1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio
  3. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

PC para 3D e video.

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por Jovis, 16 de Setembro de 2008. (Respostas: 13; Visualizações: 1105)

1. Jovis

Jovis Power Member

1) Qual o orçamento?

1000€

2) Que tipo de computador é? Desktop, HTPC, Workstation?

Desktop

3) Quando vais comprar o Computador?

Até ao Natal.

4) Qual será a funcionalidade do PC?

Edição 3D/video

5) Marca de processador
    b. Intel
    6) Daqui a quanto tempo pretendes actualizar o PC?

Talvez um ano.

7)
    Preferes alguma marca? Queres montar um AMD Spider System?

Intel. Não.

8) Processador
    b. Quad core​
    9) Grafica (indicar se é Low-End, Mid-End ou High-End)
    a. Ati​
    i. Single card
    10) Memórias
    b. DDR3​
    11) Motherboard
    a. ATX
    i. Low budjet
    12) Disco Rigido
    a. Só 1 disco
    c. Tamanho do(s) Disco(s)

iv. 500 Gb
    13) Drives
    b. Leitor DVD
    c. Gravador de DVD
    14) Necessitas de Fonte?

Sim.

15) Necessitas de Caixa?
    (se tiveres algumas em vista é favor colocar devido a ser um objecto de gosto pessoal)

Sim.

16) Orçamento inclui periféricos? Quais?

Nenhum.

17) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?

Indiferente.

18) Tens preferência por alguma loja? Se sim, qual?

Não.

19) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (FireWire, eSata, Wireless)?

Não.

20) Vais fazer Overclock?

Não.

Se for possível fazer a configuração com um Q9550 seria excelente e a placa gráfica eu estava a pensar numa Ati HD4870 devido ao preço/performance.

Se para ter memória DDR3 o orçamento não chegar pode-se optar por DDR2.

Na caixa a estética não me incomoda! Desde que tenha um bom air flow e for barata serve bem!

Última edição: 16 de Setembro de 2008
  2. pesfanatic85

pesfanatic85 Power Member

Boas,

MotherBoard: ASUS P5Q3 DELUXE WIFI - 186 €
    Processador: CORE 2 QUAD Q9550 2.83GHZ FSB1333 12MB CACHE 45NM BOX - 277€
    Ram: OCZ PC12800 2GB GOLD EDITION DDR3 (2X1GB) - 107€
    Discos: SEAGATE 500GB SATA II 32MB - 65€
    Gráfica: GAINWARD HD4870 GOLDEN SAMPLE 512MB DDR5 PCI-E - 242€ (global data)
    Fonte: CORSAIR TX-750W - 107€
    Drive: NEC DVD±R 20X 7203 PRETO BULK (SATA) - 26€
    Caixa: Coolermaster CM690 - 78€

Fica-te por 1088€. Acho que está uma excelente conf. Daqui a 1ano poes mais 2gb de DDR3 a 1600. Com DDR3 ficas mais preparado para o futuro. Isto são tudo preços na MPinfor (Porto).

Se quiseres por mais uma drive, poe em vez da corsair de 750W uma de 650W

Última edição: 17 de Setembro de 2008
  3. michael c

michael c Power Member

Essa configuração até está boa mas tem muito pouca memória para o objectivo do PC. No mínimo 4GB, mas o melhor será mesmo 8GB. A placa gráfica o ideal seria uma FireGL ou QuadroFX mas é capaz de já passar o orçamento, a menos que metas um modelo Low End dessas placas, aí é capaz de ficar pelo mesmo valor dessa que está lá agora.

Cumps,
    michael c

4. michael c

michael c Power Member

- Memória trocava por dois packs destes. (Atenção que não faço ideia se a board suporta DDR2)
    - Para 3D/vídeo metia uma gráfica destas.:p

Cumps,
    michael c

5. ruimoura

ruimoura Power Member

O PC tem que ter no mínimo 4GB, mas com board que aguente 8GB. A placa gráfica desde que seja minimamente recente e com muita memória RAM (512MB) é indiferente, e o processador desde que seja um Quad core também tanto faz.

A memória RAM é que é essencial. Ahhh, e pelo menos um disco de 10000 rpm (raptor), ou então montar um Raid à maneira.

