1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

PC novo: O que acham desta configuração?

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por nfh, 22 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 20; Visualizações: 1186)

1. nfh

nfh Power Member

Boas,
    A motherboard do meu PC avariou e como já não se fazem motherboards com socket 478 e com características decentes, vou ter de investir num novo sistema.
    Vou comprar apenas as peças de que necessito. Não pretendo uma máquina para jogos, apenas quero uma máquina com boa capacidade de processamento e com boa capacidade de expansão.

Aqui vai a configuração que tenho em mente:
    motherboard: Gigabyte GA-P35-DS4
    processador: Intel Core 2 Duo E8200
    memória: Kingston Hyper-X 2GB (2x1GB PC8500)
    placa gráfica: Asus ATI EAH2600 PRO 256MB PCIE
    disco 1: Western Digital WD2500AAKS
    disco 2: Western Digital WD4000AAKS
    fonte: LC Power Fonte 560W Titan

O que acham da configuração? E a fonte de alimentação, será que dá conta do recado?

Cumps.

2. adolfo dias

adolfo dias Power Member

eu trocava a grafica por uma 2600XT ou HD3850

3. Gimenez

Gimenez Moderador Social
    Staff Member

Eu punha a HD3850...

4. soaked

soaked Power Member

definitavemente,
    pode doer na carteira mas ao menos dps não te arrependes. Mas como o pc não é pra jogos, avalia bem, pq a meu ver existem diferenças em :

O pc não é pra jogos e não jogas mesmo nada lá, «é como este meu portatil, só jogo mesmo FM aqui» não corre mais nada, só mesmo Progs de trabalho,
    ou então não é pra jogos pq a maria n deixa e eu até tenho vida social, mas dps quando sai um HL2, um Crysis ou um BioShock e tu até queres ter aquele graficos bonitos, pq se não és entusiasta/viciado, até ligas aos graficos e dps tás lixado.

Em relação à board, ainda és capaz de encontrar uma em 2ª mão, tenta aí em foruns, miau e afins ou no jornal ocasião, ou então em lojas que saibam de alguem que tenha pra venda ou memos eles na loja.

Até podes conseguir comprar a maquina nova e arranjar uma board em 2ª mão, e ficas com um pc de trabalho e um serverzito pa Fileserver e Downloads 24/7.

cumps

5. jmlrod

jmlrod Power Member

Última edição: 22 de Fevereiro de 2008
  6. plancha

plancha Power Member

Com o novo preço as 3850 devem ficar apenas por 115€, vale bem a pena.

7. nfh

nfh Power Member

Em relação à board, seria necessário uma que tivesse 4 portas IDE, já que tinha uma série de discos e algumas unidades CD/DVD. Daí que não consiga encontrar boards decentes com socket 478, e vai daí que pronto, mais vale fazer um novo "investimento".

Em relação à placa gráfica, estou agora a ponderar uma Asus EAH3650 ATI 256MB GDDR3 PCI-E, pois aparentemente tem mais performance que a sugeri inicialmente e o preço é ela por ela.
    Em relação a HD3850, não consegui encontrar nenhuma por 115EUR... esses preços são para que altura?

8. vascobailao

vascobailao To fold or to FOLD?

normalmente as boards nvas (P35, X38, X48) só têm uma ou duas entrdas IDE

Gráfica: ou HD3850 ou então a HD3870

HD3870 -----> 183.

Última edição: 22 de Fevereiro de 2008
  9. plancha

plancha Power Member

A amd anunciou à dois dias atrás, agora é só esperar.

10. Soltex

Soltex Suspenso

Muda as rams do pc para as teamgroup 4gb por 79€ fica muito melhor e muda a gráfica para uma coisita melhor, para nao ficar mal no pc!!!

