PC Para Edição de Vídeo

pedro_fl

Power Member
Boas ppl,

Estou a pensar em comprar um PC para captura e edição de vídeo, que peças aconselham a comprar?

Agradecia que colocassem aqui as vossas configurações para que se pudesse discutir e chegar a uma conclusão.

Obrigado!
 
tou com pouco tempo.. mas investe em memoria RAM, e acima de tudo numa ezcelente placa grafica (na ordem de uma X1900) e um processador +-!!

Se é para comprares antes de sairem os novos AMD, aconselho-te a comprares intel.. 1 Dual core mediano.. uns 2 Gb ram (menos não) e tenta uma versão da gráfica com 512 Mb Ram!

Claro que depende do que estas disposto a gastar, pelo que se metesses aki o $$ disponivel. o ppl dá-te um aopinião mais precisa.. é k assim por alto.. é +- isto.. depois é 1 questão de gerir o $$ para 1 performance máxima no campo que queres!
 
Boas, obrigado pela resposta, vou tentar simplificar isto então:

Gráfica: +/- 300€

Processador: Que seja bom, mas não topo de gama.

Motherboard: Que suporte o Double DDR (+/- 200€)

Memória: 2x1GB DDR 400

Placa captura de vídeo: Não faço idéia dos preços.

Caixa: +/- 100€

Fonte de Alimentação: +/- 50€

Ou seja, não é para uso profissional de edição de vídeo, mas tb não quero uma coisa rasca, que esteja no meio termo ;)

Obrigado.
 
se puderes investe num opteron 175 ja é dual core e na é mt caro no ponto de vista do desempenho que produz-

grafica deves ir para uma Nvidia Quadro Fx 3450 de 256mb que é especifica pa esdição de
video.

ram não menos de 2Gb

e mete 2 discos raptor 150 gb 10200Rpm em Raid 0

o basico está aqui

o resto é contigo.

se precisares de ajuda manda sempre

:x2: :004:
 
sim, e o opteron 175 qt custa? é um bocadito puxadito .. à volta de uns 5oo€, nops? se nao.. onde o arranjo mais barato ;)

e a board? qual board?
 
Ai jasus as asneiradas que se lê...

Mas alguem leu a parte edição de video?

X1900 e Quadros para edição de video... A menos que ele estivesse a pensar usar efeitos 3D manhosos (si, pq a qualidade dos fx 3d realtime das placas 3d mesmo de topo é no minimo duvidosa) a placa gráfica vai fazer pouco ou nada. A menos que ele use um chasso tipo uma S3 Pci, vai ser igualzinho ao litro...

Uma gfx para edição de video a unica coisa que precisa é dar imagem e ter um fillrate que aguente a resolução que ele usar. Prai 80% das placa low-end do momento estão nessas condições...

pedro_fl:

CPU: Nunca chega ou é demais. Ponto final. Logo, compra o que puderes. Dependendo do estilo de edição que faças precisa de mais ou menos CPU. Já fiz boxes com Durons 800 para edição de corte/colagem e boxes AMD64/P4 para os freaks das transições. Depende do teu tipo de trabalho. Por estranho que pareça, quanto mais pro era o cliente, menos cpu a box tinha, pq pros usam fades, fx é pra casamentos ,)

Motherboard: Compra uma estável, mesmo que tenhas de scrificar algumas "especialidades". Queres uma coisa que trabalhe bem todos os dias, não uma que trabalhe muita bem quando quer.

Ram: Para edição, 1GB devia chegar e sobrar para tudo e mais alguma coisa. Se fores fazer compositing, com After Effects, Combustion ou algo semelhante, então a Ram nunca vai ser que chegue, compra o que puderes.

HD: A velocidade dos ditos pode nem sempre ser relevante. Antes de largar $$$ num Raptor eperimenta com um Seagate/WD 7200 80GB normalissimo. Se achares que chega, compra mais, se não chegar sempre serve para o pagefile do windows e outros ficheiros temporários ,) Atenção, não compres HD's grandes, pq pagas no speed do animal. 80GB costuma ser o turning point, mas pode variar. Qqr maneira, a menos que prtendas editar uncompressed 80 é uma porrada de espaço. E ter n discos para n projectos independentes é regra geral mais fléxivel.

