Pc não liga

soupcan

Power Member
ora bem, Hoje de manha quando ia a ligar o pc, ele não ligou (nem liga agora), o que acontece é que quando clico no botão todas as fans e todos os discos/drives funcionam, mas não dá imagem nem beeps.

Ligando com os periféricos, estes não ligam, a luz do rato não acende nem dá para ligar lá nada.

já limpei tudo, fiz reset ao cmos (que me resolveu este mesmo problema da ultima vez).


Uma coisa que acho estranho é que ouço os discos a ligarem mas a luz indicadora da utilização dos discos só pisca durante uma fracção de segundo, logo quando ligo o pc. E a fan que está ligada à motherboard só funciona uns 5 segundos após ter ligado o pc, a do cpu por outro lado, funciona sempre.


Enquanto andava aqui a tentar perceber o problema liguei-o depois de almoço, e isto ligou mesmo, lol, mostrava imagem mas deu um erro, provavelmente porque fiz reset ao cmos e o disco que uso para fazer boot não é o utilizado como default pela motherboard (o erro foi qualquer coisa como "invalid partition"). E eu tentei fazer reset ao pc para ir à bios para voltar a por tudo normal, mas o pc voltou a fazer a mesma coisa.

Ainda houve uma vez em que a luz dos discos acendeu, mas o pc deu um beep. Apenas 1 beep curto. Coisa que nunca me tinha acontecido nem voltou a acontecer, apesar do pc continuar com o mesmo problema.

Isto foi mais uma coisa daquelas de noite para o dia. tava eu tão bem a jogar tf2 ontem à noite, hoje esta **** já nem liga.....



Mb: Asus ipibl-lb (OEM)
cpu: intel c2q q6600 @2.4Ghz
psu: corsair gs700
gpu: sapphire hd 6870
ram: oem 3Gb
 
Ok, ram não é. A não ser que tenha os módulos todos queimados
lool


liguei o pc com 1 módulo apenas e fui trocando (tenho 3). com o 3 módulos diferentes, o pc fez sempre a mesma coisa
 
Ok, ram não é. A não ser que tenha os módulos todos queimados
lool


liguei o pc com 1 módulo apenas e fui trocando (tenho 3). com o 3 módulos diferentes, o pc fez sempre a mesma coisa


EDIT: Pois da fonte não é duvido!! ou é gráfica ou é o Slot pci ex que já não está ok..Tenta limpar os contactos da grafica com uma borracha branca e tenta ver se o slot pci ex tem sujidade....
 
Última edição:
só por a fonte ser corsair, não quer dizer que não avarie! Pode também ser da fonte, se tiveres hipotese de pedir algum emprestada para testares, não excluia ja essa hipotese, apesar de pensar que seja da grafica.
Por acaso sabias a que temperaturas estava a tua gpu quando jogavas?
 
as temps, nunca passavam dos 75ºc. Mais por tar sempre em pcl-e 1.1.

Agora fiquei meio confuso, porque sem a gráfica o pc fez a mesma coisa. Apesar de estar a funcionar agora. Se o problema fosse da gráfica não teria isto ligado normalmente?



Desde hoje de manha isto está mais ou menos assim:

Com placa gráfica: Nunca ligou como deve ser (tudo parece funcionar, exepto pelo facto de não dar imagem, a luz dos discos piscar apenas durante uma fracção de segundo, e a fan ligada à mobo só gira durante uns 5s)

Sem a placa: ligou 2 vezes bem e uma vez mal.



Nope, não tenho possibilidade de testar a fonte noutro pc. o unico pc que tenho disponivel para testes é um velho como tudo, um p4. nem o cabo da fonte que liga à motherboard dá.
 
Mas o que acho mais estranho é como é que isto se estraga da noite para o dia. Eu tava a jogar tf2 ás 2 da manha (desculpem os pormenores) e funcionava às mil maravilhas. Nem a placa fazia mais/menos barulho que o normal nem o jogo tava com menos fps. Não percebo.
 
tem estado muito calor e como disseste 3 verões seguidos sem pc, cheguei a pensar em problemas de temperaturas.

sem hipotese de testares com outros materiais, não é facil ver o que é principalmente se o problema for da board ou da fonte.

ja flashaste bios com o firmware mais recente?
memtest?
 
humm, ok. eu tenho aqui a fonte antiga deste pc 480w(oem), posso experimentar isto com a placa para ver se liga. também a placa não à de consumir muito no windows.

Depois digo alguma coisa (30min.) xD
 
okapa

no entanto eu aposto na board, tenho quase a certeza. ja me pasou um board da MSI, skt 775, com esse mesmo problema!

percebi isso a partir do momento em que disseste que ele ligou ao fazer reset CMOS.

testa a fonte na mesma para ter a certeza mas eu ja sei que o problema vem da board.
 
só por a fonte ser corsair, não quer dizer que não avarie! Pode também ser da fonte, se tiveres hipotese de pedir algum emprestada para testares, não excluia ja essa hipotese, apesar de pensar que seja da grafica.
Por acaso sabias a que temperaturas estava a tua gpu quando jogavas?

Se sem gráfica o pc tem o mesmo problema se as memorias estão ok ...
então é mais que provável que seja da Board tenta ver se conssegues fazer o update a bios...A fonte duvido muito que seja considerando os problemas apresentados...
 
ok, outra coisa que pode ajudar: abri um link aqui de um membro, que tinha um problema na memória que aquecia. e a imagem ficava esquezita, tipo como se fosse um ecran crt, a imagem esta a tremer
 
pois, concordo contigo. Mais por ter feito OC no cpu loool tambem era só quando jogava gta iv e mesmo assim, fazia para 2.8ghz usando o clockgen, as temperaturas também não chegavam aos 80ºc por isso tava tudo bem. "Tava", xD.
 
Back
Topo