PC não liga com GPU

SubZero14

Power Member
Boas pessoal

Recentemente montei este PC, ficando apenas a faltar o GPU :

*Msi b560 tomahawk
*i5-11400
*Fonte MSI MPG A750GF
*Samsung 980 SSD 1TB PCIe 3.0 NVMe M.2
*Crucial Ballistix DDR4 3600MHz PC4 28800 16GB 2x8GB CL16
*Caixa ATX Nox Hummer ZX

Assim sendo, tive que por o GPU do antigo PC, uma Asus GTX 760, aproveite fiz uma limpeza e mudei a massa.
Monto no novo PC, e o PC nem sequer liga, ponho o GPU no antigo PC e funciona.

Experimentei ambas as slots PCI-e, mas não liga o PC. Será que estão estragadas ?
Não percebo, tendo em conta que é um GPU velho, haverá algum problema de incompatibilidade ?
 
Um PC liga quer tenha placa de vídeo ou não pelo que não vejo porque é que haveria de ser culpa da placa gráfica, a menos que com ligar estejas a referir-te a ter imagem no ecrã e não componentes visivelmente activos.
 
Um PC liga quer tenha placa de vídeo ou não pelo que não vejo porque é que haveria de ser culpa da placa gráfica, a menos que com ligar estejas a referir-te a ter imagem no ecrã e não componentes visivelmente activos.

Quando meto GPU, o PC simplesmente não liga.
O PC liga sem GPU, e jogo com o GPU do CPU.
O GPU está em bom estado, porque continua a funcionar quando ligo ao PC antigo.

Nunca me aconteceu isto.

Tenho que fazer algo na Bios ?
 
Última edição:
Realmente é estranho, experimenta dar reset à CMOS mas se não andaste a mexer na BIOS duvido que resolva. Se não der nada experimentar iniciar com o iGPU e desinstalar as drivers com o DDU. Era muito azar as duas slots PCIe estarem avariadas mas é possível.
 
Um PC liga quer tenha placa de vídeo ou não pelo que não vejo porque é que haveria de ser culpa da placa gráfica, a menos que com ligar estejas a referir-te a ter imagem no ecrã e não componentes visivelmente activos.

iniciar com o iGPU é o que tenho feito, e dessa forma o PC funciona perfeitamente. Mas jogar com IGPU de 64 mb, não dá.
Apenas actualizei a bios, mas não funcionou.
Tendo em conta que o PC nem liga com o GPU, também não instalei das drivers da mesma.
O led do GPU liga, por isso acho que não é fonte.
Ao ligar o PC, dá um barulho tipo um click/relé e não arranca

Como se pode testar as slots PCIe ?
 
Que eu saiba só mesmo colocando lá hardware e ver se dá sinal de vida. Experimenta conectar com outros cabos PCIe ou com a tua fonte antiga.

Não é que ache que a BIOS tenha alguma coisa a ver com o problema da gráfica mas experimenta actualizá-la na mesma, colocas os ficheiros da driver numa pen (unzipped) e usas o M-Flash na BIOS. Se continua a dar erro experimenta com outra versão das drivers e com outra pen, se continua na maravilha é capaz de haver alguma coisa errada com a motherboard.
 
Que eu saiba só mesmo colocando lá hardware e ver se dá sinal de vida. Experimenta conectar com outros cabos PCIe ou com a tua fonte antiga.

Não é que ache que a BIOS tenha alguma coisa a ver com o problema da gráfica mas experimenta actualizá-la na mesma, colocas os ficheiros da driver numa pen (unzipped) e usas o M-Flash na BIOS. Se continua a dar erro experimenta com outra versão das drivers e com outra pen, se continua na maravilha é capaz de haver alguma coisa errada com a motherboard.

Sim, já actualizei a bios, mas não funcionou.
A fonte antiga apenas tem 450 watts. Mas o led do GPU liga por isso está alimentada. Trocar de fontes pode não dar em nada.

Tenho uma duvida :

Eu liguei um cabo de 8 pinos( 1 pino é apenas feitio) que dizia PCIe na entrada VGA 2 da fonte para alimentar as slots PCIe na MB.
Posso fazer isso ?
 
Deves utilizar 2 cabos PCIe 6+2 nas entradas VGA 1 e VGA 2 que se encontram do lado esquerdo, 1 em cima outro em baixo, os 2 pins de cada cabo que sobra deixas fora. Se não mudar nada, experimenta a 450 watts na mesma, a menos que a PSU seja manhosa não explode.
 
No caso da alimentação do GPU utilizei um cabo de 8 pinos ligado a VGA 1 da fonte e depois ligei esse cabo á GPU(tem alimentação de 8 pinos)

A entrada VGA 2 utilizei para alimentar PCIE da MB. Será que devia utilizar a entrada da fonte que diz "peripheral & sata" ?

Mas nesses caso, a fonte não vem com cabos adequados, porque são para alimentar PCIe da MB traz 2 cabos de 8 pinos (apenas 7 activos) e tem duas bifurcações ambas de 6+2 pinos.
 
Se te estás a referir ao PCIE_PWR1 esse conector é para quem usa múltiplas gráficas, só tens que ligar dois cabos 8 pin para 6+2 à placa gráfica, mais nada.
 
Nunca experimentei e o manuel da tua mb não é claro acerca disso mas se não tens as duas portas VGA 1 e VGA 2 da PSU (cima e baixo, lado esquerdo) conectados á tua placa gráfica é normal que não dê nada pois essa placa gráfica precisa de 2 conectores.
 
Nunca experimentei e o manuel da tua mb não é claro acerca disso mas se não tens as duas portas VGA 1 e VGA 2 da PSU (cima e baixo, lado esquerdo) conectados á tua placa gráfica é normal que não dê nada pois essa placa gráfica precisa de 2 conectores.

Vou remover o cabo da PCIE_PWR1 e ver que acontece.

Mas o GPU apenas tem uma entrada de alimentação de 8 pinos, Asus GTX 760.
Porque precisa de 2 conectores ?
 
Removi o cabo da PCIE_PWR1, voltei a por o GPU e agora o PC liga.
Mas não á sinal do GPU ou da HDMI da MB.

Será que a outra parte da bifurcação do do cabo PCIE é para ligar PCIE_PWR1 ?
O cabo PCIE é do tipo : 8 pinos (apenas 7 activos) e tem duas bifurcações ambas de 6+2 pinos.
 
esse cabo que estas a falar tem geralmente um ligaçao propria que e so para ligar a board e a fonte, e usas um cabo que na fonte deve dizer vga , sao cabos independentes
 
Back
Topo