Problema PC novo crash

joaoameixa

Power Member
Boas pessoal, comprei recentemente um PC:

Ryzen 3700x
5700xt
b450 tomahawk max

A fonte usei a do meu antigo PC, uma corsair HX 750w.

Acontece que o PC crasha quase todos os dias umas 3/4x, basicamente estou a jogar qualquer coisa e o monitor simplesmente apaga, eu continuo a ouvir som mas o pc crash, porque ao clicar em qualquer tecla do teclado ele não faz nada, nem identifica as mesmas (ao fazer numlock, capslock ele não sai).

Basicamente aparece a mensagem no monitor a dizer que não existe sinal e tenho que reiniciar o PC no botão.

Já devo ter feito algumas 6 formatações ao PC e acontece SEMPRE isto, sempre.

De referir que isto não acontece só a jogar, ontem crashou a navegar no browser.

Quando tenho estes Freeze's no "visualizador de eventos" aparece-me um erro de Kernel Power 41 a dizer que o sistema foi abaixo (talvez seja um erro por eu ter carregado no botão de reiniciar) e não um erro designativo do "crash" em si e antes tenho sempre 2 erros como se pode ver na imagem, 2 avisos de "disk" com a seguinte mensagem:

"O disco 3 tem os mesmos identificadores do disco do que um ou mais discos ligados ao sistema."
"O disco 2 tem os mesmos identificadores do disco do que um ou mais discos ligados ao sistema."



De realçar que tenho um disco Nvme com windows e depois 1 SSD 120gb antigo + 1TB HDD com o Storemi (usei para fazer a tal fusão de unir os 2 com velocidades bastante parecidas à do SSD)

Já li relatos de imensos crashes com as 5700XT, cheias de problemas de drivers, uns dizem para não usar o software Msi Afterburner que interfere com a arquitectura destas gpu, eu sempre usei, no entanto a semana passada, um dia, fechei o afterburner, fiz uns joguinhos, sem problemas, fechei o jogo, estava no browser.. crash.

O pior é que não consigo ter descrição nenhuma disto, do problema, do que poderá ser ou não, para poder resolver.

Não tenho overclock nenhum, apenas tenho os timmings da RAM melhorados através do DRAM calculator para os ryzen, mas mesmo com timmings default tenho os crash.

Já corri o prime durante horas e 0 erros, corri o memtest durante horas e 0 erros.

Já tive dias em que não tive qualquer problema, cheguei a pensar que até já se tinha resolvido o problema até que começou de novo...

Tenho os drivers todos actualizados, chipset, gpu, ultima bios, tudo.

Se alguém me poder dar uma ajudinha agradecia.
 
Infelizmente, parece ser o tristemente famoso, "black screen"...

Já formataste, tiraste overclock's, etc. Fizeste a tua parte, infelizmente a AMD continua a não fazer a dela.
 
Foste tu que montaste o PC? Há uma coisa boa nisto tudo, o facto de crashar muitas vezes, implica que podes verificar se o problema ficou resolvido ou não.

Na tua posição, eu iria começar por ver duas coisas isoladamente: o CPU e a memória. Fizeste por acaso overclocking? Se sim, sugeria que pusesses os valores normais.

=> Memória: já tive em tempos dois problemas de memória que levavam a crashes constantes. O primeiro é a voltagem da memória na bios. Certifica a voltagem dos módulos da memória (vê a etiqueta), e depois em vez do "auto", mete esse valor na bios. Tipo 1.2v, 1.4v etc. As vezes o auto não assume o valor correcto, e o resultado são crashes. A segunda coisa que pode estar mal são os próprios módulos da memória. Eu deixava correr o teste de memória toda a noite:
https://www.howtogeek.com/260813/how-to-test-your-computers-ram-for-problems/

Se encontrar um erro é porque tens uma memória defeituosa (assumindo que meteste a voltagem correcta)

=> CPU/GPU: instala um monitor de temperatura para ver que o CPU ou GPU não estão muito altos, mesmo em idle. Eu utilizo o HWInfo. Se não houver uma boa ventilação ou não foi aplicado bem a pasta térmica, o PC simplesmente desliga quando está sobre-aquecido.

