PC novo em fim de vida???

Fernandinho

Banido
Ola pessoal.

A situação é a seguinte....

a minha cunhada teve um pc novo pelos anos dela o ano passado em Set.

O meu cunhado comprou as peças uqe lhe indiquei e montou o pc com um colega.

As peças foram:

Asus P5GD1
Pentium 4 640J 3.2GHz c/ stock cooler
1GB Memoria DDR Kingston
1 WD SATA 160GB
Asus ATI X700XT 256MB
1 Fonte de alimentação Sharkoon duplo raid 370W
etc..etc

O que acontece é que ela queixava-se que o PC era lento... no inicio deste ano fui ver o que se passava com o pc...

Então deparei-me com o seguinte:

- Cooler do processador mal apertado e que não tocava sequer no processador... a temperatura rondava os 80-90 graus... na bios e no asus probe...

- Disco WD 160GB sata com os dois conectores de alimentação ligados (SATA e o normal dos CD-Rom por ex..) no disco diz para não fazer isso...

- A memoria estava mal encaixada e não estava em dual channel...

Estive a rectificar tudo, a temperatura do processador desceu, mas não baixa dos 55º...

O PC mante-se lento mesmo com uma instalação de raiz novinha do XP... parece aí um celeron 1.7Ghz ou coisa do género...

Para ajudar á festa a minha cunhada usa muito programas de manipulação 2D e desenho gráfico...

Será que os componentes ficaram marados porque estiveram submetidos a "tortura"?

O que me dizem?

Cumprimentos a todos desde já.
 
Última edição:
em circunstãncias dessas não me limitou a meter o que está a vista no lugar .. prefiro desmanchar tudo e voltar a montar .. não vá o diabo tece-las ...

estar a adivinhar não convem muito ..

nada como partir do zero .. peça a peça... clear cmos .... low level format ... enfim .. controlar as variaveis todas e ver qual poderá ser o problema ... ate pode ser so o disco que esteja manhoso e que a culpa não seja do resto dos componentes ...
 
a memória mal encaixada pode ter dado o berro.Exprimenta montar tudo de novo,peça por peça, format e depois faz testes à memória,cpu,etc.
 
A mim parece-me é que a montagem foi feita «às três pancadas» porque eu não estou a ver um stock cooler e memórias a soltarem-se mesmo com uns abanões fortes na caixa...

Essa do disco SATA...Bem quem é que alimenta um disco duas vezes? :S quem montou isso devia ir tirar um curso de montagem de PC's...Ou pelo menos dar-se ao trabalho de ler as instruções de montagem...

E não é Dual Raid, é Dual Channel...Acho que Dual Raid é nas fontes :lol:

Para a próxima, se sabes como, faz tu a montagem, porque assim evitavas ter que agora andar a ter trabalho com algo que era suposto durar sem problemas durante muito mais tempo...

EDIT: Quando é que o pessoal passa a saber qual escrever correctamente a unidade de frequência do Sistema Internacional:

Hz não é HZ

Respeitem o senhor Hertz...Afinal ele não se chamava HertZ

Depois temos a questão dos múltiplos...Dizerem que têm um cpu a 3.0MHz...Então a minha calculadora TI-83+ Silver Edition é uma bomba, melhor que um PC, com um cpu de 15MHz que em OC chega aos 27MHz

É GHz >(

1000 Hz = 1 MHz
1000 MHz = 1GHz

M (Mega) = prefixo que indica "vezes 1000"
G (Giga) = prefixo que indica "vezes 1 000 000"

Desculpem o topic-off :-D mas isto irrita-me profundamente já é a enésima vez que leio unidades de frequência mal escritas/trocadas.
 
Última edição:
Bem... enaneio-me no topico inicial, era duial channel e não dual raid :x2:

Foi o que me pareceu... montagem especatular do meu cunhado e do amigo dele...

Ele agora que entre com um PC novo e é se quer :lol:

Mas realmente dá pena ver o material asism tratado... eu tive um 640J que raramente passava dos 40º-45º mesmo a trabalhar bem...

Nunca tinha visto tal coisa...

Agora nem sei se tenho coragem para desmontar tudo e tornar a montar... é pena ver o pc no estado em que está e com a velocidade que tem... 8o
 
WindWalker disse:
A mim parece-me é que a montagem foi feita «às três pancadas» porque eu não estou a ver um stock cooler e memórias a soltarem-se mesmo com uns abanões fortes na caixa...

Essa do disco SATA...Bem quem é que alimenta um disco duas vezes? :S quem montou isso devia ir tirar um curso de montagem de PC's...Ou pelo menos dar-se ao trabalho de ler as instruções de montagem...

E não é Dual Raid, é Dual Channel...Acho que Dual Raid é nas fontes :lol:

Para a próxima, se sabes como, faz tu a montagem, porque assim evitavas ter que agora andar a ter trabalho com algo que era suposto durar sem problemas durante muito mais tempo...

EDIT: Quando é que o pessoal passa a saber qual escrever correctamente a unidade de frequência do Sistema Internacional:

Hz não é HZ

Respeitem o senhor Hertz...Afinal ele não se chamava HertZ

Depois temos a questão dos múltiplos...Dizerem que têm um cpu a 3.0MHz...Então a minha calculadora TI-83+ Silver Edition é uma bomba, melhor que um PC, com um cpu de 15MHz que em OC chega aos 27MHz

É GHz >(

1000 Hz = 1 MHz
1000 MHz = 1GHz

Desculpem o topic-off :-D mas isto irrita-me profundamente já é a enésima vez que leio unidades de frequência mal escritas/trocadas.


