PC não assume velocidade de 1 Gb

jcf1958

Membro
Bom dia
Fiz um recente upgrade da velocidade de internet para 1 Gb (Vodafone).

Em vários portateis e desktop o speedtest dá , mais ou menos 960 Mb, mas num outro PC o speedtest não vai além dos 450 Mb. A board que tenho é a gigabyte p35 ds3. Tenho a ligação via cabo com o router e já testei o cabo. A placa de rede é uma Tp-Link 1000 Mbps e quando vou ver a mesma, está assumido 1 Mb. Tenho o windows 10 64 bits.
Já não sei o que fazer. Magia negra ?
Podem ajudar.
Abraço
João
 
Quando mais rápido estiveres a fazer um download, mais taxativo vai ser no processador e disco. Se for uma máquina antiga é abrir o Task Manager e ver a utilização do CPU e ver se chega aos 100%, se for o caso, não há nada a fazer.
 
Qual é o modelo exato da placa de rede? Há diversas TP-Link.
Deves poder ver isso no gestor de dispositivos ou no Painel de Controlo -> Rede e Internet -> Ligações de Rede.
 
Tenho uma Tp-Link Modelo TG-3269.
Processador : Intel(R) Core(TM)2 Quad CPU @ 2.40GHz
4 GB RAM
Board : Gigabyte P35 DS3
Grafica : Nvidia G-Force GT 1030
Windows 10 Pro
 
Quando comprei a placa de rede, o comercial referiu que independentemente de não existirem drivers para o Windows 10, já tinha instalado sem problemas com o Windows 10 e até Windows 11.
Aconselham uma outra placa, que assumidamente seja compatível com o Windows 10, qual a marca e modelo ?
 
A placa de rede interna não é gigabit?
Tentaste com outro cabo de rede?

Contudo, acho que tens uma máquina demasiado antiga já.
Experimenta também passar ficheiros por rede do Windows, ou fazer download direto de ficheiros. Vê se chegas aos 100mbs de transferência.

Por exemplo um Ubuntu a partir de um servidor nacional de universidade. Serão sempre transferências mais leves do que esses utilitários que dão sempre mais uso ao CPU e a RAM.
 
Gestor de dispositivos -> Placa de Rede -> Propriedades (clica com o botão direito em cima da descrição da placa) -> Separador Avançadas -> seleciona Velocidade e duplex -> no Valor, seleciona 1.0 Gbps/Full duplex. Verifica se a velocidade se altera.

Vê também se alterar a saída ethernet onde ligas o cabo ao router faz diferença.
 
alem do cpu o próprio disco rigido não deve tar a aguentar ....
faz um teste ao disco com o cristal diskmark.....para tirar partido de 1Gbs tera que ter a volta de 125MB/s de velocidade, algo que discos mais antigos não vão conseguir....

também duvido que alguém precise mais do que 450Mbs num PC tão antigo
 
Back
Topo