PC Operation Flashpoint: Dragon Rising

joguei pouco ao OF 1, pois preferi sempre mais o Americas Army, para mim esse sim, o melhor simulador deste genero...

cumprimentos
 
joguei pouco ao OF 1, pois preferi sempre mais o Americas Army, para mim esse sim, o melhor simulador deste genero...

O AA é extremamente restritivo, só podes jogar online, com um objectivo fixo, com uma única abordagem (pontos de entrada não são abordagens) e em mapas reduzidos.

Como já tinha dito mais acima, não há comparação directa com o OFP, apenas uma associação de género.

No OFP podes jogar a solo ou em equipa, o objectivo pode variar ou mesmo desaparecer dentro da própria missão, a abordagem depende esxclusivamente da nossa capacidade para engendrar um plano de acção, e os mapas gigantescos permitem tacticas de flanqueamento, obstrução, defesa, proximidade, distancia, apoio terrestre e aereo, logistica, ataques nocturnos e diurnos, recolha de informação, operações de guerrilha, infiltração...e bla bla bla por aí fora.
Os limites das abordagens no OFP estão apenas na mentalidade dos utilizadores.

O AA tem uma aproximação realista á acção, mas a forma de estar no jogo é demasiado relaxada e permissiva.
Não é muito diferente de um COD ou Delta Force.

No OFP, já cheguei a ter que completar uma missão a rastejar porque levei um tiro nas pernas a meio do caminho, todo o meu pelotão foi morto a cerca de 1/3 da missão por minha culpa porque os fiz atravessar uma clareira em grupo e a descoberto sem ter feito o reconhecimento do terreno primeiro, tive de andar hora e meia a ritmo de caracol para tentar sobreviver enquanto fazia o melhor que podia para completar a missão e avançar para o ponto de evacuação.

Já me aconteceu estar a apenas 20m de completar uma missão que já ia em uma hora, e levar um balazio entre os olhos de um sniper inimigo a 400m de distância.

Numa missão que nunca mais me vou esqueçer do nome (After Montignac, uma missão secundária da primeira campanha), estive duas semanas para tentar descobrir maneira de atravessar um trajecto de apenas 3km.


O AA sofre muito em comparação.
É um bom jogo, mas não é uma simulação.
 
O AA é extremamente restritivo, só podes jogar online, com um objectivo fixo, com uma única abordagem (pontos de entrada não são abordagens) e em mapas reduzidos.

Como já tinha dito mais acima, não há comparação directa com o OFP, apenas uma associação de género.

No OFP podes jogar a solo ou em equipa, o objectivo pode variar ou mesmo desaparecer dentro da própria missão, a abordagem depende esxclusivamente da nossa capacidade para engendrar um plano de acção, e os mapas gigantescos permitem tacticas de flanqueamento, obstrução, defesa, proximidade, distancia, apoio terrestre e aereo, logistica, ataques nocturnos e diurnos, recolha de informação, operações de guerrilha, infiltração...e bla bla bla por aí fora.
Os limites das abordagens no OFP estão apenas na mentalidade dos utilizadores.

O AA tem uma aproximação realista á acção, mas a forma de estar no jogo é demasiado relaxada e permissiva.
Não é muito diferente de um COD ou Delta Force.

No OFP, já cheguei a ter que completar uma missão a rastejar porque levei um tiro nas pernas a meio do caminho, todo o meu pelotão foi morto a cerca de 1/3 da missão por minha culpa porque os fiz atravessar uma clareira em grupo e a descoberto sem ter feito o reconhecimento do terreno primeiro, tive de andar hora e meia a ritmo de caracol para tentar sobreviver enquanto fazia o melhor que podia para completar a missão e avançar para o ponto de evacuação.

Já me aconteceu estar a apenas 20m de completar uma missão que já ia em uma hora, e levar um balazio entre os olhos de um sniper inimigo a 400m de distância.