:lol: Já está tudo alterado chefe.. não sabia que uma letra maiúscula te causava tanta irritação :lol:

Espero ter editado tudo bem agora :lol:
 
Fernandinho disse:
Agora nem sei se tenho coragem para desmontar tudo e tornar a montar... é pena ver o pc no estado em que está e com a velocidade que tem... 8o

Desde que sejam os "montadores" profissionais a pagar os estragos...Afinal a culpa é deles =/

Causa impressão sim...E não me chames chefe :P afinal tenho menos 8 anos que tu...só isso :P

EDIT: Esses cpu's não são mesmo para passar dos 45ºC em stock ...A menos que a temperatura ambiente vá para os 30ºC...
 
Última edição:
É o que dá people meter-se a brincar com o que não sabe.
Se calhar deverias ter perguntado, "Mas vocês sabem montar isto ?". Terias salvo o dia... assim, olha, vão ter de entrar com €.

Se não kiserem o material velho e for pra mandar pro lixo, deem-mo a mim :P
 
Pois... eu avisei e disse que montava eu... só que ele quis ser ele a montar... ainda por cima levou aí uns 3 dias para montar aquilo com o amigo... eu normalmente em 2H monto td como deve ser e bem verificado... 8o prefiro perder um pouco de tempo e verificar tudo para não dar chatice...

WindWalker, acalma-te rapaz, estava só a reinar contigo :P

Outra coisa que ontem até me esqueci de referir... o meu cunhado tinha o modem da netcabo (aqueles thomson quadrados, pequenos, pretos com a parte cinza de cima) ligado por usb e ethernet... a minha cunhada queixava-se que não tinha net... fui ver e a net esta constantemente a cair mesmo agora que está so ligado por ethernet...

Será que até o modem por cabo foi ao ar? 8o
 
eu aposto que o disco nao deve tar mt bom..devio à sobrealimentação. experimenta so com outro disco a ver se nao fica melhor ;) tenho ideia que os cpus são complicados de estragar.mesmo com sobreaquecimento, hoje em dia têm protecções para isso!

e esses gajos deviam ser proibidos de se aproximar a menos de 100m de um computador. Assassinos :P
 
_zZz_ disse:
eu aposto que o disco nao deve tar mt bom..devio à sobrealimentação. experimenta so com outro disco a ver se nao fica melhor ;) tenho ideia que os cpus são complicados de estragar.mesmo com sobreaquecimento, hoje em dia têm protecções para isso!

e esses gajos deviam ser proibidos de se aproximar a menos de 100m de um computador. Assassinos :P


:lol: Também acho o mesmo.

Aqui na minha casa, quando cá vem o meu cunhado fecho logo a porta do escritório á chave e com tranca para ele não ter ideias :lol:


E o que acham do modem? O sinal é bom, está sempre na casa dos 33db.. e a net esta sempre a cair... ora se esta tudo instalado de fresco... :wow:
 
olha, quanto ao modem acho que o problema é mesmo da "netcabo" pois várias (mesmo várias) pessoas aqui da zona tbm têm esse problema!!! oproblema é memso lá deles!!!

quanto ao pc tbm acho que seja do disco!!!! eles viram 3 "buracos" e taparam-nos a todos!!!!
:lol:

cumpz
 
não arranjas um sistema extra para testar os componentes em separado e num ambiente não contaminado ? É que estando a ver os problemas no proprio computador pode ser muita coisa, desde disco a mb com chipset lixado.
Essa do modem com os 2 cabos mata-me... normalmente os modems até dizem "não ligar os cabos usb e ethernet ao mesmo tempo". Pode estar estragado o modem, liga pra netcabo e arranja um lanchinho para comeres enquanto esperas/passam-te uns pros outros e pergunta o que poderás fazer.
 
Última edição:
o cpu keimado simplesmente n funciona.. alem disso essa board desliga sosinha caso o cpu pass a temp critica... o disco sem duvida q esta marado se leres o autocolante dele diz q la ligar os dois cabos de alimentação danifica o mesmo... mas so vais descobrir o prob testando as coisas uma a uma mesmo...



cumps
 
Western Digital deve ser muito bom... :x2:

Testei agora o disco com o hd tune, com o hd tach e parece estar tudo ok com o disco...

As memorias não posso testar pois são ddr e as do pc da minha mulher sao ddr 2...

O processador esta normalmente nos 60-65º sem entrar no xp (apenas na bios)

Tentei efectuar testes com o Sandra Lite 2007 e o processador qualquer coisinha que se faça sobe logo a temp aos 70-75º...
 
Última edição:
Se estava mal montado...Se calhar aquela cera (nhanha térmica :)) que é a interface térmica entre o cpu e a MBoard derreteu e pingou para algum lado :X experimenta mudar a pasta térmica nessa «coisa» :P

E não o deixes chegar a esses temperaturas...Apesar do cpu aguentar, arriscas-te a ficar sem MBoard...
 
Ja tirei a pasta termica que tinha (do stock cooler) e ja tinha mcolocado artic silver 5...

Com a artic silver 5 desceu quase 10º, porque quando o vi pela 1a vez andava na casa dos 80-90º!!!

Digam Lá se Intel não é bom... :lol:
 
o cooler é o de origem q vem c o processador? esses coolers n sao nada d jeito.. n se pode esperar temperaturas mt baixas c eles... tb o tempo ja n esta mt frio.. e o MAIS importanete q toda a gente se eskece é q o cpu é refrigerado na maior parte dos casos c as de DENTRO da caixa asr este q esta sempre a volta d 30 e tal graus e mais ate se n tiver boa ventilação e eisso efluencia mt a temp dele..


cumps
 
Back
Topo