PC não hiberna

joaoameixa

Power Member
Boas, estou aqui com um problema no PC, basicamente há algum tempo utilizava a funcão de hibernar no windows 10, basicamente apos uns 10/15 min o PC entrava no modo de hibernação, "desligava" tudo, ventoinhas, rato/teclado, tudo..

Quando chegava ao PC bastava carregar numa tecla qualquer do teclado que o PC "acordava".

À bem pouco tempo formatei o PC, meti o windows 10, updates todos feitos, configurei nas opções de energia para o PC hibernar a partir dos 10 minutos no entanto reparei que o PC não faz nada disso... eu vou fazer algo, deixo o PC ligado e quando volto está igual...

Outra coisa, não sei se será importante, no dia que formatei o PC meti também uma tomada daquelas da EDP que tinha aqui por casa.

Na 1º tentativa meti na tomada principal o monitor/TV, isto é, o PC só ligava quando o monitor/TV fosse ligada antes, e só depois conseguia ligar o PC ... ao fim de 1 dia vi que isto não resultava, pois quando queria deixar o PC ligado tinha que deixar também o monitor sempre ligado, e em vez de poupar energia ainda gastava mais...

Troquei então isto tudo, meti na principal a alimentação da torre e na secundária o monitor.

A questão que me ocorreu logo foi, então de noite como é que vou ver TV com o PC desligado? Visto que o monitor só funcionaria caso o PC estivesse ligado... mas não, desligo o PC e o monitor continua a trabalhar, supostamente isto não deveria acontecer certo?

Outra coisa que tenho notado é que quando desligo o PC e ligo um cabo USB à torre (já com esta desligada) e ligado por exemplo a um telemóvel, ele continua a carregar... coisa que penso que antes de meter esta tomada aqui isto não acontecia...

Será que me está a escapar algo?
 
Nas opções de energia, vê se tens a opção Hybrid Sleep desligada. Em alguns casos impede o computador de Hibernar ou entrar em modo Sleep. Se não funcionar, corre o comando, como administrador:
powercfg.exe /hibernate on
 
Última edição:
Power Settings quando o SO está desligado dependem da tua motherboard.

Verifica as tuas configurações de power via "powercfg", executando os seguintes comandos (e envia o resultado via pastebin, por exemplo):

"powercfg /requests"
"powercfg /availablestates"
"powercfg /waketimers"

Hth,
anthonws.
 
Nas opções de energia, vê se tens a opção Hybrid Sleep desligada. Em alguns casos impede o computador de Hibernar ou entrar em modo Sleep. Se não funcionar, corre o comando, como administrador:
powercfg.exe /hibernate on

A opção "Fast Startup" só funciona se a hibernação funcionar. Logo, se "Fast Startup" está ativo, é porque a hibernação também está disponível. No entanto poderá é não estar devidamente configurada.

"Fast Startup" é utilizado apenas em Shutdown, Restart e Cold Boot.
 
A opção "Fast Startup" só funciona se a hibernação funcionar. Logo, se "Fast Startup" está ativo, é porque a hibernação também está disponível. No entanto poderá é não estar devidamente configurada.

"Fast Startup" é utilizado apenas em Shutdown, Restart e Cold Boot.

Mas ele não falou em Fast Startup" nem eu. Se eu disse alguma coisa errada foi em relação à Hibernação não funcionar com o Hybrid Sleep ligado. Acho que é o inverso que sucede: o Hybrid Sleep não funciona se a Hibernação estiver deligada.

Mas o que é facto e já ocorreu comigo, foi não conseguir colocar o PC em modo sleep por ter a opção Hybrid Sleep ligada.
 
Power Settings quando o SO está desligado dependem da tua motherboard.

Verifica as tuas configurações de power via "powercfg", executando os seguintes comandos (e envia o resultado via pastebin, por exemplo):

"powercfg /requests"
"powercfg /availablestates"
"powercfg /waketimers"

Hth,
anthonws.
Boas, ao correr a opção "powercfg /requests" aparece-me isto:

SYSTEM:
[DRIVER] Realtek High Definition Audio (HDAUDIO\FUNC_01&VEN_10EC&DEV_0899&SUBSYS_18491898&REV_1000\4&1d2c9eed&0&0001)
Existe um fluxo de áudio atualmente em utilização.

Não sei se terá interferência, de há uns tempos para cá activei a opção "fast boot" da bios...

Ando aqui a activar e desactivar opções e nada... meti para hibernar após 1 minuto para fazer estes testes e nada... apenas suspende e desliga o monitor.
 
Boas, ao correr a opção "powercfg /requests" aparece-me isto:

SYSTEM:
[DRIVER] Realtek High Definition Audio (HDAUDIO\FUNC_01&VEN_10EC&DEV_0899&SUBSYS_18491898&REV_1000\4&1d2c9eed&0&0001)
Existe um fluxo de áudio atualmente em utilização.

Não sei se terá interferência, de há uns tempos para cá activei a opção "fast boot" da bios...

Ando aqui a activar e desactivar opções e nada... meti para hibernar após 1 minuto para fazer estes testes e nada... apenas suspende e desliga o monitor.

Garante que não tens nada em execução quando executares esses comandos. E faltou o output dos restantes.
 
Mas ele não falou em Fast Startup" nem eu. Se eu disse alguma coisa errada foi em relação à Hibernação não funcionar com o Hybrid Sleep ligado. Acho que é o inverso que sucede: o Hybrid Sleep não funciona se a Hibernação estiver deligada.

Mas o que é facto e já ocorreu comigo, foi não conseguir colocar o PC em modo sleep por ter a opção Hybrid Sleep ligada.

Got it. Desculpa a confusão (foi leitura na diagonal). De qualquer forma o OP refere hibernação e não sleep. E tal como mencionaste, Hybrid Sleep pressupõe que Hibernate está ativo.
 
Boas, já consegui que o PC hibernar-se, basicamente quando tenho o programa RAINMETER (não sei se conhecem) a correr o PC não entra em modo de hibernação, mas porque raio isto acontecerá???

Consegui descobrir porque ao entrar no gestor de tarefas reparei que o CPU estava a ser utilizado entre 8-12% e reparei que era o rainmeter que estava a utilizar essa % do CPU, fechei o processo e puff... passado 1 min o PC hibernou normalmente, voltei de novo a abrir o rainmeter e já não hibernava mais.

Haverá alguma forma de contornar isto?
 
Boas, já consegui que o PC hibernar-se, basicamente quando tenho o programa RAINMETER (não sei se conhecem) a correr o PC não entra em modo de hibernação, mas porque raio isto acontecerá???

Consegui descobrir porque ao entrar no gestor de tarefas reparei que o CPU estava a ser utilizado entre 8-12% e reparei que era o rainmeter que estava a utilizar essa % do CPU, fechei o processo e puff... passado 1 min o PC hibernou normalmente, voltei de novo a abrir o rainmeter e já não hibernava mais.

Haverá alguma forma de contornar isto?

Eu tenho o Rain Meter com umas quantas skins ativas e ele hiberna. Só que há algumas skins q ao ligar outra vez ficam corrompidas e tenho que fazer refresh.
 
Back
Topo