Problema PC não funciona com 3 memórias RAM

Sardinha9

Power Member
Boa tarde, recentemente adquiri um kit GSkill Ripwans 2 x 4 gb 1600mhz cl9 DDR3 para juntar à minha memoria actual, uma Crucial Ballistix Sport XT de 4 gb 1600mhz cl9.

Acontece que não consigo colocar as 3 memorias a funcionar em simultâneo, funcionam perfeitamente 2 a 2, ou seja, apenas com o kit das GSkill ou com uma Gskill e com uma Crucial, ja troquei de slots e fiz varias conjugações e não funciona, teste individualmente cada slot e todos estão a funcionar!

Acho que incompatibilidade entre as memórias não é pois elas funcionam em conjuntos, desdeque não seja a 3...

Alguém sabe o que possa ser? Existe alguma configuração na bios que habilite a possibilidade de usar 3 memórias? Será que só posso usar com 2 ou 4 memórias?

A minha bord é uma ASrock Z97 Anniversary.

Desde já, grato pela ajuda!
 
O que o WDFOX disse não tem nada a ver com a realidade.

O que se está a passar é que provavelmente a board não gosta do mix dessas Rams. E respondendo à tua pergunta, sim podes usar dois módulos em dual channel e 1 em single channel.

Verifica se os módulos operam com a mesma voltagem e em caso de haver diferenças, ajusta a voltagem da ram manualmente na board para o valor mais alto das duas. Depois tenta os 3 slots novamente.
 
Por isso é que nunca se usa memórias com ICs diferentes... Diferentes tipos de memória requerem settings diferentes. Vai ser dificil colocar isso a funcionar estável.

Vais precisar de ajuste manuais em vários settings. Sem códigos de post e sem ver o que é que a board está fazer é impossível diagnosticar. RAM é complicado.

O melhor que podes fazer como @santini disse é desligar o xmp, e colocar a voltagem a 1.5v.
 
Última edição:
Por isso é que nunca se usa memórias com ICs diferentes... Diferentes tipos de memória requerem settings diferentes. Vai ser dificil colocar isso a funcionar estável.

Vais precisar de ajuste manuais em vários settings. Sem códigos de post e sem ver o que é que a board está fazer é impossível diagnosticar. RAM é complicado.

O melhor que podes fazer como @santini disse é desligar o xmp, e colocar a voltagem a 1.5v.


O que te referes com IC?




Boa tarde, peço desculpa pela demora a responder mas andei em testes!


Pedi memorias emprestadas, tentei com umas kingston hiperX 1600 e com umas Corsair de 1333mhz

Incrivelmente elas funcionam todas com todos, desde que 2 a 2, mesmo juntando 1600 com 1333 funcionou sem problemas...

A 3 ou a 4 é impossível por a funcionar, tentei de diversas formas e nenhuma parece resultar, com 4 memorias, ao contrario do que pensei também não funcionou... Colocar a voltagem a 1.5 de forma manual não resolveu e não encontrei a opção xmp na bios...

Poderá ser incompatibilidade do meu processador? Pentium G3258, pelo que diz na página da intel só suporta 2 memory chanels, mas isso teoricamenda da 4 memorias certo?
 
O que te referes com IC?




Boa tarde, peço desculpa pela demora a responder mas andei em testes!


Pedi memorias emprestadas, tentei com umas kingston hiperX 1600 e com umas Corsair de 1333mhz

Incrivelmente elas funcionam todas com todos, desde que 2 a 2, mesmo juntando 1600 com 1333 funcionou sem problemas...

A 3 ou a 4 é impossível por a funcionar, tentei de diversas formas e nenhuma parece resultar, com 4 memorias, ao contrario do que pensei também não funcionou... Colocar a voltagem a 1.5 de forma manual não resolveu e não encontrei a opção xmp na bios...

Poderá ser incompatibilidade do meu processador? Pentium G3258, pelo que diz na página da intel só suporta 2 memory chanels, mas isso teoricamenda da 4 memorias certo?

Experimenta aumentar o vccio (cpu IO voltage) e vcsa (system agent voltage) por 0.1v a 0.15v, se continuar sem funcionar não é do cpu.
Actualiza a bios.
 
Última edição:
Back
Topo