6. Bem... há aqui duas coisas a ter em conta. 1000 euros é um orçamento extremamente baixa para uma configuração de uma máquina para as tarefas que pretendes. Para além disso Edição Video e Edição 3D levam a que se corte de um lado ou de outro e explico: As gráficas se apenas necessitarem de trabalhar com o video (2D) vão precisar de pelo menos 256 MB de RAM para alta definição e 512 pode ser simpático mas não fundamental, mas a qualidade do video pode ser mais apurada e nesse campo nada bate as matrox. Mas são caras e o seu desempenho 3D não fascina. Mas em WYSIWYG ninguem as bate. O preço... assusta um pouco dadas as caracteristicas e idade das mesmas. Claro que se juntarmos a isso uma placa de Edição da Matrox RTX bem... temos um brinquedo interessante, mas nessa altura já ultrapassaste largamento o teu orçamento e ainda só vais na gráfica. Ah e suportam triple Head o que é muito bom para ligares os 2 monitores (sim vais precisar de 2 para rentabilizar a time-line e todo o espaço de desktop) e um 3º para preview que até pode ser uma TV CRT (exelente para ver o resultado final em casa do possível cliente ou outros que irão visionar o video sem ser num LCD) ou um monitor para preview. Logo se apenas fosses para a edição de video, recomendaria uma Matrox Parhelia 256. Mas como também pretendes edição 3D (Maya?) talvez a NV Quadro seja melhor opção. Não sendo também barata, é bastante mais que a matrox e tem melhor desempenho 3D apesar de ficar abaixo no video.
    O processador... bem compra um Quad e o mais rapido que encontrares com o orçamento que sobrar depois de escolhida a gráfica. Na edição quanto mais rapido melhor e isso aplica-se a todos os componentes, daí os preços não serem tão em conta.
    RAM 4 Gigas deverá ser o mínimo, mas aqui acho que umas Kingston podem servir perfeitamente, por serem bem mais baratas e permitirem aumentares o orçamento para os restantes componentes.
    Na escolha da Board, lá está, não sendo para jogos há gadgets que não irás precisar e gastar $$$ desnecessário. Mas tenta escolher uma que seja o mais estável possível, logo OC tambem não será muito aconcelhável. Estabilidade acima de tudo. Gadgets importantes:
    Porta Firewire e porta e-Sata (discos externos serão fundamentais neste tipo de trabalho e se funcionarem à mesma velocidade de um interno melhor)
    Nos discos pensa assim:
    1 Disco de sistema 80 gigas serão mais que suficientes.
    1 Disco (ou mais) externos de grande capacidade para armazenar tudo o que importes para o PC (e será muito) e existem soluções de caixas com RAID importantes na fiabilidade visto que nunca vais querer na vida perder um trabalho em estado avançado.
    1 Disco SCSI ou um Raptor para scratch. Este disco necessita mesmo de ser muito rápido pois é aqui que vão ser feitos os FX em real time. Não necessita de ser gigantesco, longe disso , mas trabalhando com video em HD alguns recursos serão sempre necessários. Talvez a opção seria um RAPTOR.
    Uma placa de som melhor poderá não ser fundamental, mas as baias frontais e entradas para jacks de 6.2 mm de uma SB platinum podem ser importantes, para além de uma qualidade superior dos componentes que a simples onboard não oferece.
    Não esquecer do Monitor. Dois LCD de 17" seriam mais que suficientes para a tarefa e bem baratos seguramente. Como opção apenas 1 monitor de 24" seria interessante e aí iria para os ASUS, mas acaba por sair mais caro.

Como podes calcular todo esse equipamento junto acabará rapidamente com o teu orçamento, pelo que entramos numa fase de cedencias. Opta por uma boa gráfica profissional e não numa gráfica para jogos. Procura por uma Board de Boa marca de gama média (cerca de 120 euros) que tenha FW e e-Sata. 4 Gigas de RAM (esquece as XPTO e caras feitas para OC e opta por umas baratas e fiaveis Kingston desde que sejam ECC) 1 Disco para sistema (pode ser que até já tenhas um por casa) e um Raptor para scratch, mais um externo (mais tarde vais comprando mais conforme as necessidades). Sobrou alguma coisa? ($$$) então gasta-o todo no melhor processador para o dinheiro que tenha sobrado.

Exemplo:

PNY NVIDIA QUADRO FX1700 512MB DDR2 PCI-E DUAL DVI €438.10
    SEAGATE 80GB SATA II 8MB €33.60
    WESTERN DIGITAL RAPTOR 74GB SATA 16MB €124.40
    WESTERN DIGITAL MY BOOK STUDIO EDITION II 1TB (RAID 0) €209.70
    INTEL CORE 2 QUAD Q6600 G0 (2.40GHZ) €161.4
    KINGSTON KIT 4GB ECC DDR2 800MHZ €82.80
    ASUS P5K WS €107.20

TOTAL 1157.20 euros

Ultrapassa ligeiramente o orçamento, mas se optares por um disco externo de 500 GB fica-te por metade do preço do de 1 TERA. Qualquer valor extra pode (e deve) ser gasto no processador.

