• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo PC para jogos 4K e VR

MEIA

Power Member
=============================================
Inicio do Questionário
=============================================


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

A compra deve de ser feita à medida que os componentes vão estando em stock

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
PC completo

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar)

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
Quantos mais anos durar, melhor.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

Vou aproveitar o meu computador actual para outra divisão. Se der até queria fazer stream de jogos a partir do computador que quero comprar.

6) Vais fazer Overclock?
Não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> Phanteks Eclipse P500A Preta

b. Processador (Intel ou AMD)
>AMD Ryzen 9 5900X

c. Motherboard (chipset, formato)
>MSI MAG B550 TOMAHAWK

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
>Crucial Kit 16GB (2 x 8GB) DDR4 4000MHz Ballistix MAX CL18

e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
>Asus GeForce® RTX 3090 TUF Gaming 24GD6X

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
>SSD Crucial P1 1TB 3D M.2 NVMe


g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
>Seasonic Prime Ultra 1000W 80+ Titanium

11) Contexto, comentários adicionais.
Queria ter a certeza que tudo é compatível.
Outro aspecto é que sei que estes novos processadores da AMD gostam de uma certa quantidade de ram sticks e velocidade, mas não consigo encontrar o que é melhor para este caso. Alguma ajuda ?
Quanto tempo poderá demorar a nvidia lançar a 3080 20GB ? Com certeza que a 3090 deixa de compensar e será um pouco mais barata.
Gostaria que o computador fizesse o mínimo de barulho possível quando estou no browser/idle.
=============================================
Fim do Questionário
=============================================
 
Como vi relatos de as 3090 mandarem fontes menos potentes a baixo, tentei encontrar uma que se aguenta-se, parece que tem que ser de 850W para cima.
Em relação a trocar a 3090 por uma 3080 fico com receio de só ter 10GB para 4K e VR. Tenho que ver melhor a opção da AMD, sei que já vem com bem mais de 10GB e é uma brutamontes em performance.
E em relação à RAM ? Velocidade e quantidade de sticks aconselhados para esta Motherboard e processador ?

Obrigado pela ajuda !
;)
 
, parece que tem que ser de 850W para cima.
Não tem que ser nada de 850W para cima e quem te disso isso não percebe nada...
Basta veres nas reviews o consumo todo de um sistema com a 3090/3080 mais overclock do cpu consome à volta de ~550w, logo uma fonte de 750w é o ideal. Aliás como nem vais fazer overclock ao cpu até uma de 650w chegava mas leva a de 750w (ex: seasonic focus gx750w)

Não te preocupes com os 10GB de VRAM. Haverão eventualmente jogos que possam precisar de mais de 10GB com certos settings mas 10GB de VRAM permitirá jogar esses jogos na mesma com bom detalhe e gráficos basta não abusar nas texturas. Não se justifica estar a pagar mais 700€ por + VRAM e uns míseros 10% de performance extra.

Na RAM umas de 3600Mhz cl16 são o ideal, não precisas de mais de 16GB de RAM. Se precisares, podes sempre adicionar mais tarde.

No CPU se realmente só vais jogar a 4k mais vale levares o 5600X tem a mesma performance que o 5900X a 4k e é mais barato.
 
Eu vi algures que o Gamer Nexus, JayzTwoCents e acho que até o Linus tiveram problemas com fontes abaixo dos 1000w e a 3090. Não sei se a coisa ficou resolvida. Reportaram problemas estranhos até mudarem de fonte de alimentação.
Sendo assim vou para o que aconselhas, poupo um pouco e faço updates mais regularmente.

Obrigado pelas dicas!
 
Back
Topo