Numa missão que nunca mais me vou esqueçer do nome (After Montignac, uma missão secundária da primeira campanha), estive duas semanas para tentar descobrir maneira de atravessar um trajecto de apenas 3km.


O AA sofre muito em comparação.
É um bom jogo, mas não é uma simulação.

epa, tu não deves ter jogado muito AA... cof cof

concordo em 3/4 do que dizes sobre o OFP, o genero é diferente de AA, sem duvida.

Agora quando comparas o AA com delta force ou COD... deves é andar doidinho da marmita! ;)

o AA é um simulador guerra urbana, do mais real que possa existir! É limitado sim, mas sem duvida alguma alguma um simulador!

COD4 ou COD5 simulador? LOL aquilo parece uma arcada depois de jogares durante anos AA... e o realismo das armas do AA está MILHOES DE ANOS LUZ acima do OFP (um dos grandes bugs e defeitos do jogo)
 
O Operation Flashpoint é verdadeiramente apreciado por malta militar ou parecido. É muito táctico e realista e tem uma "atmosfera diferente"
O que o AA tem de realismo é a "facilidade" com que matas ou morres, o detalhe/diferenças/condicionantes de cada tipo de armamento e os pormenores gráfico.
Em termos de planeamento e liberdade de acção nem há comparação.
Não comparo o AA a um Delta Force ou afins mas para mim é quase um CS num modo muito mais realista.
OP não é tão bonito graficamente mas, para mim, é o único simulador de combate de jeito feito até á data.
O Arma foi melhor graficamente mas tinha demasiados bugs para o meu gosto.
Tive missões no OP que me demoraram horas a fazer, adorava montar emboscadas e dar ordens/comandar o pelotão, atribuir linhas de tiro, dar alvos aos Anti-Carro, dizer ao ML para fazer fogo sobre este ou aquele alvo, coisas assim do género e que nunca mais vi em nenhum jogo tirando o Arma.
São detalhes que só quem "sabe do que eu estou a falar" aprecia verdadeiramente.
Além da variedade de mods que existiam na altura do OP. Tenho uns 4/5 dvds só com mods do jogo, mods realistas diga-se. Desde o fardamento/armamento correcto de tropas especiais de todo o mundo incluindo Portuguesas (Paras/OE´s/Comandos/Fuzos).
Outro aspecto muito porreiro era as centenas de missões SP/MP feitas por outros users/modders.
O editor do jogo era muito fácil de utilizar, havia tutorials por todo o lado a explicar como fazer scrips para as missões.
Eu tinha 2 camaradas que tb adoravam o jogo e passavamos o tempo a "construir" missões uns para os outros.

Em relação ao OP2 estou com grandes expectativas, espero é que não fujam ao "espírito" do OP.
Prefiro menos detalhe gráfico mas mais realismo do que o inverso.
Este vai mesmo ser um MUST BUY para mim
 
lol era o que ia a dizer...

este rapaz nao deve ter jogado muito AA...comparar AA com cod4 ou delta force...por amor de deus...

ca espero ansiosamente pelo OF2, mas para mim até hoje o melhor jogo do genero continua a ser AA...

cumprimentos
 
epa, tu não deves ter jogado muito AA... cof cof

Tenho ali no quarto ao lado uma embalagem de Broncoliber se quiseres.
É bom para a tosse.

Não tenho por hábito falar de jogos que não conheço, amigo.
Deixei de jogar AA há imenso tempo, as operações em arenas fechadas simplesmente não me satisfaziam, cortavam completamente com quaisqueres opções tácticas fora do vulgar rush, camp, e stand.
Já nem me lembro do meu login, e a única coisa de que me recordo dos treinos foi o de ter conseguido um resultado de 40/40 na prova de tiro, e disto apenas me lembro por ser digno de nota.

Agora quando comparas o AA com delta force ou COD... deves é andar doidinho da marmita! ;)
Onde exactamente é que me vez a comparar o AA com o COD ou o Delta Force!?

