pc nao arranca

skullrazor

Portugal@Home Member
boas

tenho em minha casa um pc ja velhinho que nao arranca...quando carregamos no botao para iniciar nao aparece nada no monitor (fica preto) mas a ventoinha do dissipador tenta arrancar mas nao consegue, o que me da a entender que seja um problema relacionado com energia, mas nao tenho certezas... ja experimentei ligar so com uma memoria e o disco rigido mas o problema mantem-se... mas nao me parece que seja um problema de um componente porque se assim fosse a ventoinha do dissipador devia trabalhar nao? quem me poder ajudar agradeco...

cumps
 
pois talvez... mas pode tar relacionado com alguma coisa da motherboard?? se sim, com o que??

dar palpites assim é como jogar no euromilhões, tens que ir por etapas, mudar a fonte, verificar ligações, ver se a board tem condensadores inchados ou a verter liquido, manchas de verdete etc...
 
dar palpites assim é como jogar no euromilhões, tens que ir por etapas, mudar a fonte, verificar ligações, ver se a board tem condensadores inchados ou a verter liquido, manchas de verdete etc...

pois mas eu como nunca tive um problemas destes nao sei quais sao os problemas que a motherboard pode ter e nao sei como verificar se a motherboard tem esses problemas ou nao... se alguem me podesse explicar isso eu ficava muito agradecido...

ps:falaram-me que podia ser a bateria da motherboard (a roda lol) podera ser?? se sim, como posso verificar??

cumps
 
como disse em cima, podem ser varias coisas,tens que ir tentando até encontrares a causa, a pilha podes trocar mas duvido que seja isso
 
como disse em cima, podem ser varias coisas,tens que ir tentando até encontrares a causa, a pilha podes trocar mas duvido que seja isso

pois eu percebi... so que eu nao sei quais sao os problemas que podem ser e como verifica-los... e por isso pesso que me digam o que tenho de fazer/verificar para determinar qual o problema... é que nao sei o que tenho de fazer/verificar...​
 
Ontem foi num portátil antigo, meti um clip aberto no 'tunel' entre o botão e o resto e começei a rodar, e o botão foi a sitio certo, mas se calhar não é do botão
 
já tive um problema igualzinho a esse.

o pc simplesmente ligava e desligava logo e estava prai 30 minutos sem reagir mais. ordem de testes feitos:

*fonte - pegas num clip dobras e fazes como na figura nos fios preto e verde salvo erro o fio preto tanto faz qual deles for; http://www.dansdata.com/images/digidoc/runatx360.jpg

*botão de ligar e desligar - vês de onde sai o fio até a board e de seguida pegas numa chave desligas o cabo e encostas a chave. (no meu caso era esse um dos problemas)

* depois de o pc aguentar-se ligado nao fazia os beeps nem sem as ram's. logo processador tirado fora e limpo a massa termica e colocado nova. ( a mim ficou por aqui, processador berrado)

*podes testar a gráfica também tirar fora e se tiveres outra substituir
...

como já foi dito tens de ir por fases...

good luck:confused:
 
tive quase o mesmo problema que tu! mas so quase
quando eu tentava ligar o pc, todo ele funcionava apenas nao mostrava imagem no monitor
nao tinha condessadores queimados nem nada de anormal e so ligava se tivesse uma grafica inserida em vez da onboard, so consegui descubrir o que era quando fiz um clear a smos
nao deu. tinha a bios estragada
mas como mensionei antes o problema é parecido pode nao ser o mesmo
cumps
 
já tive um problema igualzinho a esse.

o pc simplesmente ligava e desligava logo e estava prai 30 minutos sem reagir mais. ordem de testes feitos:

*fonte - pegas num clip dobras e fazes como na figura nos fios preto e verde salvo erro o fio preto tanto faz qual deles for; http://www.dansdata.com/images/digidoc/runatx360.jpg

*botão de ligar e desligar - vês de onde sai o fio até a board e de seguida pegas numa chave desligas o cabo e encostas a chave. (no meu caso era esse um dos problemas)

* depois de o pc aguentar-se ligado nao fazia os beeps nem sem as ram's. logo processador tirado fora e limpo a massa termica e colocado nova. ( a mim ficou por aqui, processador berrado)

*podes testar a gráfica também tirar fora e se tiveres outra substituir
...

como já foi dito tens de ir por fases...

good luck:confused:

vou fazer isso... obrigado pelas fases...
cumps
 
tive quase o mesmo problema que tu! mas so quase
quando eu tentava ligar o pc, todo ele funcionava apenas nao mostrava imagem no monitor
nao tinha condessadores queimados nem nada de anormal e so ligava se tivesse uma grafica inserida em vez da onboard, so consegui descubrir o que era quando fiz um clear a smos
nao deu. tinha a bios estragada
mas como mensionei antes o problema é parecido pode nao ser o mesmo
cumps

no meu problema, nada no pc funciona!lol so se nota a ventoinha do dissipador a tentar arrancar, mais nada!
 
salvo erro era o processador berrado e a board em péssimas condições...

pois olha tou com um problema no toturial que me mandaste... é que la fala num pin de numero 14 que custuma ser verde e eu nao tenho... e os pins sao um bocado diferentes... mas eu tenho um amarelo, um azul e um laranja por isso deve ser um deste... vou experimentar nos 3...

como se vê se a board tem condensadores inchados ou a verter liquido??
(sou um bocado noob nisto xD)

EDIT: esqueçam, nao tava a associar condensadores xD fui estupido demais.... xD
 
Última edição pelo moderador:
tens grafica , sem ser onboard? se sim tenta trocar e ver eu quando tive 2 graficas ligadas acontecia o mesmo, mas o mal nunca é o mesmo^^
 
Back
Topo