Se até aqui tudo estiver bem, começava por isolar as peças:
=> Retira a 5700xt, e liga o monitor a motherboard pela placa interna. Problema continua?
=> Utiliza apenas o teu HDD 1TB sem o Storemi (pode ser a fonte do teu problema). O problema continua? Experimenta outros dispositivos de armazenamento isoladamente. O problema continua?

Sugeria também teres atenção em fazeres os updates da firmaware da bios, bem como os drivers da motherboard e do GPU. Se o problema continuar mesmo isolando os componentes, penso que tens uma motherboard defeituosa.
 
Infelizmente, parece ser o tristemente famoso, "black screen"...

Já formataste, tiraste overclock's, etc. Fizeste a tua parte, infelizmente a AMD continua a não fazer a dela.
Infelizmente os problemas existem em ambas as plataformas (AMD e Intel a nivel de CPUs, AMD e Nvidia a nivel de GPU's).

Eu diria que o problema parece vir da fonte. As HX eram excelente fontes na alturam, mas infelizmente degradam bastante com o tempo (tive 3 e todas elas tiveram problemas ao final de 4/5 anos com degradacao das linhas.).

Nao tens ninguem que te possa emprestar uma fonte por uns dias para testar isso?
 
Isso parece ser o problema mais relatado de quem tem a 5700XT, dizem que com o ultimo driver as coisas melhoram mas que tambem tens que ter o ultimo driver do chipset.

Podes sempre testar com o driver da gráfica pre 2020 os 19 qualquer coisa que parece que não tem esses problemas.
 
Eu também tinha esse problema com a minha 5700 XT, resolvi ao utilizar drivers de Setembro de 2019. Nunca mais tive nenhum crash. Basicamente ela podia crashar até com o PC em idle, simplesmente dava lock.

Estou com as 19.9.2 se não estou em erro
 
Eu também tinha esse problema com a minha 5700 XT, resolvi ao utilizar drivers de Setembro de 2019. Nunca mais tive nenhum crash. Basicamente ela podia crashar até com o PC em idle, simplesmente dava lock.

Estou com as 19.9.2 se não estou em erro
Verifica qual tens e diz algo.

Obrigado
 
Última edição:
Parece que não acontece esse problema nos 19.8.2 mas ainda hoje caso se confirme existir ainda este problema esta a deixar-me de pé atrás nas 5700XT.
 
Sim, fui eu que montei o PC.

Acho um pouco estranho ser a fonte, nunca me deu problemas com o PC da assinatura e sempre teve overclock em cima.

Também me palpita que seja algo relacionado com a 5700XT.

Até porque se fosse problema de fonte ele acusaria logo problemas quando eu metia o prime95 durante horas... (digo eu)

Hoje por exemplo, tenho andado só pelo browser, completamente sem problemas, penso que o problema acontece mais a jogar.

Grande maioria das vezes o ecrã fica preto, o famoso black screen, mas o PC não reinicia nem desliga enquanto eu não forço.

Outras vezes, ele dá mesmo freeze, o audio encrava e ele reinicia sozinho.

Quanto a overclock, não tenho, nem vejo que compense overclock neste processador (a não ser para benchs).

O único que fiz foi usar o DRAM calculator Ryzen e alterar os timmings das RAM , e usei as settings "safe", mas corri o memtest e deu tudo OK.

Nos ultimos drivers deles 20.2.1 (ainda não instalei, estou com 20.1.4) eles continuam a falar do issue não resolvido :

  • Some Radeon RX 5700 series graphics users may intermittently experience a black screen while gaming or on desktop. A potential temporary workaround is disabling hardware acceleration in applications running in the background such as web browsers or Discord.
Poderá ser algo relacionado com isto?

Esta gráfica está a ser cá uma dor de cabeça...

Ainda o outro dia li um user no forum da AMD a dizer que com as 5700XT não se pode usar o msi afterburner porque faz crashar o PC, não se pode usar um OSD para se ver os fps porque faz crashar o PC, não se pode usar um OSD para monitorizar as temps do CPU + GPU porque faz crashar.
Dizem também para se desligar o Freesync (não desliguei o meu) porque poderá fazer crashar o PC.