Gfx: É simples. Se é mesmo edição, até uma 6200 rasca te chega. Se o PC vai ser usado para outras coisas, tens de decidir tu.

Caixa: Eu gosto desta para o fim em vista. Razão? Tens uma 120mm colada aos HD's, o que em edição de video é a tua prioridade. Um HD 7200+ em funcioamento continuo vai aquecer. E a maior parte deles não foram feitos para suportar o tal aquecimento de modo continuo. A tua preocupação é precisamente mantelos tão frescos quanto possivél. Histórias de terror sobre HDs com projectos que pura e simpelsmente pifaram por sobreaquecimento já lhes perdi a conta.

Fonte: Compra o melhor que puderes, vai ser um componente que vai ter sempre de trabalhar em condições.

Quanto a placa de cap/edição, os teus preços vão variar como doidos. Entre as placas firewire decente e simples, passando por uma que tambem faça analógico até uam que permita multistream processing por hw, tens um leque vasto de opções. Qual é a tua opção vai depender do que faças e do que realmente precisas.

Muito sinceramente, não gastes $$$ ao pacote. Para perguntares por um sistema desses é pq não tens exp pessoal. E assim tbm não tens um ponto de referência em termos de necessidades. Tenta montar uma coisa boa e que te permita expandir, se e quando, descobrires quais são essas necessidades reais.

Edit: Investe num monitor. Quanto maior melhor. Quanto mais resolução melhor. E tem de fazer essa res acima dos 85Hz, senão pagam os teus olhos. As apps de video gostam de espaço. Muito mesmo. TFT's, a menos que sejas muito abonado de $$$ esquece. Ou não têm resolução que chegue, ou as cores são duvidosas, ou a imagem em si é duvidosa. Claro que como referi, se tens $$$, no problemo, tens uma ofertas muito boas. Claro que entraste tbm no mercado pro, logo, espera preços pro ,)
 
Última edição:
/\
|
|
|
|
MAI NADA! :P

Tenho alguma experiencia em Vídeo e Pós-produção , e como refere em cima o ShadeX, se tiveres em conta tudo aquilo, tens maquina pra fazer uns bons trabalhos em casa...a menos que estejas a pensar em utilizar material pró, tipo filmagens de uma ARRI ou algo do género! :-D
No fundo, desde que tenhas disco e Ram pra te aguentar o esforço e peso do software e do video...o resto é uma questão de paciência, mesmo num Pentium 3 a 1Ghz (ainda n há muito k passei por isso!)...É a tal máxima: No Premiere em vez de veres "Composing video: 2 hours" , passas a ver: "Composing video: days" . hehehe
 
atlante disse:
ShadeX isso tá um tutorial à maneira... compliments

Nope, na ta, mas thx na mesma. Para ser um tutorial em condiçoes tinha de ter prai 10 página. É uma area com muitas variavéis, que por norma so caso a caso é que dá para analisar.
 
o que o Shadex disse anteriormente é correcto

a questão aqui é quanto podes gastar numa placa de captura de video pois esta é a ferramenta principal de trabalho, vais usar mais firewire? acho que sim, por certo vais usar minidv, logo é fundamental veres que tipo de entradas / saidas necessitas. (firewire, E/S composto, S-Video)

por isso tens varias hipoteses, ou vais para uma solução mais barata onde prescindes de visualização em tempo real dos efeitos servindo apenas para captura, ou apostas numa placa que te permite realizar efeitos em tempo real , alem de logo no inicio da captura para pc permitir que sejas tua decidir que compressao queres para o filme,coisa que as placas mais baratas nao fazem, poupando desde logo imenso espaço em disco e sobrecarregando menos o pc.

Como deves imaginar os preços podem ir desde 50 euros ate.......

dá uma vista de olhos nas placas da pinnacle, tem algumas soluçoes que podem ser interessantes para ti.
por experiencia sei que optar por algo mais barato é o caminho errado, porque com o tempo ficamos mais exigentes e queremos ver resultados na hora, porque o tempo é coisa que passa a voar na edição de video.
por isso aposta em algo a médio longo prazo se possivel.
 
the nephilim disse:
por experiencia sei que optar por algo mais barato é o caminho errado, porque com o tempo ficamos mais exigentes e queremos ver resultados na hora

Discordo disso. Com o tempo fiquei mais exigente sim, mas na qualidade. Dai que atm olho para tudo o que diga RT e tenha um placa agarrada com um sorriso sarcástico.