Se te estás a referir a isto:
O AA tem uma aproximação realista á acção, mas a forma de estar no jogo é demasiado relaxada e permissiva.
Não é muito diferente de um COD ou Delta Force.
Nesse caso, DIGO, REAFIRMO, e APOIO INCONDICIONALMENTE o que escrevi, e não há aqui nenhuma comparação directa com os jogos mencionados.

o AA é um simulador guerra urbana, do mais real que possa existir! É limitado sim, mas sem duvida alguma alguma um simulador!
Mas onde é que eu disse que não!?

Vou ter de me voltar a citar?
O que mais se aproxima é o America's Army, mas apenas por associação, porque o conceito, o objectivo e a mecânica, são diferentes.

*edit*
Ok, já percebi onde te fiz entender que não considerava o AA um simulador:
É um bom jogo, mas não é uma simulação.
Foi um erro de semântica involuntário, mas está escrito na pedra pelo que não o posso negar, e por isto peço desculpa pelo mal entendido.

COD4 ou COD5 simulador? LOL aquilo parece uma arcada depois de jogares durante anos AA... e o realismo das armas do AA está MILHOES DE ANOS LUZ acima do OFP (um dos grandes bugs e defeitos do jogo)
Mas onde é que raio tu me vez a chamar os COD de simuladores!?!?!?
É que desta vez nem tenho citações ambíguas da minha parte para mostrar, simplesmente não há nada sequer que se aproxime da questão!

Milhões de anos luz!?
Não, apenas a diferença entre o OFP ter apenas uma única versão desde 2001, e o AA 25 versões desde 2002, e duas mudanças de motor, com uma terceira agendada para breve.
É uma comparação inadequada, já para não dizer tendenciosa da tua parte, e se isto não chegasse, ainda recebes nanas, ao mesmo sobre extrema desvantagem cronológica eu não concordar, e sabes porquê?

O menino já ouviu falar no VBS-1 e no VBS-2?
NÃO!?
Não pode ser!
Quer dizer então que estás a mandar postas de pescada sem saber do que estás a falar!?
Não é possível, é engano de certeza!

O AA foi financiado e coordenado pelo exercito Americano como objecto de estudo e uma possível ferramenta de recrutamento.
Em 2003 chegaram á conclusão que os resultados não eram adequados á intenção do projecto pelo que a restrição do programa já não se justificava, e finalmente deixaram que o resto do mundo pudesse entrar no jogo. (Já que és um defensor tão ferrenho do AA, sabes concerteza que durante 2002 esteve fechado exclusivamente para utilizadores Americanos).

Já os VBS foram criados de origem para servir os propósitos de treino virtual de forças militares.

E que motores são usados nos VBS?
No VBS-1 tens o Real Virtuality 1, o mesmo motor do Operation Flashpoint, modificado para o efeito.
No VBS-2 tens o Real Virtuality 2, o mesmo motor do ARMA: Armed Assault, modificado para o efeito.
Quem desenvolveu os VBS foi a Bohemia Interactive Studios, a mesma empresa que desenvolveu os OFP e ARMA.


Quem usa os VBS?


Está tudo no Wiki!
Aparentemente esta gente toda odeia a falta de realismo dos VBS...........

Ainda queres discutir o realismo do OFP?
É melhor não...


Em todo o caso deixo-te uma prenda final.

americas-army-arcade-game.jpg



Gosto especialmente desta versão do AA.
É...............interessante...
Fiquemo-nos por aqui.



PS.
Sim, é sarcasmo.


lol era o que ia a dizer...

este rapaz nao deve ter jogado muito AA...comparar AA com cod4 ou delta force...por amor de deus...

ca espero ansiosamente pelo OF2, mas para mim até hoje o melhor jogo do genero continua a ser AA...

Também estás com tosse?
Não te vejo a tossir pelo que deve ser aquela gripe que anda por aí.
Tenho ali Vibrossil e Ilvico Antigripal com vitamina C.
Pôe um gajo como novo em três tempos!