11. vascobailao

:x2:

Para quê tanto disco? Um de 250 Gb chega e sobra

12. jmlrod

jmlrod Power Member

Então mas se é de teres muitos dispositivos IDE é fácil de resolver, uma controladora (4 IDE) http://www.globaldata.pt/#?p=CatPage&CatId=405 (22,40 aérios). Há com RAID e tudo.

Se é SÓ por isso, não desperdices dinheiro. Se não é para jogar... Mas o dinheiro é teu, claro!

13. nfh

nfh Power Member

Trabalho esporadicamente com vídeo, pelo que me convém ter espaço suficiente para trabalhar à vontade :). E ao preço que custam os discos hoje em dia, nunca é demais.

14. jmlrod

jmlrod Power Member

Então vais fazer um RAID 0, ou não? É que para além de aumentar a capacidade ainda melhora substancialmente o desempenho. Já que trabalhas com vídeo...

15. nfh

nfh Power Member

Essa RAM da Teamgroup é DDR2 1066? É que pelo que percebi este tipo de memória seria o melhor para acompanhar o Core2 Duo E8200.

16. jmlrod

jmlrod Power Member

Ah! Então vais fazer OC! Mas não vejo aí um bom cooler!?

Se o E8200 tem um FSB de 1333MHz e a board é Dual Channel, as memórias só precisam de ter a frequência de 1333/2=666,5 (=667 MHz). Mais que isso só se quiseres OC, mas para isso tens de adicionar um cooler decente.

E essas memórias são demasiado caras. Umas a 800 MHz boas davam. O Soltex tem razão. Mas não te esqueças de que o teu Sistema Operativo tem de ser 64 bits para aproveitar os 4GB. Eu iria para 2GB.

Penso que o teu "PC" não está equilibrado. A memória, a placa gráfica e os discos poderiam ser outros e ainda ganharias performance e talvez ficasse mais barato.

Talvez essa fonte não seja suficiente, com esses componentes e OC.

Última edição: 23 de Fevereiro de 2008
  17. nfh

nfh Power Member

Não vou fazer overclock, parti foi dum princípio que pelos vistos estava errado :). Pensei que quanto mais próxima da velocidade do frontside bus for a velocidade da memória, melhor. Afinal de contas ainda está "em vigor" a regra dos múltiplos :).

Em relação à memória, por acaso eu contava colocar apenas 2GB, alguém é que mencionou 4GB. Em todo o caso, um sistema operativo de 32bits está limitado a 2GB? Não são 4? (2^32 são 4.294.967.296, o que na prática resulta em 4GB).

jmlrod, considerando então que não vou fazer OC, o que recomendarias para equilibrar mais o PC? Isto sem aumentar o preço, sem mudar os discos (pretendo mesmo comprar aqueles) e tendo também em conta que a placa mãe deve ter pelo menos 6 ligações SATA.

18. vascobailao

é sempre bom o SO de 32 nit ter 800 mb de ram a flutuar

19. jmlrod

jmlrod Power Member

Fizeste bem as contas mas a memória num PC não é só da RAM, mas também da placa gráfica, discos, etc. E o SO tem de mapeá-la toda e não só a RAM.

Compra um kit 4GB Team Elite e poupas 40€.

Se optasses por um RAID 0 de WESTERN DIGITAL 250GB SATA II 16MB RAID, ganharias performance e 9€. [Não entendo o que tens contra o RAID].

A fonte... talvez fosse melhor se optasses por uma NOX ATX URANO 600W 12CM SLI e ganharias 7A nos +12V e poupavas perto de 7€.

O problema é a gráfica. Gastando o que poupaste (nas minhas mudanças) podias ir para uma 1950PRO 256MB DDR3 PCI- E (superior à 2600XT). Mais 40€ e compravas uma HD3850.

20. nfh

nfh Power Member

jmlrod, então isso significa mesmo que o XP 32bits não mapeia mais do que 2GB?

Quanto aos teus conselhos, vou certamente considerá-los. Muito obrigado pela ajuda!

Partilhar esta Página