RT em condições, só mesmo high end, e estamos a falar de muito high end.

Sejamos realistas. Para 2D (inclui correção de cor) não deve haver CPU atm que não se desemerde com um stream só. Para 3D, ou tens RT consumer/prosumer que é de chorar a rir de tão mau que é ou tens RT high end que mal podes pagar.

E em breve para edição vais ter o que tens já á séculos para 3D e compositing, distributed rendering. Precisas de mais power? Mais uma box. Ad nauseum.

Mas prontos, eu sou freak da qualidade e não do speed... só não tenho é $$$ para uncompressed... :D
 
Discordo disso. Com o tempo fiquei mais exigente sim, mas na qualidade. Dai que atm olho para tudo o que diga RT e tenha um placa agarrada com um sorriso sarcástico.

eu tb sou exigente com a qualidade, mas tb com o tempo, e tal como tu sabes , no inicio quando começamos a trabalhar em video, á medida que avançamos e nos aperfeiçoamos, queremos ver as coisas, é neste ponto a que refiro, porque as vezes paciencia é coisa que falta.......

é claro que RT decente tens de investir e nao é pouco, mas existem soluçoes actualmente, que permitem ter uma relação qualidade \ velocidade ja aceitavel para quem se inicia e sem ter de, passado pouco tempo, investir de novo em mais equipamento, ou seja, rentabilizar ao maximo um equipamento. e é por isso que referi as placas da Pinnacle. e nao da Matrox.
Mas se o intuito é apenas o uso nao profissional e para explorar de inicio sem compromissos, uma placa firewire chega.
 
ShadeX disse:
Ai jasus as asneiradas que se lê...

Mas alguem leu a parte edição de video?

X1900 e Quadros para edição de video... A menos que ele estivesse a pensar usar efeitos 3D manhosos (si, pq a qualidade dos fx 3d realtime das placas 3d mesmo de topo é no minimo duvidosa) a placa gráfica vai fazer pouco ou nada. A menos que ele use um chasso tipo uma S3 Pci, vai ser igualzinho ao litro...

Uma gfx para edição de video a unica coisa que precisa é dar imagem e ter um fillrate que aguente a resolução que ele usar. Prai 80% das placa low-end do momento estão nessas condições...

pedro_fl:

CPU: Nunca chega ou é demais. Ponto final. Logo, compra o que puderes. Dependendo do estilo de edição que faças precisa de mais ou menos CPU. Já fiz boxes com Durons 800 para edição de corte/colagem e boxes AMD64/P4 para os freaks das transições. Depende do teu tipo de trabalho. Por estranho que pareça, quanto mais pro era o cliente, menos cpu a box tinha, pq pros usam fades, fx é pra casamentos ,)

Motherboard: Compra uma estável, mesmo que tenhas de scrificar algumas "especialidades". Queres uma coisa que trabalhe bem todos os dias, não uma que trabalhe muita bem quando quer.

Ram: Para edição, 1GB devia chegar e sobrar para tudo e mais alguma coisa. Se fores fazer compositing, com After Effects, Combustion ou algo semelhante, então a Ram nunca vai ser que chegue, compra o que puderes.

HD: A velocidade dos ditos pode nem sempre ser relevante. Antes de largar $$$ num Raptor eperimenta com um Seagate/WD 7200 80GB normalissimo. Se achares que chega, compra mais, se não chegar sempre serve para o pagefile do windows e outros ficheiros temporários ,) Atenção, não compres HD's grandes, pq pagas no speed do animal. 80GB costuma ser o turning point, mas pode variar. Qqr maneira, a menos que prtendas editar uncompressed 80 é uma porrada de espaço. E ter n discos para n projectos independentes é regra geral mais fléxivel.

Gfx: É simples. Se é mesmo edição, até uma 6200 rasca te chega. Se o PC vai ser usado para outras coisas, tens de decidir tu.

