1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Avaria PC não liga

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Orgulhoso, 1 de Novembro de 2012. (Respostas: 20; Visualizações: 1905)

1. Boas,

Ontem desliguei o PC (desktop) e estava a funcionar sem qualquer problema. Hoje quando carrego no botão para ligar, nem um sinal de vida! Já verifiquei as ligações do botão de power à board e nada... A board continua com aquela luz verde, por isso julgo eu que não seja da fonte de alimentação... Alguém me pode dar uma dica? Muito obrigado!

2. Ninguém consegue dar uma ajudinha? Obrigado...

3. Tabinhu

Tabinhu Power Member

Tenta ligar so com um dim de ram, sem a gpu, etc

4. Já tentei e nada... :S

5. Tabinhu

Tabinhu Power Member

As fans do gpu, cpu, etc giram todas?
    Tenta ligar ao ecra via a motherboard.

6. vici

vici Power Member

Faz reset Cmos...

E depois liga "manual" na board.

7. blaster_00

blaster_00 Power Member

Já tentaste meter um jumper nos pins do power na motherboard? Se não tens um jumper, com cuidado toca nos dois pins com uma chave-de-fendas ou um clip.
    Vê se a fonte está a funcionar:
    Desconecta tudo da fonte e na ficha 20+4 tens um cabo verde, com um fio ou um clip liga o cabo verde a qualquer um dos pretos. Se as ventoinhas da fonte rodarem pelo menos está a funcionar! Mesmo assim não sabemos se as voltagens estão correctas, para excluir a fonte só mesmo metendo outra para ver.
    Se não arranjares outra fonte tão depressa podes experimentar forçar a motherboard a arrancar, é claro que não me responsabilizo por isso, mas já fiz e nunca queimei nada :004:
    Com tudo conectado e ligado excepto o botão power da fonte metes um cabo da parte detrás da ficha 20+4 entre o tal fio verde e outro preto, depois liga o power da fonte, a fonte os discos e leitor de dvd arrancam e carregas no botão power como se tivesses a ligar o computador normalmente.

Além idsso a única hipótese é trocar componentes até ver o que está avariado, mas pelos sintomas (não dá nada de nada excepto luz da MB) é mais provável que seja a fonte ou a motherboard.

Já agora qual é a motherboard? É uma Asus ? há umas que são muito exigentes com as voltagens, tens que experimentar com uma fonte boa que esteja a dar as voltagens bem dentro dos 5% de variação (podes checkar na bios as volts).

Última edição: 2 de Novembro de 2012
  8. Obrigado pelas respostas. Tentei com outra fonte e ligou... Mas agora o Monitor entra em modo de poupança de energia e não dá nada... A board é uma ASUS M2N-MX SE Plus e a gráfica é onboard... Alguma ideia do que poderá estar mal?

9. mtk_ziler

mtk_ziler Power Member

o teu problema de não ligar não te posso ajudar mas sobre o modo poupança eu já tive essa mobo ASUS M2N-MX SE Plus e também fazia o mesmo só ha 1 cena a fazer desligar o modo poupança o ecran assim nunca desliga pelo menos era o que eu fazia não sei se ha mais cenas que possas fazer.

10. Não percebo porque é que antes disto não acontecia este problema... É que agora nem que queira desligar o modo de poupança não posso, uma vez que o monitor não chega a ligar...

11. mtk_ziler

mtk_ziler Power Member

pois isso a mim nao acontecia o pc ligava normalmente e so se eu o deixa se quieto e que apagava.
    tenta o modo de seguranca.

12. Alguém acha provável a gráfica onboard ter avariado ao mesmo tempo que a fonte de alimentação?

13. Tabinhu

Tabinhu Power Member

Se a onboard avariasse o cpu tbm nao dava.

14. Black_Puma

Black_Puma Power Member

Priceless!

Tens alguma gráfica com que possas testar? Tenta pedir emprestado a um amigo ou assim!

15. As gráficas que tenho são AGP e a board só suporta PCI-E. Vou ter que tentar arranjar alguma para testar... Obrigado!

16. Reparei agora noutra coisa. Quando ligo o disco com o conector SATA da fonte de alimentação nova nem o cooler liga. Se o desligar e tentar ligar um adaptador ao conector ATA (que vem da frente da caixa... desculpem mas não sei os nomes técnicos) para SATA, o cooler já liga mas não o disco rígido não...

17. blaster_00

blaster_00 Power Member

Isso é um bocado estranho, no mínimo.
    O disco nem consome muito, estarão os cabos de energia Sata em curto-circuito? Tens outra fonte para experimentar? Por acaso não te esqueceste de ligar o cabo 4 pins p/o cpu pois não?

18. O cabo 4 pins está ligado... Vou experimentar com outra fonte e logo digo alguma coisa. Obrigado!

19. Tentei com outra fonte e nada, exactamente a mesma coisa. Experimentei a minha fonte noutro computador e tudo bem. Conclusão: Fonte OK.

No meu PC, mesmo com a outra fonte o monitor não liga. Liguei o meu disco a outro PC e o PC não arranca.

Resumindo:
    O monitor não liga e o disco faz com que o(s) PC(s) não arranque(m). Alguma dica?

20. Tabinhu

Tabinhu Power Member

Mandar tudo para rma?

Partilhar esta Página