Problema Pc "para-arranca" varias vezes, em cold-boot

Real_Life

Power Member
Bom dia

Já a muito que não passava por cá, seguido outras prioridades...
Infelizmente por este entrave preferia não cá passar... Mas lá teve de ser.

Ora bem, tenho uma torre montada por mim a 2 anos com as seguintes SPECS:
Caixa - NOX CoolBay
Mobo - Asus P5K Premium Wifi-Ap Edition
Processador - Core2 Duo E6750, 2.66Ghz, 4mb L2 Cache, 1333Mhz Socket 775
Ram - 4Gb em modulos de 1GB da Corsair - XMS2-6400 DHX 800Mhz DDR2
PSU - OCZ Stealth X Stream 600W
GPU - Original: Asus EN8600 GTS, Actual: Powercolor HD4830 512MB GDDR3
HDD - Corsair ssd 64GB
Mais uma placa de tv, leitor de dvd, e 3 HDD

De a um ano para cá tenho começado a ver, que o meu sistema esta a precisar de uns upgrades, nomeadamente de processador e ram,
Brincar com fotos em RAW e photoshops e afins deram para ver as limitações... Para jogar a 1680x1050, com anti-aliasings desligados, e sombras em médio/mínimo, chega bem.

Os sintomas do PC
Como dito no titulo, é mais do mesmo:
Ligo o PC a "ficha"
Carrego no belo do botão...
Liga, e vai abaixo num segundo
Volta a ligar, sozinho, e volta a cair.
As vezes ja se ouve o bip da mobo e o dvd a trabalhar.
Vai abaixo novamente,
Volta ao bip da mobo e ao dvd...
E voila.... Tal e qual carro que aqueceu e ganhou força para por o motor a trabalhar....
Só que isto não é um carro....

Pelo que tenho pesquisado:
Ou a PSU esta a dar no limite: o que acho absurdo, pois no inicio, arrancou bem, com as alterações de GPU e acréscimos de RAM continuou a ligar a primeira...
Ou a Mobo esta com problemas, que é o mais certo, mas só os mais entendidos me podem ajudar.
É problema de juntas, só pode, agora não sei é por quais das juntas começo por deitar fora...

O computador não teve este problema instantâneo derivado a alterações de hardware, foi de a uns meses para cá, e agora tem-se agravado...


Agradeço o tempo despendido a ler esta comédia :P
Abraços
 
Última edição:
Faz um teste às memórias, para começar. Se tudo estiver bem, experimenta actualizar a BIOS da motherboard. Depois disso, experimenta desligar TUDO da board, ligar apenas CPU, memórias e depois vais adicionando componente a componente para ver se identificas se é um componente que te causa isso.

Se depois disto tudo não chegares a conclusão nenhuma, pede uma PSU emprestada para verificar...
 
Obrigado Luka_ pela dica, ainda não fiz o teste as memorias pois não sei qual a melhor maneira de proceder,ligando e acrescentando uma a uma?

Esqueci-me de acrescentar o detalhe, que estando o pc ligado, ao suspender, liga-se a primeira como se nada fosse... Se o problema fosse da PSU isto já não aconteceria, certo?
 
Obrigado Luka_ pela dica, ainda não fiz o teste as memorias pois não sei qual a melhor maneira de proceder,ligando e acrescentando uma a uma?

Se usas windows 7, podes fazer o teste quando o windows inicia, carregas f8 que ele mostra-te um menu em que podes seleccionar o teste às memórias. Em primeiro faz um teste com todas. Se der erro, testa só com um par em dual channel. No par em que encontres os erro, faz uma a uma para ver qual é, mas isso não te livra de teres de comprar um kit...

Esqueci-me de acrescentar o detalhe, que estando o pc ligado, ao suspender, liga-se a primeira como se nada fosse... Se o problema fosse da PSU isto já não aconteceria, certo?

Creio que isso apenas iliba o cpu da causa provável dos problemas, logo, ao sair de suspensão, o cpu começa a mamar watts, e se aí não causa problemas, podes, sim, assumir que a PSU está ok...
 
a mim aconteceu me o mesmo. montei o pc novoem folha. instalei o SO, e nao arrancava. teste memorias, reinstalei o SO nada. so passou quando fiz reset com um jumper proprio da mobo fez so mais uma vez e ficou bom , nunca mais fez.a minha mobo e uma asrock z77 pro 4.se a tua nao tiver esse jumper tenta tirar a pilha uns segundos.
 
Boas. Tirei o cpu, limpei a board, arranca e mantém-se estável sem se desligar. Reponho o cpu, volta ao mesmo...Andei a procura de boards para substituir esta, e só encontro boards micro atx com 2 slots de ram ddr3... São raras as de 4 slots de:s
 
Pode ser problema da fonte, ou até mesmo no conector 12v da board. O meu AMD anterior a este C2D que tenho também fazia isso até que nunca mais ligou, foi a motherboard para o lixo.
Experimenta com outra fonte, pode ser que esteja aí o problema.
 
Eu também apontaria para a fonte. Se antes estava tudo bem, e de repente as coisas começam a dar para o torto, pode ser a fonte a dar as últimas. Que fonte tens, e há quantos anos a usas?

\w/

Edit: Já vi, tens uma OCZ Stealth X Stream 600W. Creio que deve ser das boas,... mas nunca se sabe...
 
Última edição:
Obrigado a todos pelas respostas e pela ajuda...
Como eram algumas variáveis e não tinha as fontes, boards, e afins para testes dirigi-me a uma loja de informática onde me propuseram testa-la e assim substituir o "problema"....

Veio-se a descobrir que era mesmo a fonte. Menos mal... que boards como esta já não existem a venda, cpu também não...

Agora já trabalha, com uma Corsair GS600, e um Deep Blue, a muito prometido, no cpu.

Abraços
 
Back
Topo