Caixa: Eu gosto desta para o fim em vista. Razão? Tens uma 120mm colada aos HD's, o que em edição de video é a tua prioridade. Um HD 7200+ em funcioamento continuo vai aquecer. E a maior parte deles não foram feitos para suportar o tal aquecimento de modo continuo. A tua preocupação é precisamente mantelos tão frescos quanto possivél. Histórias de terror sobre HDs com projectos que pura e simpelsmente pifaram por sobreaquecimento já lhes perdi a conta.

Fonte: Compra o melhor que puderes, vai ser um componente que vai ter sempre de trabalhar em condições.

Quanto a placa de cap/edição, os teus preços vão variar como doidos. Entre as placas firewire decente e simples, passando por uma que tambem faça analógico até uam que permita multistream processing por hw, tens um leque vasto de opções. Qual é a tua opção vai depender do que faças e do que realmente precisas.

Muito sinceramente, não gastes $$$ ao pacote. Para perguntares por um sistema desses é pq não tens exp pessoal. E assim tbm não tens um ponto de referência em termos de necessidades. Tenta montar uma coisa boa e que te permita expandir, se e quando, descobrires quais são essas necessidades reais.

Edit: Investe num monitor. Quanto maior melhor. Quanto mais resolução melhor. E tem de fazer essa res acima dos 85Hz, senão pagam os teus olhos. As apps de video gostam de espaço. Muito mesmo. TFT's, a menos que sejas muito abonado de $$$ esquece. Ou não têm resolução que chegue, ou as cores são duvidosas, ou a imagem em si é duvidosa. Claro que como referi, se tens $$$, no problemo, tens uma ofertas muito boas. Claro que entraste tbm no mercado pro, logo, espera preços pro ,)


Nao tenho mais anda a acrescentar...faço edição de video. e como podem ver pelo meu sistema tenho la peças especias...mas eu abuso dos efeitos do adobo premiere pro....
O ShadeX descreveu o que um istema precisa, agora tens de ser tu a pensar qual vai ser a base do teu trabalho, se a fazeres rendering aos efeitos(precisas de cpu+memoria+grafica), ou so fazer cortes e colagens...
Tudo depende disto.
Quando comecei nisto usava um 1.6 com 768 de ram e uma matrox G400...
Não era rapido, mas para quem so fazia ediçoes sem efeitos era o suficiente.
Lembrem-se que nos dias de hoje só é preciso um grande pc, para quem use maya ou qualquer coisa assim.
Abraço.
 
Já agora, o produto final é um DVD?

BetaCam SP? SX? Digital?

Pretendes fazer o belo do print to tape ou só print to file?

Senão uma plaquinha capaz de trabalhar em componentes ou até SDI era capaz de ser boa ideia...


EDIT: Se for pra trabalhar pra DVD's nada melhor que comprar um G5, com um pco mais de memória e o Final Cut...
(pró resto tmb, mas pronto..)
 
Última edição:
Boas ppl,

Em primeiro lugar, gostava de agradecer a todos as vossas respostas, eu não percebo nada de edição de vídeo, por isso agradeço TODA a ajuda que tenham dado ou possam dar ainda.

Fiquei muito mais esclarecido depois das "dicas" do Shaderx, o que foi uma grande ajuda.

O que eu quero é uma máquina, que não seja má, mas também não Pro, ou seja, não qero gastar nem pouco nem muito, o suficiente para durar uns 2/3 aninhos sem desactualizar MUITO, hehe.

Agradecia, então que me aconselhassem com modelos específicos para montar o bichinho ...

Muito obrigado por tudo ppl, estão a ser fantásticos!!!
 
Acho bastante fixe o tutorial (tamos sempre a aprender)do ShadeX mas so trocava uma cena... para a caixa preferia uma Aerocool Extreme Engine 3T, que leva uma fan de 140mm à frente e uma 250mm de lado. já fica mais fresquinho para os disco e resto dos componentes.
 
Hmmm, não conhecia... Mas se se arranjar aos ~$100 das reviews, é de considerar... Pena os leds, mas isso deve dar para desligar :D
 
Back
Topo