• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo PC para Home Server

rffa

Power Member
Olá a todos,
Estou a construir um Home Server e queria alguma ajuda.

Atualmente tenho:
  • Huawei HG8247Q (router da vodafone);
  • Raspberry Pi 3 (com Home Assistant OS que será migrado para este servidor)
  • 1 TP-Link TL-SG105S
Para já estou a pensar continuar com o router da vodafone, visto que não sou um expert em redes, mas conto em trocar o router no futuro.


=============================================
Inicio do Questionário
=============================================


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
250, 400 no limite se justificar. O quanto antes.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

PC completo.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) AdGuard
b) WireGuard
c) HomeAssistat OS
d) Jellyfin ou similar (4k transcoding para 2 minitors/TV's pelo menos)
e) NextCloud ou similar
f) Frigate ou MotionEye (2/3 ip cams)
Estes são os meus requesitos principais, no entanto planeio usar também como servidor web para testar as minhas aplicações, (sou web developer).

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
Assim que sentir necessidade.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

Nada a referir.

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?

Não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> silêncio

b. Processador (Intel ou AMD)
> Intel, pelo que vi é melhor para as minhas necessidades.

c. Motherboard (chipset, formato)
> Não sei.

d. Memória RAM (quantidade, velocidade (MHz), latência (CL))
> Minimo 16Gb DDR4

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
> Integrada

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> Minimo 500Gb SSD, mas gostava de adicionar mais HDD como storage, mesmo que externos.

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> silenciosa

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Não

8a) Caso já tenhas monitor, indica o monitor que tens (para os users averiguarem se é um monitor adequado ao resto dos componentes e para o uso que lhe vais dar)

Desnecessário.
9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wi-fi, Bluetooth, Drive DVD)?

Sim, pelo menos 1 LAN, mais que 1 pode dar jeito.

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?

Não.


11) Contexto, comentários adicionais.


=============================================
Fim do Questionário
=============================================
 
Dependendo da storage que precises/queiras, isso influencia muito a escolha da caixa.

Se for só servidor (sem HDD's), diria que te safas bem com um daqueles N100 chineses, para o uso que tens aí descrito.
 
@pesta 500Gb devem chegar para bastante tempo, mas adicionar mais GB dava jeito, não consigo fazer isso se necessário adicionando um disco externo a uma porta USB? (mesmo que diminua a velocidade te transferências)
 
Consegues, eu referia-me a quereres também um NAS (com discos de 3.5").

Há modelos que suportam dois NVME, mas sinceramente eu comprava logo um de 2tb e não pensava mais no assunto, arranjas a 125-130 euros.
 
M90Q da Lenovo, encontras usado na Europa por 200€, tem slot PCIe x8. CPU é com socket, 2 slots de RAM, e tem 2 slots m.2 (penso que de origem para ter 2 tem de ser o M90X, mas dá para adicionar o segundo slot se souberes soldar).

RAM tem 2 slots também, suporta até 64GB.
 
Andei a ver um HP ProDesk 600 G5 DM com CPU i5 9500T, 16GB de RAM e 256 SSD, um bocado pouco de disco, mas tenho a possibilidade de adicionar mais porque tem slots para tal. Custa à volta dos 290 recondicionado, mas não me parece má opção.
 
Se vais usar jellyfin ou Plex o igpu é melhor, e tens melhor performance no geral como é óbvio..

Para te dar um ponto de referência, tenho um i7-9700, e a utilização de CPU com VM: OMV e home assistant, LXC: qbittorrent, jellyfin, pihole, anda pelos 2-3%, com o i5-8500T andava pelos 6-8%.
 
Se vais usar jellyfin ou Plex o igpu é melhor, e tens melhor performance no geral como é óbvio..

Para te dar um ponto de referência, tenho um i7-9700, e a utilização de CPU com VM: OMV e home assistant, LXC: qbittorrent, jellyfin, pihole, anda pelos 2-3%, com o i5-8500T andava pelos 6-8%.
Tens um setup semelhante ao que eu quero. Qual te referes ao iGPU? Ambos tem GPU integrada.
 
Sim, estava a falar do iGPU, pensava que a 10ª geração já tinha a UHD750, mas afinal o 10500T ainda usa a UHD630 tal como a 9ª geração.

Não diria que valha a pena a diferença de 100€ assim sendo, porque a performance será idêntica.
 
Também achei mas pelo sim pelo não perguntei. Acho que vou avançar com o 9500T. Se sentir necessidade de mais no futuro posso sempre criar um cluster ou vender este e arranjar um melhor.

Obrigado.
 
Back
Topo