A qualidade do OFP2?
Cá estarei para ver, mas confesso não estar muito confiante.
O primeiro foi feito pela BIS, este está ser desenvolvido pela Codemasters que detinha o direito sobre o nome do franchise.

O ARMA, esse sim, é o verdadeiro sucessor do OFP, mas o resultado foi miserável, com demasiados bugs e instabilidade, pelo que puseram logo as mãos há obra e agora temos em desenvolvimento o ARMA2.

Enquanto entusiasta de Milsim, tenho absoluta confiança na produção do ARMA 2, mas não vou negar curiosidade acerca do OFP2.
Estou extremamente desconfiado, mas vou dár-lhes o beneficio da dúvida para ver o fazem com o franchise.
 
Última edição:
Só para clarificar, os screens e vídeos que se tem visto do OFP 2 são target renders, e não in-game. Isto foi admitido pela própria Codemasters
 
Só para clarificar, os screens e vídeos que se tem visto do OFP 2 são target renders, e não in-game. Isto foi admitido pela própria Codemasters

Foi precisamente a ideia que me deu logo á partida, mesmo sem saber dessa confirmação!

Simplesmente não estou a ver aquilo a correr com aquele objectivo gráfico sem ser preciso uma workstation a alimentar o bicho.

Não seria nem a primeira, segunda ou vigésima vez que os estúdios mandavam cá para fora targets renders para dar a ideia de que vão ter um produto de qualidade superior.
O fiasco do Motorstorm e do Killzone 2 são os exemplos mais berrantes do passado recente.

E quanto aos videos terem um interface ali metida para dar ideia que está a correr em tempo real, isto já é truque velho, senão veja-se mais dois exemplos com os primeiros videos do Final Fantasy 13 e do Eight Days.
Só esta semana é que começaram a sair as primeiras imagens confirmadas da interface do Final Fantasy 13 (Há quanto tempo saiu aquele video? Quase dois anos...).


Agora vejamos o reverso da medalha:
Um video em Streaming HD 720p do ARMA 2.
Cerca de 10% do video tem efeitos de pós processamento, é nítido, mas todo ele é criado com o motor de jogo. É tudo in-game.

Que tal?
Pobrezito em comparação com o que foi mostrado até agora do OFP2, certo?
Pois, mas estes meninos já é o terceiro sim comercial que lançam, mais os VBS no curriculo, e andam por aqui a trabalhar com esta tecnologia há pelo menos 10 anos (O OFP é de 2001, mas falta levar em consideração o tempo de produção), sabem bem os limites que devem ser traçados em função da estabilidade (até 2004/5 não haviam PCs que conseguissem correr o OFP a 100%), e de repente vem a Codemasters afirmar (através das imagens e videos) que conseguem fazer maior e melhor?

Epá, não sei, cá estarei para ver e aplaudir se conseguirem a proeza, mas estou céptico, e acho que tenho motivos válidos para isso.

BTW, Zigs, só os dois primeiros parágrafos estão dirigidos a ti, o resto é um post generalista sobre o assunto.
Convém deixar claro para não dar a ideia errada.
Cheers.
 
Última edição:
lol era o que ia a dizer...

este rapaz nao deve ter jogado muito AA...comparar AA com cod4 ou delta force...por amor de deus...

ca espero ansiosamente pelo OF2, mas para mim até hoje o melhor jogo do genero continua a ser AA...

cumprimentos

Para mim AA e OP não são do mesmo género. Mas aceito a tua opinião.
AA da forma que é deixada ao público para jogar não é táctico, não exige planeamento, o espaço físico tem limites muito "curtos". É um CS mais realista pelos factores que enumerei em cima
AA é um grande jogo sem dúvida mas OP é outro tipo de fruta.
OP não acabavas o jogo a jogar sem pensar/planear/difundir ordens/verificar tudo. Quando estás como comandante de pelotão passas mais tempo a dar ordens/analisar situação e adaptares-te ao que se desenrola do que a dares tiros (com o teu "boneco") e isso é realidade de um campo de batalha. Não digo que é melhor pois para mim são diferentes e por isso não se comparam.

