PC para Modelação/projecto 3D

Alex_R

Power Member
Boas. Peço desculpa s o tópico é mt repetido, mas no meu caso não tenho certezas e como não sou nenhum "expert " na matéria gostaria de ouvir as vossas opiniões e ajudas. :)

Preciso de um PC para modelação 3D, e claro alguns jogos (nada de ultima geração). A meu ver acho que para modelação 3D o PC terá que ser equilibrado e o mais potente possivel em todos os aspectos, uma vez que a modelação tem muito calculo matemático (processador), "puxa" muito pela gráfica e tb pelo disco uma vez que está constantemente a escrever muitos MB para ele. Infelizmente não posso comprar nada de ultima geração. :headsh:

A configuração que tinha em mente é a seguinte:

Processador--> Intel core 2 duo E6600 225€ (onde pretendo gastar mais)

MotherBoard--> Gigabyte GA-965G-S3 150€ (Não sei a diferença entre esta e a GA-965P-s3 mas gostava que desse para Quad)

Memória--> Gskill 2 x 1GB DDR2 6400 CL5 800Mhz 160€

Gráfica--> Xfx Geforce 8600GT 620M 256mb Directx 10 Modelo PV-T84J-UDD3 145€ (acho que não é grande coisa mas pelo preço... e directx 10...)

Disco--> Western Digital WD740ADFD - Disco Rígido 74Gb 10k Sata 10 000 Rpm 165€ (não sei s terá vantagem de ser a 10k, para armazenar ja tenho outro)

Caixa--> 30€

Fonte--> LC-POWER 550W 45€ (acho suficiente)

Drive DVDrw--> LG 35€

TOTAL------------------> 955€

Se pudesse gastar menos, melhor, se puder gastar o mesmo mas ficar com um PC superior, melhor ainda!!

Obrigado e peço desculpa pelo testamento. :-D
 
Última edição:
Boas,

Talvez um radi0 de 2 WD 160gb sata2 dum só prato valesse mais a pena do que o raptor. A mesma ou melhor performance, mais silêncio, mais espaço e mais barato.
Se fores fazer OC talvez por apenas mais uns euros umas mems melhores, agora andam baratas.
Talvez uma LC Power Green, por pouco mais ficas com uma fonte mais eficiente e poupas em médio/longo prazo.

Depois um cooler silencioso (e bom se fores fazer OC) e uma caixa um pouco mais cara pode ajudar-te a manter o teu pc mais fresco. Esta é um must have, muito boa para o seu preço.
LIAN LI PC7 BLACK REV 3 - FAN LATERAL 120MM - 110eur

Cumps
 
motherboard talvez uma Ebga 680i LT.. por mais 50€, melhor q a gigabyte, preparada para quad, etc.. ou então até uma Asus 650i Sli(120€) deve de chegar para isso.. de resto acho q ñ mudava mais nd..
 
Pois, o problema é que eu não percebo quase nada de raid e ainda menos de OC. O pouco que sei aprendi aqui =)
E pelo que vi, os discos de 10000 rmp conseguem tempo de leitura e de escrita de quase metade em ralação aos de 7200rpm, mas isto pode ser tudo mt teórico ou nem se aplicar com os processadores actuais!!
Quanto á memória tb não percebo nada da cena do "LC 5-5-5-15" ou lá o que é isso de LC. Como dá para ver sou maçarico e baseio-me nos preços o no que leio.

Muito obrigado pelos concelhos =) Vou ver o que consigo fazer!!

Se quiserem/poderem agradeço todos os conselhos que me poderem dar =D
 
isso de 5-5-5-15 e o tempo de cada ciclo e o tempo de leitura, etc!
quanto mais baixos melhor (isto se forem ambas 667mhz ou 800mhz!)
do pc que puseste so trocava as mems por umas team elite ddr 800mhz (2x1gb) e a board por uma asus p5b deluxe!(dentro desses preços)
de resto ta mt bom, talvez nao precises do disco de 10000rpm, mas vale a pena dois discos da seagate em raid0(escrita perpendicular)!

de resto, tens ai um grande sistema( aproveitas e compras um grande cooler por 45 euros e fazes overclock ao pc!!!--> o pessoal ajuda-te no Overclock se for preciso!!>)
 
=) Epá... Muito fixe!!

Acho que vou fazer isso, tenho é que esperar mais uma semana ou duas, mas até lá tirando os processadores acho que os preços não vão mudar mt.

E já agora qual é a diferença entre as boards? Essa tb dá para quadcore??
E a placa gráfica, já vi pessoal dizer que teve probs com ela!! Será boa??
Mais uma vez obrigado =D
 
Última edição:
Tendo em conta o proposito principal do computador, talvez seja melhor repensar o processador.
Podes obter melhor desempenho, a um preço bastante inferior com um AMD Athlon 64 X2 Dual Core 5200+ (sAM2)
Aqui fica algo bastante esclarecedor:
imageview.php
 
Última edição:
deixa-te tar no conroe e6600 que ficas muito bem servido!
eles em stock sao iguais em performances, mas depois o conroe overclocka bem mais!!!
(por pena minha ja que tb possuo um amd x2 4200 am2, que e um grande cpu!)
 
