Pc novo a caminho, ajuda p.f. nos ultimos retoques

ninguemsabe

Power Member
Ora bem, finalmente estou na iminência de montar um pc novo (iupii!!!:mrgreen: ), como tal para limar as arestas finais, nada como obter as últimas opiniões, dos users mais experimentados na matéria... :razz:


Motherboard:

Asus p5b deluxe sem wifi - 2º hipotese - gigabyte Dq6

Consigo arranjar ambas por 194 euros, tendo em conta que não sou expert em overclock, mas que pretendo começar a faze-lo, julgo que a Asus é mais user-friendly e talvez mais estável, sendo assim, no meu caso, penso ser melhor escolha.. Uma questão importante :Ambas suportarão os quad core? este seria um factor de desempate.

Processador:

Tive indeciso entre o core2duo 6300 e o 6400, julgo que apesar de já ter lido que o 6300 overclocka muito bem e com menos voltagem que o 6400, julgo que de forma a ter as memorias sincronas com o cpu (julgo que é o ideal), o multiplicador do 6400 (8x), será bastante importante pois não precisarei de FSb tão altos, corrijam-me se estiver enganado. Consigo arranja-lo a 222 Euros apenas mais 32 euros que o 6300.

Memórias:

Já as comprei, umas mushkin 5300 2 x 512, 3-3-3-8, em 2º mão, com apenas 4 meses, por 125 Euros, tendo em conta o panorama actual das memórias, julgo que foi um excelente negócio. A minha intenção é aguentar-me com 1gb de memória e lá para abril quando mudar para o Vista, vender estas e comprar 2gb, julgo que foi uma decisão sensata, pois boas memorias de 2x1024 actualmente custam quase 300 euros!!

Discos Rigidos:

É onde estou mais indeciso.. vou meter 2 x 80 gb raid 0 + 250gb storage (este será samsung, pelo factor silêncio), os 2 de 80gb, pelo desempenho iria para hitachi, mas tenho receio do barulho que farão mesmo em idle (quando à noite o pc ficar a fazer downloads pro storage os hitachi estariam sem actividade), ou se a diferença de desempenho fôr irrisória, talvez optar pelos samsung, por teoricamente serem mais silenciosos, realmente ainda não me consegui decidir. ](*,)

Placa gráfica:

Tencionava comprar uma 7600 gt, para aguentar até ao Vista e depois comprar uma preparada para tirar partido do directx 10, mas agora surgiu a noticia que vão chegar as x1950 pro (desempenho semelhante, ou mesmo superior as 7900 gs), por preço à volta dos 199Euros, acho que não custa dar mais 40 euros e ter uma placa muitissimo melhor, aceito opiniões acerca disto.. :)

Por fim a caixa:

Comprei uma coolermaster praetorian + lateral em acrilico + aerogate 3, tudo novo em caixa, por 115 euros.. :razz: O:), mais barato no minimo 100 euros que o preço real, isto porque comprei um vale colermaster de 200 euros, por apenas 100 euros a um amigo, foi um negócio excelente a meu ver e a caixa é de grande qualidade.

O resto já tenho no meu pc actual, monitor samsung 940 BW, cooler pro cpu, zalman 7000b alcu, gravador nec 4570, fonte lc power silent giant rev 2 560wt.

Ficam aqui apresentadas as configurações, se os experts desta comunidade me poderem dar as suas opiniões/conselhos ou alterações mais benéficas, ficaria muito agradecido.. :)

Obrigado e desculpem o testamento... :(

Cumps.
 
relativamente ao ruído dos hitachi, podes sempre configurar os discos para fazer menos ruído... perdes um pouquinho de performance. mas creio que esses discos não são muito ruidosos em idle.
 
Boas podes sempre consultar o site http://www.motherboards.org e procurar os rankings das motherboards, foi assim que fiz quando montei o meu pc. Além de que no site do fabricante do processador tens o hardware recomendado para cada tipo de pc que queres montar. DE experiência para mim a Gigabyte a nível de motherboards está uns furos acima, o que não quer dizer que para esse modelo especifíco, isto seja verdade. A asus por vezes... Em relação às gráficas prefiro sempre Geforce... comem tudo! Têm dado bons resultados...

Fica bem!
 
um samsung para storage... não acho uma boa opção, a menos que a qualidade tenha subido muito, deixei de os usar pois onde eu andava estragaram-se 2 em muito pouco tempo (sem falar nos outros) desde aí aqui com o je só maxtor e western digital (de momento em casa só mesmo WD) são um pouco mais caros, mas a qualidade é melhor, e não sei se o transtorno da perda de dados vale os 10, 20 ou 30 € que possa custar a mais

qt ao barulho dos hitachi, não posso dizer nada qu não tenho conhecimento
 
um samsung para storage... não acho uma boa opção, a menos que a qualidade tenha subido muito, deixei de os usar pois onde eu andava estragaram-se 2 em muito pouco tempo (sem falar nos outros) desde aí aqui com o je só maxtor e western digital (de momento em casa só mesmo WD) são um pouco mais caros, mas a qualidade é melhor, e não sei se o transtorno da perda de dados vale os 10, 20 ou 30 € que possa custar a mais

qt ao barulho dos hitachi, não posso dizer nada qu não tenho conhecimento


Só estava a pensar optar pelo samsung para storage visto terem a fama de serem silenciosos, e é disso que eu preciso quando deixar o pc ligado durante a noite a fazer downloads para esse disco....
 
Motherboard: Vai para a Asus P5B Deluxe. Se queres uma que suporte Quad Core, considera uma Asus P5W-DH.

CPU: Se a prioridade é gastar menos, E6300; se é mais velocidade, E6400. O E6300 tem uma maior porcentagem (%) de overclock máximo que o E6400, mas não deixa de ser mais lento.

Memória: ok.

HD: O barulho desses Hitachi é dificilmente audível, confunde-se com o barulho das ventoinhas, mesmo na leitura/escrita. Mas 1 disco de 250 GB fica mais barato que 2 de 80.

Placa gráfica: X1950 Pro. Ainda vai durar bastante até os preços das DX10 serem acessíveis.

Resto: Não conheço bem os modelos das caixas para estar a recomendar alguma, mas acho que está bom.
 
Bem, parece que a coisa se está a compôr... :) Vou optar pelo 6400, p5b deluxe, 2 hitachi 80 gb raid 0 (grd desempenho) + samsung 250mg (storage) e vou esperar pela proxima semana pra comprar uma x1950 pro por 200 euros.. :)

E este velhinho athlon 1700 com 256 mb de ram :lol: arruma as botas... :x2: Vai ser da noite pro dia a diferença de desempenho!

Obrigado pelas dicas..
 
Back
Topo