Problema Pc não liga após troca de CPU

nautillus

Power Member
Viva,

Troquei um Ryzen 5 1600 por um 3600 usado, mas com garantia. Antes de instalar reparei que havia alguns pinos tortos nas extremidades (Fiz o negócio ao sol e o brilho não me deixou ver). Dei-lhes um jeito com uma agulha e, não estando perfeitos, só com muita atenção se notam ligeirissimas alterações.

Instalei o dito e o pc não liga. Tenho uma gigabyte ab350 gaming 3 com a penultima bios disponível, que creio ser o bastante para este processador. Tirei-lhe a pilha e nada mudou. Náo mexi em mais nada a não ser no processador e no cooler. ou seja, não deliguei nada.

De vez em quando, ao dar um toque naquele "arame" que faz a retenção do processador na slot, o pc arranca, (mesmo sem cooler instalado) mas se desligar e voltar a ligar, já não vai lá.

Se colocar o 1600 arranca sempre.

Que vos parece? processador marado? bios? board?

Obrigado pela ajuda.
 
Provavelmente, o pino como está um pouco dobrado, não faz contacto completo com o socket.
Podes tentar endireitar melhor o pino. Mas cuidado para não o partir.

Podes meter uma foto, para vermos, o estado dele?
 
se tens o 1600 atualiza a bios para receber os da zen2 0 3600 tens que verificar se o processador fica bem colocado no socket mesmo que seja meio milimetro consegues colocar no socket de ele encaixou tinha que funcionar eu acho que tens que altualizar a bios. qual e o modelo da board.
 
Posso também sugerir limpares os pinos do CPU (com muito cuidado) com, uma escova de dentes/pincel macia(o) e álcool normal etílico ou isopropílico (se tiveres, é melhor para a electronica), pois podem ser gorduras ou sujidades nos pinos.

E o CPU funciona, viste-o a funcionar? (Com um bocado de azar o vendedor agora alega que foste tu que danificaste o CPU...)
 
Já inspecionei bem os pinos e parecem-me bem. Creio que fiz um bom trabalho a endireita-los. Há minutos tentei novamente ligar o PC com o 3600, sem cooler, e ligou, mas as luzes da Board não acenderam. Será bios?
 
Já agora, colocaste a bios em default, ou fizeste um clear cmos?
Por vezes settings do outro CPU, podem causar conflito.
 
Sim, tirei a pilha durante alguns minutos.
Entretanto voltei a instalar o 1600 e tudo ok. Por descargo de consciência estou a flashar a bios para a última versão (f51b), embora eu tenha a anterior, f50a e no site da gigabyte diga que o 3600 é suportado desde a f40.
 
Última edição:
Bios atualizada e tudo na mesma.

Agradeço o vosso conselho sobre o próximo passo. Dei por ele 140 euros, com mais de um ano de garantia. Envio para rma, ou devolvo?
 
Última edição:
Neste momento, os pinos estão direitos. Só com muita atenção e olho se notam ligeirissimos desalinhamentos, mas é preciso procurar mesmo muito bem.

A questão é que por 140 e garantia é muito difícil encontrar outro.
 
nautillus

o problema é que se ativares a garantia esse pequeno pormenor dos pinos na assistência técnica é logo mais que visto à lupa é mais que suficiente para se descartarem.

quanto a arranjar um outro pelo mesmo valor, infelizmente não é só cpu's é todo o material informático.

portanto 140€ ainda é dinheiro, logo devolve isso, antes que fiques com um pisa papeis e sem €€€€

resta-te continuar a procurar outro.
 
Última edição:
Se um CPU funciona e o outro não, eu diria que os pinos estão em ordem e que o problema é do CPU novo.

Faz o que o @MOUSETM disse, devolve isso enquanto poderes, não faças como eu que fiquei a arder com um CPU danificado.
 
Pessoal,

O vendedor mostrou ser gente boa e deixou de responder às minhas mensagens...

Antes de enviar o processador para RMA (a loja ainda me fica longe de casa) levei o pc a uma loja aqui perto, que (supostamente) tem um técnico. A resposta dele foi perentória, o bicho morreu. Diz que o experimentou em duas boards + a minha e que nunca funcionou. Diz também que experimentou um processador igual na minha board e que tudo estava bem.

Perante isto iniciei o processo de rma no sábado passado. Hoje ligaram a dizer que o processador está a funcionar, que o colocaram numa board e que ligou à primeira, pelo que nem pensaram mais no assunto. Insisti na minha história e o técnico foi simpático o bastante para experimentar com outra board e... funcionou novamente.

Se tiverem ideias, por favor partilhem, porque eu não percebo que diabo se passa.

Obrigado.
 
Revisão do cpu? Podes explicar, pf?
Se tiveres o CPU Z podes ver a revisão do teu CPU. À medida que estes vão sendo produzidos estes sofrem pequenas alterações no fabrico e recebem uma revisão nova. Eu já vi fabricantes de motherboards a deixarem explícito que o CPU só é suportado acima de uma determinada revisão, e todos os que estão para tráz não são suportados apesar de aparentemente serem o mesmo CPU.
 
Ah! Então pode ser o caso

No entanto custa-me a entender como é que o outro técnico experimentou o processador em duas boards e ele não funcionou. Pode ter sido como dizes, mas se o foi, foi um azar do caraças...

Neste caso terei de mudar de board. Sugerem alguma coisa?
 
Back
Topo