona correctamente essa luz vermelha tá sempre a funcionar..
    O gravador dvd dá a luz e arranca mas o disco acho que não dá nada..
    Pois lá terei de gastar outra vez dinheiro.. Se calhar até compro uma usada nem que seja mais fraca porque se não for da gráfica é mais dinheiro ao lixo :(

7. _SkyWaLKeR_

_SkyWaLKeR_ Power Member

....assim a primeira vista...sendo k os sintomas so aparecem qd é desligado da tomada...eu apostava k fosse a pilha da board k pode ja estar gasta....qd ligas o pc dps de ter estado algum tempo desligado da corrente reparaste se a data e a hora estao certas na bios? se dps de ter ficado desligado da tomada pelo menos uma meia hora ligares e a data e hora estiverem erradas é a pilha k ja rendeu a alma ao criador!!!

8. maxperformance

Sim, também apontei para a pilha mas nesse caso o PC arrancava/ligava e/ou dava erro.
    Ele que veja isso das horas, nunca se sabe lol

9. FastBoy

FastBoy Power Member

Todos os casos que vi, com a pilha esgotada o PC arranca mas dá erro. No entanto, a associação de ideias parece-me muito boa, acho que valia a pena testar pois cada caso é um caso.

Por outro lado, recomendo que procures ver se os condensadores da board estão inchados, isso é normalmente um indicio forte de problemas nos circuitos de alimentação da board. Caso seja o caso, será possível a substituição dos condensadores e em principio o problema desaparece. Nota que nestes casos, tambem não é normal o problema só se manifestar após desligar o PC da tomada.

10. Radar100

Radar100 Power Member

Nunca reparei nas horas depois de o pc ter tido este problema..
    Lembro-me de uma vez ter ficado com a data a 1 janeiro de 2006 e nem percebi porquê mas não sei se foi após este problema, já não me recordo.. Posso experimentar outra pilha a ver se resulta.
    Tenho aqui uma que diz CR2032 H 3.V Posso experimentar esta ou é 3v e não dá? É que a da bord não tem o H a seguir ao número e não diz 3v.. :s

11. maxperformance

Se é 3v da.

12. Radar100

Radar100 Power Member

Se com a pilha de 3v tinha de funcionar não funcionou :s continua a não arrancar e o monitor pisca.. Não parece ser da pilha :(
    Condensadores são aqueles cilindros altos que estão espalhados pela board? Parecem-me todos bem. Não estão inchados nem tem líquido em cima.. Não percebo como é que isto acontece só depois de ser desligado da tomada.. Não consigo entender isso :s

13. vici

vici Power Member

Outra coisa usa só a memoria que compraste se faz o mesmo...não metas a antiga.

14. maxperformance

tenta pedir uma gráfica emprestada, para testares, pois so te falta eliminar a board e a grafica.

15. Radar100

Radar100 Power Member

Testei agora só com a memória antiga e depois só com a nova e nada..
    Sim vou ver se arranjo uma gráfica emprestada ou compro uma usada pra testar. Apenas falta isso :(
    Quando tiver notícias digo algo..
    Obrigado a todos pela grande ajuda!

16. Cajumjoe

Cajumjoe Suspenso

Certos aparelhos manifestam esses sintomas quando têm problemas a nível dos componentes. Pode ser avaria numa resistência ou num condensador. O tempo que o PC demora a arrancar é o tempo que ele demora a "recarregar" até finalmente a voltagem alcançar os componentes necessários.
    Também é possível que exista algures uma solda fria, que só depois de aquecer expanda o necessário e efectue o contacto.

17. Radar100

Radar100 Power Member

Consegui liga-lo!
    Desliguei da tomada onde tava ligado e experimentei noutra. Ligou à primeira. Pensei que estava resolvido que era da tomada. Desliguei da tomada onde funcionou e voltei a ligar lá a ver mas à segunda já não deu voltou a fazer o mesmo.. Desliguei e liguei numa terceira tomada, também não deu, voltei a ligar na tomada habitual e já arrancou logo. É isto que não compreendo.. Parece que às vezes falta eletricidade na bord não sei bem explicar o que se passa.. Bom agora não o desligo mais da tomada até arranjar uma placa gráfica para testar. Vou rezar para não ir a luz abaixo até lá nem precisar de a desligar para o poder utilizar..

18. Eu aponto mais para um componente qualquer da board ter pifado, mas testa com outra grafica e depois diz alguma coisa.....

19. vici

vici Power Member

Outra coisa poderá ser do botão da caixa que dá ordem a board a ligar que esteja meio danificado, tenta ligar "manualmente" na board, vê se liga por ai sempre.

20. Radar100

Radar100 Power Member

Pra já tem ligado normalmente. Não vou mexer em mais nada por enquanto porque me faz falta diariamente, quando tiver a placa gráfica já testo a desligar da tomada a ver se arranca normalmente e testo o botão. Mal tenha notícias digo algo!
    Obrigado. :)

Partilhar esta Página