Problema PC não usa os 8GB RAM

mafz

Power Member
Boa noite,

Adquiri recentemente 4 módulos de 2GB de RAM da Gskill Ripjaws 1600Mhz CL9 e ao instalar as RAMS, estas são detectadas, mas o Task Manager apenas mostra 6GB. O que poderá ser? Actualizei também a BIOS, já que com a versão antiga o PC nem arrancava sequer.

Dg0j8UY.png


A board é uma Gigabyte EX58-UD3R 1.0.
 
Já tive esse problema. Experimentei muita coisa, mas o que resolveu foi formatar. No meu caso só conseguia usar 3 de 8gb, o resto estava "reservada" ao hardware de alguma forma.
 
Venho aqui reanimar esta thread, ainda não consegui fazer com que o PC use os 8GB. Ficam sempre 2gb reservados a hardware. Já tentei:

- Restore optimized defaults na BIOS
- Andar a trocar ram sticks de sítio, experimentar 1 a 1 também mas tudo funciona (os módulos são todos iguais de 4x2gb)
- Mexer nas frequências (baixar) a ver se algo dava
- Formatar (contudo voltei a meter o Win7 x64 - actualizado)

A board é uma GA-EX58-UD3R da Gigabyte.

Ainda não experimentei dar reset ao CMOS, mas se alguém tiver outra ideia brilhante que possa resolver.

Obrigado.
 
qual a versão da BIOS que tens? no site a versão f11 diz corrigir problemas de compatibilidade com memorias....vale a pena tentares se ainda não tiveres a f11 ou posterior instalada.
 
Peço desculpa pelo bump, mas entretanto tinha desistido deste assunto. Entretanto há uns dias atrás quando precisava realmente dos 8gb, resolvi voltar a averiguar a situação. Apercebi-me que os kits que tenho são 2 conjuntos de 2x2gb (e não um conjunto apenas de 4x2gb) explicitamente indicado no modelo das rams.

A parte engraçado é que ambos os conjuntos 2x2gb são iguais, o que assumi que a ordem de colocação não interessava, ora nada mais errado pelos vistos.

Basicamente a ordem certa para obter os 8gb foi adicionar um conjunto de 2x2gb nos slots extremistas e o outro conjunto 2x2gb nos slots do meio. Só assim consegui os 8GB usáveis.

Só para ficar a solução registada, pode ser útil para mais alguém. Agradeço a todos os que tentaram ajudar, foi tudo visto :)
 
Essa board é estranha porque tem apenas 4 slots para 3 canais de memória. Nunca consegues ter isso a trabalhar de forma simétrica populando todos os slots.
Acredito que parte dos problemas que tiveste tenham derivado desta configuração macaca, porque tens dois canais com apenas um módulo e um terceiro canal com dois. Este ultimo é que te deve ter andado a dar problemas.
 
Essa board é estranha porque tem apenas 4 slots para 3 canais de memória. Nunca consegues ter isso a trabalhar de forma simétrica populando todos os slots.
Agora que olhei melhor para o esquema da board, é referido de facto que um dos chanels está associado a 2 slots. Por acaso só tinha visto a parte que dizia que com 4 sticks continua a funcionar como triple channel, o que assumi que não houvesse qualquer problema.

Nunca vi tal coisa, também só estava habituado a dual channel. Nunca tinha mexido muito nesta máquina, só quando fiz upgrade à ram.
 
Back
Topo