1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

PC não arranca com novo processador

Discussão em 'Desktops' iniciada por shar04k, 22 de Fevereiro de 2021. (Respostas: 8; Visualizações: 244)

1. shar04k

shar04k Power Member

Boa noite!

Bem pessoal estou um pouco desanimado c o sucedido.

Tenho um desktop:
    Processador I3 8100
    Motherboard Prime H310M-A
    16G RAM

Decidi fazer um pequeno upgrade ao processador e comprei um i5 9600k.

O problema é que ao fazer a troca o PC bloqueia o iniciar o Windows.
    Entrou na BIOS automáticamente a primeira vez que o liguei e não arrancou mais.
    Já tentei formatar e nem assim arranca pela Pen mesmo com o Boot na BIOS pelo USB.
    Também já tirei a pilha para poder fazer um reset à Motherboard mas nada funciona.

Não sei se é pelo cooler que ele aquece e bloqueia, ou se existe alguma incompatibilidade com a BIOS, mas ele detecta o processador e a RAM.

PS. Tirei a RAM para ver se resolvia alguma coisa porque elas têm velocidades diferentes e ao colocar deixou de ligar sequer, mas que estavam a funcionar bem com o I3, depois deixei só um pente de 8G.

Alguém tem alguma opção ou ideia do que possa estar a passar?

Muito Obrigado pela vossa atenção,
    Abraço

2. MOUSETM

MOUSETM Colaborador
    Staff Member

antes de mudares o cpu atualizas-te a bios para a ultima versão?? se não pode ser esse o problema disso tudo.

3. shar04k

shar04k Power Member

Não, não atualizei.. Há alguma forma de o fazer?
    É que hoje mesmo vendi o processador antigo..

4. shar04k

shar04k Power Member

Já consegui atualizar pelo USB.
    Já ligou!
    Agora só falta é funcionar as memórias juntas algo que não funciona, só uma de cada vez..
    Alguma dica?

5. MOUSETM

MOUSETM Colaborador
    Staff Member

shar04k

apesar de serem diferentes as ram's elas funcionam ambas sozinhas à vez? ou apenas uma e a outra não?

6. shar04k

shar04k Power Member

7. MOUSETM

MOUSETM Colaborador
    Staff Member

Ok, então, o problema agora pode estar apenas relacionado com alguma incompatibilidade devido ao upgrade e atualização da bios, mas para testares isso precisavas de arranjar duas memorias exatamente iguais marca e modelo e testar o dual channel. pois se tens dois pentes diferentes com frequências e timings diferentes isso agora pode ser o problema e torna-se mais sensível a essa situação, embora não seja algo recorrente essa situação muitas vezes acontece nessas situações, dai tentar-se sempre que possível ter as rams todas iguais.

8. shar04k

shar04k Power Member

Sim, anteriormente já nem me recordo como fiz mas foi tipo tentativa erro e assumiu as duas.. Agora não funciona igual

Última edição: 23 de Fevereiro de 2021 às 18:49
  9. shar04k

shar04k Power Member

Sim é verdade. Mas nesta questão em particular foi um aproveitamento de um pé te que o meu irmão deixou de usar. A primeira vez que o coloquei também não funcionava mas depois já não me lembro deu para colocar. Agora com este problema de troca de processador deixou novamente de dar.. Uma tem CP 15 e outra CL 16.. Já tentei colocar na bios a mesma frequência tipo 2400 mas não funciona mesmo assim..
    Não percebo o que foi feito da outra vez para funcionar..