1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

PC para distribuir musica, videos e fotos pela casa

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por lbramos, 4 de Setembro de 2008. (Respostas: 6; Visualizações: 2098)

1. lbramos

lbramos Power Member

Boa tarde,

Precisava de ajuda para um projecto. O tópico insere-se aqui no home cinema, mas também nas redes e se calhar noutros... Como não sabia em qual colocar o post ficou aqui...

O projecto é o seguinte:
    - ter uma sala central onde estará um computador e que irá distribuir videos, sons e fotos pelas várias divisões de uma casa.
    - As divisões chegam a distanciar desta sala central 80 a 100 metros.
    - as imagens, videos e musicas sao para ser vistas em 5 ou 6 televisões
    - o objectivo é cada tv poder escolher o que quer ver
    - em cada sala existirá um comando Nevo S50 para controlar os vários dispositivos (www.mynevo.com)

A nível de questões:
    - para o sinal chegar às varias divisões, terá de ser transportado via cabo utp/rede. Que cabo escolher: CAT5E, CAT6, CAT7 ou mesmo fibra óptica? o CAT5e chegará para garantir boa qualidade de imagem se as 6 televisões estiverem a "puxar" video ao mesmo tempo?
    - Existem conversores de vga para ethernet (www.hallresearch.com), conhecem alguns cá em portugal? Será isto a melhor solução?
    - Qual o software indicado para isto?
    - Valerá apena um pc media center ou bastará um computador normal? Que mediacenters aconselham?
    - Nota importante: imaginemos que não há limite de dinheiro disponível... É melhor para ter uma solução de topo, o importante é ser completamente funcional!

Alguém tem ideias, sugestões ou já montou algo do género (nem que seja para duas televisões)? Estarei a pensar a estrutura erradamente? Há maneiras mais simples de o fazer?

Obrigado

2. lbramos

lbramos Power Member

Estive a pensar e qual das duas soluções será mais eficaz:

- Ter um pc central ligado directamente às televisões e ver os videos por ai
    - Ter um pc central ligado à rede e ter ligado a cada televisão umas daquelas caixas sem disco que apenas fazem a interligação entre o pc e a tv?

Alguém tem ideias?

3. Ajuda... mas pouco! :)

Boas. Bem eu não tenho conhecimentos para te auxiliar em algumas das perguntas que fazes mas vou opinar na mesma.

Eu tenho um PC a fazer de MediaCenter a correr o MEDIAPORTAL. Tenho os videos HD, fotos e Musica partilhadas na minha rede WIFI DRAFT N. Com esta rede, usando o portatil (com o mesmo programa) consigo aceder aos conteudos todos e ver noutra divisoria da casa sem problemas de quebra de streaming. E cada 1 pode ver uma coisa diferente.

Com o MEDIAPORTAL podes definir em que monitor queres ter o programa a correr, ou seja teoricamente se tiveres varias placas graficas com varias saidas, consegues definir o output para qual queres ( mas para isso terias que ter várias instancias do MEDIAPORTAL a correr). Agora o controlo dos programas separadamente não estou a ver como é possivel (o MEDIAPORTAL permite configurar que comando controla, logo terias que ter varios comandos associados, um a cada saida. Agora comandos que funcionem a 100 metros e apenas mexem-se no sitio certo deve ser dificil). Receptores remotos que so processam o video ( seja por lan,wifi ou fibra) desconheco.

Tlx o mais facil será, fazeres um servidor com tudo e fazeres x PC pequenos 1 para cada TV a correr o MEDIAPORTAL ou o MCE ou qq outra coisa. Poes tudo WIFI , ou entao passas cabo de rede de 1000.

Se souberes mais alguma coisa do teu projecto, tambem estaria interessado em conhecer mais detalhes. Eu actualmente só queria por o mediacenter a fazer de servidor de musica via wifi, mas ainda nao descubri nada sobre o assunto (receptores so de som).

Boa sorte.

4. saraivix

saraivix Power Member

Pro som...tens as WACS da Philips.

podem enquadrar-se no que pretendes pseudomastoideu

5. Fasth

Fasth Power Member

Boas

E se montasses um Windows Home Server? e depois pequenos pc a ceder remotamente.
    Eu vou experimentar logo que tenha o hardware, até pq já recebi da Microsoft um WHS trial de 120 dias.

Para musica tenho um SoundBridge que embora seja da marca Pinnacle é um ROKU a 100%.
    Acede ao meu miniserver caseiro (ainda não é um WHS).

FastH

6. pesta

pesta Power Member

O que eu faria, caso não quisesse ver filmes em alta definição seria: uma Apple TV (hackada) em cada divisão + par colunas JBL + Time capsule 1TB central (poderás eventualmente necessitar de repetidores wireless).

Não é uma solução excessivamente cara, é "limpa" e é extremamente atraente para ter num quarto em cima de uma cómoda. Se nalgum ponto quisesses alta definição, poderias por um Mac Mini e um cabo para esse ponto.

Última edição: 5 de Setembro de 2008
  7. lbramos

lbramos Power Member

Boas,

Pois, a solução parece-me que vai mesmo passar por cabo de rede pela casa toda e depois uns "media center extenders" em cada tv (apple tv ou outro semelhante).

Parece-me a solução mais prática e clean.

Para o som vamos usar equipamento da nuvo e distribuir através do som ambiente da casa. Claro que também ficará disponível através da apple tv ou dos aparelhos que utilizarmos.

Obrigado a todos,

Abraço

Partilhar esta Página