PC não liga

Boing

Banido
Antes de mais boas noites a todos, à pouco aconteceu-me algo estranho no pc:

Ouvi um barulho estranho ao liga e apareceu no post a dizer "CPU Fan error" carreguei F1 e ele ligou o SO na boa sem erros, tive a navegar na net um bocado e desliguei-o.
Quando voltei e carreguei no botão para ligar ele já não ligava, abri para ver o que se passava e vi que o fio da FAN traseira tinha sido cortado, possivelmente pelo cooler do CPU, apanhei um choque e desliguei logo de seguida a fonte. Durante uns 20 minutos a board ainda dava as luzes de erro, quando tirei as rams a luz piscou 4 vezes tal como diz no livro de instruções. O problema e que dum momento pó outro deixou de dar luzes na board.

Já desliguei e liguei a fonte de volta e a única luz que vejo é a da porta da LAN.

O PC continua sem ligar, não dá sinais nenhuns de vida e a fonte cheirou-me a queimado durantes uns momentos antes da board deixar de dar as luzes.

Será que foi a fonte que morreu ou a board?

O sistema é este: Board: P5Q Pro
Processador: E7400
Gráfica: HD3870
Fonte: LCPower 600W

Desculpem o texto grande, um pequeno resumo: O PC neste momento não liga, não acende luzes nenhumas na board, nem com a fonte bem ligada.
 
Última edição:
Antes de mais boas noites a todos, à pouco aconteceu-me algo estranho no pc:

Ouvi um barulho estranho ao liga e apareceu no post a dizer "CPU Fan error" carreguei F1 e ele ligou o SO na boa sem erros, tive a navegar na net um bocado e desliguei-o.
Quando voltei e carreguei no botão para ligar ele já não ligava, abri para ver o que se passava e vi que o fio da FAN traseira tinha sido cortado, possivelmente pelo cooler do CPU, apanhei um choque e desliguei logo de seguida a fonte. Durante uns 20 minutos a board ainda dava as luzes de erro, quando tirei as rams a luz piscou 4 vezes tal como diz no livro de instruções. O problema e que dum momento pó outro deixou de dar luzes na board.

Já desliguei e liguei a fonte de volta e a única luz que vejo é a da porta da LAN.

O PC continua sem ligar, não dá sinais nenhuns de vida e a fonte cheirou-me a queimado durantes uns momentos antes da board deixar de dar as luzes.

Será que foi a fonte que morreu ou a board?

O sistema é este: Board: P5Q Pro
Processador: E7400
Gráfica: HD3870
Fonte: LCPower 600W

Desculpem o texto grande, um pequeno resumo: O PC neste momento não liga, não acende luzes nenhumas na board, nem com a fonte bem ligada.

Esse cheiro a queimado não augura nada de bom... essa fonte deve ter morrido mesmo. Paz à sua alma.
Resta saber se foi só a fonte ou se esta levou consigo mais algum componente.
Por vezes, quando as fontes dão o berro, podem danificar outros componentes do PC... como por exemplo motherboard, disco, gráfica ou outros.

Se puderes, testa o sistema com uma fonte em condições. Se tudo funcionar bem, tens o problema resolvido.

Boa sorte.
 
Depois de vários testes, com outra fonte e o pc de outro amigo meu descobri que tanto a board como a fonte morreram, o resto ficou vivo felizmente.

Vou ter de comprar esses dois componentes novos e deixo aqui duas questões que agradecia que me respondessem:

A fonte LCpower Greenpower 550W é "melhor" que a fonte LCPower 600W?
Em relação à board nova, a Asus P5Q apresenta alguma vantagem sobre a P5Q PRO? (para além da segunda slot PCI-E x16) digo isto porque não vou fazer crossfire certamente, e se não houver vantagens para comprar a P5Q PRO fico-me pela P5Q.

Vou comprar isto na Loja Nuno e Candeias hoje mesmo.
 
Back
Topo