re:
Em relação ao jogo... posso dizer que o primeiro até considero dificil. Alias muito mais que o seu rivel da microsoft Dungeon Seige. Alias dá para ver um baseia-se em point and click. E o NWN já exige alguma estrategia no combate.
Qualquer das formas so achei dificil o jogo principal. As expanções são mais acessiveis.
Em relação à componente online, os servidores são mariotariamente espanhois ou hispanicos. Tambem existem alguns franceses.
Anyways eu tive com intenções de montar um servidor destes.... só que por falta de jogadores portugueses penso que não valerá a pena. Isto tambem que para criar um mundo persistente era necessario pelos menos uns 6meses até estar totalmente aberto para publico.
Em regra geral os modos online, existem de muitos tipos. Desde mundos persistentes ( totalmente independentes, parecido a mmorpg ) até aos mais dependentes onde os DM's encaminham todo o roleplay.
Tudo depende do que pretendas fazer.
Qualquer das formas o suporte API's ferramentas etc.. está tudo muito bem feito e o suporte para MAC, linux e windows ajuda muito.
Em termos de servidores posso dizer... que a versão linux ( mais estável ) dá para meter uma boa quantidade de jogadores online, mas não tanto como num mmorpg ( like WoW ), qualquer das formas podes remediar isso criando vários servidores. E onde os jogadores pulam de uma area para a outra assim como de servidor.
Tambem não foi inteção de criar mundos com tantos jogadores ao mesmo tempo, como nos mmorpgs, mas sempre é possivel meter alguns.
Já agora o WoW foi feito indirectamente à custa da bioware
portanto é mais um ponto a louvar.