1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

PC não liga

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Boing, 27 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 3; Visualizações: 684)

1. Boing

Boing Banido

Antes de mais boas noites a todos, à pouco aconteceu-me algo estranho no pc:

Ouvi um barulho estranho ao liga e apareceu no post a dizer "CPU Fan error" carreguei F1 e ele ligou o SO na boa sem erros, tive a navegar na net um bocado e desliguei-o.
    Quando voltei e carreguei no botão para ligar ele já não ligava, abri para ver o que se passava e vi que o fio da FAN traseira tinha sido cortado, possivelmente pelo cooler do CPU, apanhei um choque e desliguei logo de seguida a fonte. Durante uns 20 minutos a board ainda dava as luzes de erro, quando tirei as rams a luz piscou 4 vezes tal como diz no livro de instruções. O problema e que dum momento pó outro deixou de dar luzes na board.

Já desliguei e liguei a fonte de volta e a única luz que vejo é a da porta da LAN.

O PC continua sem ligar, não dá sinais nenhuns de vida e a fonte cheirou-me a queimado durantes uns momentos antes da board deixar de dar as luzes.

Será que foi a fonte que morreu ou a board?

O sistema é este: Board: P5Q Pro
    Processador: E7400
    Gráfica: HD3870
    Fonte: LCPower 600W

Desculpem o texto grande, um pequeno resumo: O PC neste momento não liga, não acende luzes nenhumas na board, nem com a fonte bem ligada.

Última edição: 27 de Fevereiro de 2009
  2. oversaturn

oversaturn Power Member

Esse cheiro a queimado não augura nada de bom... essa fonte deve ter morrido mesmo. Paz à sua alma.
    Resta saber se foi só a fonte ou se esta levou consigo mais algum componente.
    Por vezes, quando as fontes dão o berro, podem danificar outros componentes do PC... como por exemplo motherboard, disco, gráfica ou outros.

Se puderes, testa o sistema com uma fonte em condições. Se tudo funcionar bem, tens o problema resolvido.

Boa sorte.

3. Boing

Boing Banido

Depois de vários testes, com outra fonte e o pc de outro amigo meu descobri que tanto a board como a fonte morreram, o resto ficou vivo felizmente.

Vou ter de comprar esses dois componentes novos e deixo aqui duas questões que agradecia que me respondessem:

A fonte LCpower Greenpower 550W é "melhor" que a fonte LCPower 600W?
    Em relação à board nova, a Asus P5Q apresenta alguma vantagem sobre a P5Q PRO? (para além da segunda slot PCI-E x16) digo isto porque não vou fazer crossfire certamente, e se não houver vantagens para comprar a P5Q PRO fico-me pela P5Q.

Vou comprar isto na Loja Nuno e Candeias hoje mesmo.

4. oversaturn

oversaturn Power Member

Se eu tivesse que escolher, escolhia a LCpower Greenpower 550W. Tem melhores amperagens, é mais silenciosa (ventoínha de 14cm) e mais económica no que respeita a consumos.

Quanto à motherboard, se não vais fazer crossfire... a Asus P5Q deve-te chegar.

Partilhar esta Página