Avaria PC não liga

Boas,
Há uns tempos estava a trabalhar no meu pc quando, do nada, desliga-se. Tentei liga-lo, mas o pc ligava tipo 3 segundos e ia-se logo a baixo.
Tentei varias coisas para resolver a situação no momento, mas sem sucesso, o comportamento continuou o mesmo.
Pensei "bem... esta fonte de alimentação já deu o que tinha a dar", e como não tinha outra para testar fui comprar uma.
Ontem montei-a no pc e qual não é o meu espanto, continua igual. Liga para aí 3 a 5 segundos e depois vai-se a baixo. O Qcode da board (Asus Maximus VII Hero) é "00", mas não existe nenhuma informação em concreto por parte da marca para esse código.
Fui testando a desligar e ligar a alimentação de vários componentes e só quando desliguei a alimentação do processador é que o pc passou a ligar sem se ir abaixo passado alguns segundos.
Isto já aconteceu a alguém aqui do fórum? O que poderá ser? A Board ou processador deu o berro, ou será que é outra coisa?
 
O Qcode da board (Asus Maximus VII Hero) é "00", mas não existe nenhuma informação em concreto por parte da marca para esse código.
Existe .

" Not Used
If your CPU LED is red, Simply means the CPU is not initialising. While that is simple the solution is not so simple as it can be so many things.
One of the most common fixes has been to inspect the socket itself and see if there are any bits of fluff or dirt in the socket space.
Check the CPU socket pins to, maybe one is bent or broken " .

Tiras o cooler fora , e se o mesmo estiver cheio de pó ou cotão , limpa .
Quando foi a última vez que mudaste a pasta térmica ? Se estiver seca , limpas e metes 1 nova .
Mas , antes de meter 1 nova pasta , tiras o CPU fora , e verifica se há algum pino torto ou partido .
 
Existe .

" Not Used
If your CPU LED is red, Simply means the CPU is not initialising. While that is simple the solution is not so simple as it can be so many things.
One of the most common fixes has been to inspect the socket itself and see if there are any bits of fluff or dirt in the socket space.
Check the CPU socket pins to, maybe one is bent or broken " .

Tiras o cooler fora , e se o mesmo estiver cheio de pó ou cotão , limpa .
Quando foi a última vez que mudaste a pasta térmica ? Se estiver seca , limpas e metes 1 nova .
Mas , antes de meter 1 nova pasta , tiras o CPU fora , e verifica se há algum pino torto ou partido .

Por acaso já não mudo há muito tempo. Vou testar isso hoje quando chegar a casa e depois dou o feedback se resolveu ou não. Obrigado pela dica :)
 
Boas!
Só este fim de semana é que tive tempo para trocar a pasta térmica do processador, verifiquei e estava tudo ok com os pinos do processador, dei uma supradela também, mas continua igual.

Reparei que quando descarrego totalmente a energia da board e depois volto a ligar o pc, aguanta-s ligado mais tempo, tempo suficiente pra mostra uma carrada de qcodes, mas depois volta aos loops de liga/desliga. Vou deixar aqui um vídeo para mostrar (Peço desculpa ter filmado tudo torto xD).
Hoje se tiver tempo vou tentar montar o pc fora da caixa para ter a certeza que não é qualquer coisa a causar curto-circuito.

 
Parece loop de memoria, já trocas-te os dois sticks para os slots vermelhos? acho que até devias estar a usar os vermelhos quando usas 2 sticks de ram, mesmo que não seja o que a board recomenda testa.

Faz um clear CMOS.
 
Parece loop de memoria, já trocas-te os dois sticks para os slots vermelhos? acho que até devias estar a usar os vermelhos quando usas 2 sticks de ram, mesmo que não seja o que a board recomenda testa.

Faz um clear CMOS.

Boas!
Testei ontem trocar as memorias de slots mas sem sucesso.
também montei o pc em cima da mesa para garantir que não era curto circuito com a caixa, mas também sem sucesso :(
 
nao tinhas nada com agua perto da caixa ou algo do genero ? tira a board e vê se está molhada em algum lado (ou por trás) ou até mesmo no socket ...se algo te parecer meio humido passa lhe secador
 
nao tinhas nada com agua perto da caixa ou algo do genero ? tira a board e vê se está molhada em algum lado (ou por trás) ou até mesmo no socket ...se algo te parecer meio humido passa lhe secador

não tinha nada com agua por perto, e também já retirei todos os componentes da caixa e montei-os em cima da mesa, a board não me parecei ter nada molhado ou húmido, mas ainda assim hoje vou testar dar-lhe uma passagem(sem abusos) com a pistola de ar quente.
 
N tens hipótese de experimentar o teu cpu noutra maquina ou outro cpu nessa board ? Faz a actualização da bios

Tens todos os cabos ligados? Ja correste sem grafica? Ja Ja correste so com 1 stick ou mm sem ram? Na board n vês nenhuma solda queimada na frente ou por tras?
 
Última edição:
N tens hipótese de experimentar o teu cpu noutra maquina ou outro cpu nessa board ? Faz a actualização da bios

Tens todos os cabos ligados? Ja correste sem grafica? Ja Ja correste so com 1 stick ou mm sem ram? Na board n vês nenhuma solda queimada na frente ou por tras?

Não dá para actualizar a bios porque o pc nem chega praticamente a ligar (mas isso tenho quase a certeza que ela estava atualizada, pois fiz-lhe uma atualização á puco tempo).
Tenho os cabos todos ligados, já testei as rams como dizes, a board não tem nenhum solda queimada que se veja, pode é ter algum ponto de solda quebrada (hoje ao aquece já vejo se é disso).

Vou ter que recorrer a um serviço de uma loja de informática, não tenho outro pc nem, pessoal conhecido que tenha um para eu poder testar a board e processador.

Ou então vou à bruxa :lol: porque o portátil que tenho também lhe deu para deixar de funcionar (mas neste caso é software)
 
Já lhe dei calor e experimentei várias tomadas e nada :/
Esgotei as hipóteses ao meu alcance, só tendo outra MB ou Processador onde possa testar é que dá pa ver o que pifou.
Vou recorrer aos serviços de um amigo que tem uma loja informática e depois comunico novidades ;)
Obrigado plas vossas dicas :)
 
Back
Topo