Pc não detecta gráfica

kay98

Power Member
Boas queria ver se me conseguiam dar uma ajuda nisto...
Basicamente dei upgrade na board e cpu para o i5 11400f e a board foi a Asus micro atx tuf gaming B560m plus wifi.
Montei tudo mas quando tentei ligar o PC nada de imagem.. Com um bocado de pesquisa e descobri as q-leds e o suposto problema está no vga(gráfica) troquei para uma gtx 960 e o PC já ligou normalmente.. Mas a que não está a funcionar é uma saphite RX 580 nitro+ 8gb, no entanto liguei a noutro PC e ela funciona normalmente!!! Haverá alguma incompatibilidade?? Não consigo de nenhuma maneira... Obrigado por qualquer ajuda.
O PC arranca tudo só não dá imagem, a rx580 liga os leds e as vebtuinhas, mas não passa imagem
 
Última edição:
Incompatibilidade não há certamente. Ou existe algum problema com os contactos ou alguma opção da bios está a impedir o correto funcionamento.
Limpe os contactos da rx580, dê reset ao CMOS na board no jumper para isso ou retirando a pilha sem estar ligado à eletricidade durante alguns minutos. Volta a tentar e deixa feedback.
 
Tive o mesmo problema, com a mesma board (mas com outra placa gráfica). Mesmo que a placa gráfica esteja a funcionar, mas se por alguma razão os cabos não derem e não houver imagem, a luz acende, portanto eu começava o troubleshooting por aí. Eu tive que experimentar 2-3 cabos até que finalmente desse imagem (que aconteceu apenas com um cabo HDMI 1.4)
 
Tive o mesmo problema, com a mesma board (mas com outra placa gráfica). Mesmo que a placa gráfica esteja a funcionar, mas se por alguma razão os cabos não derem e não houver imagem, a luz acende, portanto eu começava o troubleshooting por aí. Eu tive que experimentar 2-3 cabos até que finalmente desse imagem (que aconteceu apenas com um cabo HDMI 1.4)
Vou testar o que me disseram quando chegar a casa, no entanto não sei se na minha situação será do cabo... Pois mesmo sem cabo HDMI ligado aparece o q-led vga na board ligado a dizer que tem problema com a gpu
 
Vou testar o que me disseram quando chegar a casa, no entanto não sei se na minha situação será do cabo... Pois mesmo sem cabo HDMI ligado aparece o q-led vga na board ligado a dizer que tem problema com a gpu
O q-led VGA vai aparecer enquanto basicamente o monitor não der imagem, não é 100% indicativo que o GPU está estragado. Se meteres a GTX 960 e ligares o pc, sem ligares nenhum cabo à gráfica, o led muito provavelmente vai-se acender à mesma. No meu caso em específico penso que tenha sido de ter utilizado um cabo HDMI de uma versão desconhecida, e um DisplayPort já antigo 1.0. Quando meti o HDMI 1.4 funcionou, e depois de instalar as drivers passaram os cabos todos a dar.
 
Agradecer a todos pela ajuda! Já resolvi!
Ainda não percebi maaas deixo aqui a solução no meu caso, que acho que não fez grande sentido xd
Basicamente o PC não dava sinal nenhum, mas com a gtx ligava normalmente, tive de ligar o PC com a gtx para aceder à bios e testar muito config, trocar as gráficas e testar... Demorou um bom bocado.
O que fez diferença neste caso foi ativar o CSM( Compatibility support module) no menu de boot e o PC já ligou normal com a rx 580.
Agradecer mais uma vez!! Agora vou descansar a cabeça 😂
 
Agradecer a todos pela ajuda! Já resolvi!
Ainda não percebi maaas deixo aqui a solução no meu caso, que acho que não fez grande sentido xd
Basicamente o PC não dava sinal nenhum, mas com a gtx ligava normalmente, tive de ligar o PC com a gtx para aceder à bios e testar muito config, trocar as gráficas e testar... Demorou um bom bocado.
O que fez diferença neste caso foi ativar o CSM( Compatibility support module) no menu de boot e o PC já ligou normal com a rx 580.
Agradecer mais uma vez!! Agora vou descansar a cabeça 😂

Tinha de ser algum problema de ligações ou firmware. Penso que o CSM vem ativo por default, por isso dar reset ao CMOS deveria resolver isso.
 
Back
Topo