Pergunto eu (e algum pessoal que leu aquilo) , então mas o pessoal gasta mais de 400€ numa gráfica para fazer de pisa papéis?? Isto é absolutamente ridículo, assim valia mais ter dados mais 50/80€ e ter ido para uma 2070 super.

Tenho 1001 feutures não posso usar nenhumas porque a gráfica tem conflito com tudo...
 
Tentei um dia mas sem sucesso, aliás, eu quando tenho Black screen o teclado deixa de ficar utilizável, sei isso porque o numlock é capslock não funcionam.

Por isso é que digo, não sei se esses Black screen que o pessoal tanto fala serão os mesmos que eu tenho..
 
Eu tenho a mesma configuração que tu e resolvo quando faço isso, mas tive 1 black screen por mês, basicamente.
Mesma gráfica (pulse), mesma board e CPU.
Quando fazes no Windows escutas um BIP? Digo, se não estiveres com black screen.
 
Fiz agora, e sim, ouço beep, o ecrã pisca e volta ao normal.

Instalei à pouco os novos drivers, vamos ver...

Já agora, algo que não tem nada a ver com este tópico, na altura foi-me recomendada até aqui no forum a caixa P400a, comprei, estou super contente mas... a caixa tem um buracão nas slots traseiras que deixa entrar pó que é uma barbaridade, reparem:
phanteks-eclipse-p400a-rear-view.jpg


A caixa basicamente ao fim de 2 dias está minada em pó, já tive que limpar o PC no espaço de 1 mês uma 4x, eu penso que o pó deve entrar por ai, a minha antiga caixa estava completamente toda "fechada".

Até a lateral em vidro da caixa está minada em pó do lado de dentro, a minha antiga abri-a 2x praticamente por ano e nunca me lembro de ver tanto pó como agora, nesse aspecto foi um grande downgrade.

É normal isto?
 
Em relação ao tópico, ainda me estou a rir do pessoal que dizia que todos os problemas das 5700 estavam corrigidos com os novos drivers, e eu tinha dito que não e que havia imenso pessoal a queixar-se no reddit. Quase que me crucificaram... Fica aqui mais um caso.
Se conseguires devolve isso e compra uma 2060s ou 2070s.

Em relação à p400a, isso não era suposto ter uma peça metálica amovível a tapar isso? não a perdeste?
 
Experimenta desligar a acelaração por hardware no browser e discord pois pelos visto isso está a criar em alguns utilizadores da rx 5700 problemas e sim é suposto haver uma peça metálica pois pelo menos a minha p400 traz uma, tendo em conta o que li aqui parece-me mesmo placa com defeito ou a fonte já está a apresentar alguma idade se a mesma já é antiga.
EDIT: lembrei-me de algo que pode ajudar e que resolveu os crashes que tinha quando tinha a Vega 56 na primeira semana: experimenta ligar dois cabos diferentes PCI-E da fonte pois pode haver algum pico de consumo que a fonte esteja a limitar devido a isso.
 
Última edição:
Tendo em conta os relatos recentes de inúmeras pessoas com essa gráfica eu não perderia tempo a testar fontes ou seja o que for.
Os sintomas correspondem exactamente aos que todos descrevem.

Concordo que dadas as circunstâncias, se ainda for possível devolver a gráfica, eu trocaria por uma equivalente Nvidia.

Boa sorte.
 
Tenta investigar o "event ID 158", significa que varios discos têm o mesmo ID, vê se tens discos ligados com o mesmo ID.
O win10 precisa de ter discos de sistema com IDs diferentes.
Se fizeste clone de algum dos discos no passado ou copia de discos virtuais, então o ID ficou igual, formatar nao altera o GUID.
http://multibooters.com/tutorials/resolve-a-disk-signature-collision.html
Como tens o Storemi que nunca usei (ainda tenho um intel antigo), não sei quantos discos o win10 pensa serem de sistema.
 
Back
Topo