PC para Downloads - Alternativas Linux

Rexobias

Power Member
Boa Tarde a todos.

Tenho um PC em casa (PIV 3.6 com 4Gb Ram, e Gráfica, Som, e Lan Onboard, e dois discos - um pequeno de sistema e um grande para armazenamento) que uso como um PC só para Downloads exclusivamente. Ele tem estado sempre a trabalhar com Windowx XP e Windows 7 (variando quando faço uma limpeza ou mudo algum componente), e embora a performance com ambos seja satisfatória estava com vontade de experimentar uma distribuição Linux no mesmo pois tenho esperanças que melhore.

Além dessa esperança, tenho tido problemas com o PC em questão. Quando faço boot do sistema dá-me sempre erro no boot (mas ao seleccionar "Repetir" ele eventualmente entra). Já li que a solução passava por fazer uma reparação ao Boot, mas não resolveu nada. Estou esperançado que com Linux esse problema desapareça (o sistema funciona bem, apenas é chato no boot, e eu sou daquelas pessoas que fica incomodada quando as coisas não funcionam bem).

Adiante, sei tudo o que preciso e pretendo ter nesse PC em ambiente Windows, mas infelizmente, não estou a par das alternativas ou versões para Linux. Os programas são os seguintes:

- eMule
- uTorrent
- JDownlader
- PeerBlock
- Netlimiter

Sei que o JDownloader tem versão Linux. Relativamente ao eMule sei que existe o aMule. Sei também que muita gente acha o ed2k algo do tempo dos Afonsinhos, mas gostaria de saber se existem muitas diferenças do eMule oficial para o aMule, e se este último cumpre bem a sua função. A nível de Torrents ouvi falar do qBittorrent mas não faço a mínima ideia se é o melhor cliente para Linux, e tenho as mesmas dúvidas que referi no eMule VS aMule. Por fim, não faço a mínima ideia de qual a melhor alternativa para o PeerBlock nem para o Netlimiter.

Outra coisa, pretendia partilhar na rede a pasta onde são colocados os Downloads. Tenho que usar o Samba obrigatoriamente (que só usei uma vez há muitos anos), ou já existem outras soluções? Os outros PC's da rede são todos Windows, mas tinha interesse que a pasta partilhada pudesse ser acedida do máximo de dispositivos.

A minha última questão passa por saber qual a distro a usar. Estou a tentar criar uma versão do PC numa máquina virtual para testes com a última versão do Ubuntu, mas tendo em conta o que pretendo deste PC o que me recomendam? Já achei o Ubuntu mais leve do que acho actualmente.

Desculpem o longo texto, mas é preferível explicar tudo muito bem.

Obrigado pela atenção.
 
apresento-te o http://alternativeto.net/ é capaz de de ajudar a encontrar alterantivas ao software que procuras:

http://alternativeto.net/software/emule/?platform=linux
[URL]http://alternativeto.net/software/peerblock-/?platform=linux

[/URL]
Para o netlimiter não existe uma aplicação que faça isso, mas podes ler aqui: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=146541&page=1 e aqui http://superuser.com/questions/148663/app-or-apps-like-netlimiter-monitor-for-linux dasd

Quanto ao ponto de partilhares com o windows, a menos que ponhas esse PC a fazer de FTP server pela casa não estou a ver nenhuma alternativa a usares Samba.

Para a distribuição a usares: tenta 1º ubuntu e mint, se não gostares ou achares que é muito pesado para o que queres tenta debian+openbox que é o que tenho aqui (o meu sistema é praticamente igual ao teu, só menos Ghz e Gb de RAM).
 
Muito Obrigado.

Por enquanto já encontrei alternativas para todos e já as testei na máquina virtual, com a excepção do Netlimiter. O Trickle pareceu-me aquele que se aproxima mais do que pretendo, mas não descobri como posso criar um Schedule para que às horas X às Y limite, e nas restantes não o faça (deve dar para criar um script para isso, mas não sei como - noob no linux).

O MasterShaper pareceu-me interessante.

Tinha encontrado também o PyShaper, mas o seu site está offline e todos os outros sites redireccionam para o mesmo - mas pelos vistos o software também já está bastante desactualizado.

Quanto às distros tinha pensado também no Lubuntu, e/ou numa daquelas próprias para PC's antigos e minimalistas.

Obrigado pela atenção.
 
Última edição:
Distro, o Lubuntu cumpre bem a missão. Bittorrent, o transmission, que até pode ter um interface web para acesso remoto.
Partilhar ficheiros, penso que o mais simples será o samba.
 
Entretanto já desisti da ideia. Infelizmente a ausência de uma alternativa viável ao Netlimiter fez-me dar um passo atrás. Pode ser possível fazer o que pretendia, mas as dores de cabeça são demasiadas para o que é.

De qualquer maneira obrigado a todos pela atenção e tempo perdido comigo ;)
 
Muito Obrigado.

Por enquanto já encontrei alternativas para todos e já as testei na máquina virtual, com a excepção do Netlimiter. O Trickle pareceu-me aquele que se aproxima mais do que pretendo, mas não descobri como posso criar um Schedule para que às horas X às Y limite, e nas restantes não o faça (deve dar para criar um script para isso, mas não sei como - noob no linux).


Obrigado pela atenção.

Não sei exactamente o que pretendes mas o Crontab do linux permite-t agendares tarefas em função de vários parametros... google it pode ser a solução que precisas ...
 
o netlimiter pode ser feito pelo iptables e com o GUI Wireshark, no fundo é limitar o trafego de um interface do linux,
claro que não é facil e aconselho o Debian.
 
Back
Topo