BTW esse vídeo do Arma 2 :n1qshok: :n1qshok: :n1qshok: está muito louco
 
Última edição:
eu continuo como alguns users daqui. Com a qualidade grafica que msotram nos videos, para manterem o tamanho, a diversidade e a qualidade dos mapas do primeiro flashpoint deve ser preciso um super pc! tenho a gold edition original, com o guia de estratégia, e mesmo todos estes anos depois o jogo continua fabuloso! a realidade que os cenários transmitem, a facilidade com que se morre, a importância dos pormenores, a possibilidade de conduzir todos os veiculos e entrar onde querer-mos e abordar a maneira de mil maneiras diferentes, por milhares de sitios e estratégias diferentes, tudo isto é o que me fascina no primeiro! e ao ver estes videos parece-me mais estilo call of duty ou assim, que apesar de serem excelentes e viciantes jogos, são tipicamente arcada. para mim o flashpoint continua a ser o melhor jogo de simulação de guerra e espero que esta sequela o imite!
 
eu continuo como alguns users daqui. Com a qualidade grafica que msotram nos videos, para manterem o tamanho, a diversidade e a qualidade dos mapas do primeiro flashpoint deve ser preciso um super pc! tenho a gold edition original, com o guia de estratégia, e mesmo todos estes anos depois o jogo continua fabuloso! a realidade que os cenários transmitem, a facilidade com que se morre, a importância dos pormenores, a possibilidade de conduzir todos os veiculos e entrar onde querer-mos e abordar a maneira de mil maneiras diferentes, por milhares de sitios e estratégias diferentes, tudo isto é o que me fascina no primeiro! e ao ver estes videos parece-me mais estilo call of duty ou assim, que apesar de serem excelentes e viciantes jogos, são tipicamente arcada. para mim o flashpoint continua a ser o melhor jogo de simulação de guerra e espero que esta sequela o imite!


:x2::x2:
 
Eu também estou mais confiante no ArmA2 do que no OPF2 , espero estar errado mas acho que vai sair daí um COD4 com terrenos gigantes e possibilidade de usar veículos... é o que transmite no vídeo. Veremos.
 
O ArmA tinha imenso potencial, a execução é que deixou a desejar e o jogo foi lançado num estado muito pouco polido, com bastantes bugs e glitches. Desde que o ArmA 2 seja superior nesses aspectos e cumpra aquilo que o ArmA era suposto ser - de preferência, com algumas adições extra - tem tudo para ser um excelente simulador e o verdadeiro sucessor do OFP.

Este OFP2 desde o início que parece prometer mais do que alguma vez pode cumprir, e ainda não percebi porque raio é que andaram a mostrar bullshots e a falar do grande potencial técnico do jogo para depois se saírem com isto. É engraçado que até na componente técnica que a Codemasters supostamente estava a investir bastante, a Bohemia Interactive com menos fundos já mostrou que o ArmA 2 está noutro patamar.

Mais valia terem-se focado na demonstração do que realmente interessa neste tipo de jogos, a simulação militar.
 
Realmente, quem viu os primeiros vídeos e quem vê agora estas imagens... é tal e qual a mesma coisa :lol:

Enfim, Codemasters no seu melhor
 
Eu não sou grande apreciador de FPS mas Operation Flashpoint ainda hoje jogo :eek: (arranjei aqui uns mods que metem muitas features novas).

O que me cativa é mesmo a dificuldade/realismo do jogo. Bem me lembro de uma vez ir a rastejar e do nada olhar para o lado e ver um inimigo que nem tinha reparado que la estava escondido no meio da floresta.

Também adorava pegar na Dragunov e ter mesmo que calcular a distancia ao alvo e consoante esta usava um dos 4 "chevron".

Depois vem todo aquele ambiente do jogo, um mapa enorme aberto a condução de veiculos.

Simplesmente um jogo fenomenal.
 
Back
Topo