Nisto esquecia-me de uma coisa... ups lol A drive óptica. por 20/25 euros há varios gravadores de DVD e não será tão importante quanto isso a escolha. Para orçamentos mais desafogados optaria por uma Drive gravadora de BD que ronda os 190 euros e sempre oferece a possibilidade de guardar trabalhos em discos de 25 Gigas que custam à volta de 10 euros cada. Importante para a Alta Definição.
    Caixa é conforme o gosto pessoal, e de fontes aí percebo pouco. Não vais jogar logo não gastes muito aí.

Claro que isto tudo pode ser conversa deitada fora se não for para edição a sério e for apenas para editar os videos das férias de verão.

Espero ter ajudado.

Última edição: 22 de Setembro de 2008
  7. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Eu poupava dinheiro retirando o Raptor (da geração anterior) e trocando por um de SP da nova geração WD/Maxtor. A performance fica parecida e poupa uns bons euros.
    Com o que poupa, eu subia o cpu do Q6600 para o Q9450/Q9550 devido ao aumento de cache para facilitar o processamento da informação.

8. erdnagama

erdnagama Power Member

Obrigado 214RLi pelas explicações,

nunca trabalhei com 3D e video, e duvido vir a trabalhar visto que não é a minha área, mas aprendi bastante com o teu post e aprender nunca é demais... :berlusca:

desculpem o offtopic

cumps

9. SuperTostaEmPo

SuperTostaEmPo What is folding?

Uma Quad ou um Fire tem sentido se o utilizador for ganhar dinheiro com o trabalho que vai fazer, se não nao fazem qualquer sentido gastar a quantia que qualquer uma delas custa.
    vesse muito nos forums de 3D pessoal com 8800Gt e a 4870 , por isso se for para aprender/faculdade e afins , acho que em termos de Performance/Gastos ficas muito melhor servido do que com qualquer uma das outras duas.
    De resto concordo em tudo com o que 214RLi disse.

10. Jovis

Jovis Power Member

214RLi eu tenho conhecimento dessas coisas todas... eu tou num curso de multimédia e sei tudo o que é necessário para construir uma boa máquina para edição de vídeo ou 3D. Esta configuração não é para mim, é para um colega meu, e ele não quer só uma gráfica que dê para as funções referidas mas também para jogos e etc... até mesmo a nível profissional um estudante que acaba de tirar o primeiro curso profissional da área nunca irá puxar o suficiente por uma gráfica dessas, por isso é que acho que uma hd4970 serve bem por enquanto, mais tarde se ele achar que as tarefas dele requerem uma gráfica melhor pode investir numa mais high-end!!

Em relação a RAM também acho que no mínimo 4GB... mas isso já é escolha dele, eu limitei-me a criar este post para ele ter várias sugestões de hardware!

edit:

a configuração que eu lhe propus foi:

Asus P5Q-E
    Corsair PC8500 4Gb XMS2 Dominator C5D (2x2Gb) DDR2
    Core 2 Quad Q9550 2.83GHZ FSB1333 12MB Cache 45NM Box
    PNY Nvidia Quadro FX1700 512MB DDR2 PCI-E DUAL DVI
    Seagate 500GB SATA II 32MB
    Corsair TX-750W
    Coolermaster CM690

fica a volta de 1230€
    o disco ele por enquanto cria 2 partições e depois quando poder comprar outro compra um raptor e usa o outro para armazenamento!

o cooler que vem com o processador é suficiente!? ou é melhor comprar um à parte?? eu estava a pensar numa Tuniq Tower 120 mas se o cooler do processador conseguir mantelo entre os 35-45º já não é mau!

Última edição: 23 de Setembro de 2008
  11. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

Ola

vai fazer OC?
    Se sim vale a pena comprar um novo..
    Se não vai fica pelo stock cooler que será suficiente

cumps

12. Jovis

Jovis Power Member

nop... então fica pelo stock! tkx

edit:

na descrição da board no site da asus diz: "ATI CrossFireX Technology"

isto pode ter alguma má influencia quando a gráfica é uma Nvidia!?

Última edição: 23 de Setembro de 2008
  13. erdnagama

erdnagama Power Member

tem zero!

cumps

Partilhar esta Página