1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

PC não arranca - às vezes...

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Nora, 28 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 8; Visualizações: 1277)

1. Nora

Nora Power Member

Boas! :)

Tenho este sistema a funcionar desde o princípio de Setembro sem nenhuma chatice, mas, um lindo dia há umas 2 semanas, vou a ligá-lo e nada. As ventoinhas ligam, mas não há post, não há bips, não há nada para ninguém.
    Passado umas horas, tento outra vez e funciona. No dia seguinte não arranca de novo.

A esta altura, eu começo a fazer testes - mudo a RAM de sítio, tiro a pilha, "limpo" a CMOS. Funciona mais um dia ou dois e pifa de novo.
    Desmonto a tralha toda e, como ele volta a funcionar fora da caixa, testo peça a peça, corro 20 passagens no memtest para ver se é da RAM (não é), verifico se poderá estar em curto com a caixa (não está).
    Volto a montar tudo. Funciona mais 12 dias.

Vou a ligar. Morreu outra vez...
    Tiro tudo da caixa, volto a testar peça a peça ao tirar e ele nada. Meto a chave de fendas aos pinos CMOS por 10 segundos. Acho que não liga logo à 1ª, mas à 2ª está fino e a apitar porque não tem as peças montadas. Volto a recolocar as peças e a ligar uma a uma. Tudo funciona normalmente. Tenho-o neste momento todo espalhado debaixo da mesa e estou a usá-lo para escrever isto. :D

As peças são todas compatíveis, segundo consta. O PC está sempre mais ou menos limpo. Costumo ter a RAM no 3º encaixe porque os ganchos dos dois primeiros embirram um bocado com o dissipador da placa gráfica.
    Não faço overclock.

O meu MIT:

Robust Graphics Booster [Auto]
    CPU Frequency 3.20GHz (200x16)
    CPU Host Clock Control [Disabled]
    CPU Host Frequency (Mhz) (200)
    PCI Express Frequency (Mhz) [Auto]
    C.I.A.2 [Disabled]
    Performance Enhance [Standard]
    System Memory Multiplier (SPD) [Auto]
    Memory Frequency (Mhz) 800 800

System Voltage Control [Manual]
    DDR2 OverVoltage Control [Normal]
    PCI-E OverVoltage Control [Normal]
    FSB OverVoltage Control [Normal]
    (G)MCH OverVoltage Control [Normal]
    CPU Voltage Control [Normal]
    Normal CPU Vcore 1.36250V

A única coisa que me ocorre neste momento é que o único factor que mudou nestes últimos meses foi eu só agora voltar a usar Photshop, Max e Blender à séria - ou seja - só agora comecei a puxar mais pelo sistema desde que o alterei.
    Terei alguma coisa a mudar na BIOS (a mim parece-me tudo certo, mas...)?
    Terei a CPU a patinar?
    Terei a Mobo a patinar (só tem 6 meses)?
    Terei algum prob com a fonte (tem 1 ano e meio ou assim...)?

Teorias?

Última edição: 28 de Fevereiro de 2009
  2. andre_silva_159

andre_silva_159 Power Member

boa noite

boas,olha a mim no verao o meu outro pc tambem me deu montes de dores de cabeça tava tudo ok testei mais de 5 vezes tudo.e so me funcionava fora da caixa do pc e o que eu fui pensar bora esprimentar com outra fonte e olha ficou a funcionar 5* e tb so me ligava as vezes,vela se nao é a fonte.
    cumps

3. Nora

Nora Power Member

Man! :p
    Eu tinha esperança que não me dissessem isso. 1, porque é (suposto ser) uma fonte boa e 2 porque vai ser uma chatice testar isto.
    Vou ter de desenterrar a minha velha Chieftec, desencantar-lhe uma ventoinha nova e deixá-la correr durante 1 mês ou assim. E devia pôr esta fonte a fazer o mesmo noutro PC, o que também não vai ser fácil. :'(

Um electricista noutro forum sugeriu-me que tivesse um ponto de contacto directo entre fonte a caixa (metal a metal, sem tinta pelo meio) para ter certeza que passava um microfio de corrente que fosse fora do sítio, mas chegámos à conclusão que os parafusos que prendem a fonte já fazem isso.
    Se calhar ainda pego nela e levo-a ao tipo das reparações de electrónica para lhe dar uma vista d'olhos...

Obrigada pela dica. :)

4. Epa tens de comprar um pc novo, ou formata esse :P

5. skullrazor

skullrazor [email protected] Member

Isso ja me aconteceu à uns tempos, já nao tenho a certeza se era a fonte ou a board a morrer, mas sei que era um desses dois. Se fosse eu, em primeiro testava com outra fonte.

Cumps

6. Nora

Nora Power Member

Toscano - P'raí metade das peças já são "novas" (e não tenho guito para outras). Não estou bem a ver no que uma nova formatação ajudaria neste caso... :confused:

skullrazor - Acabei por me decidir a fazer isso mesmo. Tenho a minha antiga fonte a funcionar agora. Contemplem o primor :D :

Vou ter que esperar umas semanas a ver o que isto dá. Acho que não vou poder é testar a outra, só indo mesmo ao gajo das reparações para ele me medir isto tudo, suponho.

Obrigada pelas respostas. :)

7. andre_silva_159

andre_silva_159 Power Member

foi o que me aconteceu a mim no verao:lol:

mas acho se quiseres ja arranjas fontes baratas e boas, boa sorte ver se isso começa a bombar:x2:

8. Nora

Nora Power Member

A Chieftec também foi substituida num verão. Uma das ventoinhas começou a fazer mais barulho que 7 jactos num palheiro. :D Palavra de honra que nunca ouvi tal coisa antes ou depois!
    Torrei mais dinheiro na Seasonic por causa do silêeeeeeeencio......... e porque é capaz de ser mais segura numa casa sem terra nas tomadas. :rolleyes:

Vamos lá ver o que isto dá... :)

9. Nora

Nora Power Member

Bom, um pequeno ponto da situação para aqueles que possam vir a precisar da info.

Tenho o Pc a funcionar sem probs há mais de um mês com a minha velha fonte Chieftec. A Seasonic ainda está dentro da garantia, por isso vou ver se a mando para trás para os tipos a arranjarem. Antes disso, no entanto, ia hoje fazer uma pequena experiência com ela e foi então que notei um pequeno detalhe que me teria poupado muito testamento em foruns se eu o tivesse visto antes... É que a ficha eléctrica da CPU está churrascada! :rolleyes:

Tenho que deixar de montar computadores à noite...

Partilhar esta Página