DARKiller viste o link q coloquei???
Mesmo assim achas que fica melhor servido com o E6600???
Se o X2 5000+ tem um desempenho muito superior ao E6700...e a diferença entre o X2 5200+ (que é superior ao X2 5000+) para o E6600 (que é inferior ao E6700, em termos de desempenho) ainda é maior...porque é que alguem que procura um PC para modelação e desenvolvimento de projectos em 3D, ficaria melhor servido com um processador de inferior desempenho, ainda para mais quando essa pessoa afirmou que "não percebe nada de OC"???


Cumps
 
nao percebe, mas podera vir a perceber!
a cena e que tb no geral o conroe e melhor!
eu gosto muito da amd e sei que sao melhores em desenho, mas os conroe tb sao mt bons!
 
Última edição:
Olhando para a comparação que tem no link que coloquei é um bocado dificil de imaginar um E6600 a bater o desempenho de um X2 5200+, mesmo que esse E6600 funcione em OC...também não percebo grande coisa de OC mas para obter tamanho incremento de desempenho, eventualmente terá de gastar bastante dinheiro em equipamento de "cooling", não???
Para um processador que é mais caro á partida e ainda irá ter de investir em material para o arrefecer, para obter um desempenho que á partida desconhece e não se sabe se será superior...não parece um investimento "contra-natura"???
 
os conroe ja deram mais que provas de serem melhores neste moneto que os AMD, e fazem um OC de 70% ou mais.
por isso eu ia para os conroe agora!para arrefecer bastava um tuniq tower (45euros) e resolvia o assunto!
 
Um E6600 são no minimo actualmente 225,00€ + 45,00€ (para "cooling") = 270,00€
Um X2 5200+ são no minimo actualmente 168,80€
A diferença entre os dois no total é de 101,20€.

O E6700 obtem 130 "pontos" em "3D Creation"
O X2 5000+ obtem 312 "pontos" em "3D Creation"
A diferença entre os dois é de 182 "pontos", contra o E6700.
Neste caso nem dobrando o desempenho o E6700 chegará ao nível, do X2 5000+


São factos interessantes...
 
Agora fiquei confuso e indeciso... Só vendo outros testes, não me queria basear num só!!! Mas até acho que pode ser verdade... Tenho que tentar analizar isso =)
 
Última edição:
Quanto ao processador, nada como procurares mais informação, ou mesmo criares, caso não haja, um tópico especifico, para comparar os dois processadores, dizeres o que pretendes e esperar que haja alguem que ajude.
Agora quanto á gráfica talvez seja melhor fazer um esforcito, porque "3D" está muito dependente da gráfica, e optar por algo tipo:
eVGA GeForce 8800GTS 320Mb (PCI-E)
e com isto uma fonte mais potente.

Daí que secalhar o orçamento para o que se pretende seja curto.
 
Sim não te fies num só teste, ainda por cima aquele não especifica... 3d creation... existe muito software, muitos processos. E foi o primeiro que vi com aquele tipo de resultados. Tens aqui mais:
tomshardware.com-3dsmax
tomshardware.com-multitasking
ambos com o E6600 e o X2 6000, o E6600 é mais barato, e este comparativo é em stock, depois o conroe clocka muito mais

Outros:
xbitlabs.com
é pena só ter até ao X2 5000 mas sempre pode ajudar

preços

É verdade que ao baixar os preços também a AMD tá um pouco mais competitiva, e em modelação 3D até se aproximam um pouco um do outro, mas como sempre fazes outras coisas no PC e como com intel facilmente fazes OC compensa muito mais.

E OC moderado não fica muito caro, basta um bom cooler po cpu que custa 45eur, a tua fonte aguenta e se fores para uma caixa com boa refrigeração rende ainda mais (e mesmo sem OC e indo para AMD são sempre coisas que se devem ter, boa refrigeração na caixa e bom cooler po cpu). Claro que com OC moderado não tens 70% de OC, para isso é preciso uma motherboard muito boa e/ou comprar bons coolers para a mesma, ter sorte no cpu que sai e perder muito tempo a aprender e a mexer naquilo. Mas 30%, 40% deves conseguir facilmente caso queiras tentar e sem muito esforço.

Eu próprio vou ver se compro um novo sistema, para modelação 2d, 3d, rendering, edição de imagem, muito multitasking e vou-me apenas iniciar agora em OC e vou para intel. Parece-me que de momento é a melhor aposta.

Uma outra configuração:

LC POWER 550W SILENT GREEN POWER PCIe € 50

CORE 2 DUO E6600 2.4GHZ FSB1066 4MB CACHE BOXED € 225.00

ASUS P5N-E SLI NVIDIA 650i SOCKET 775 € 115.00

GSkill DDR2 2x1024MB PC2-6400 (4-4-3-5) HK € 181.00

2x WESTERN DIGITAL 160GB SATA II 8MB CACHE 1600AAJS € 120

WESTERN DIGITAL 320GB SATA II 16MB 3200AAKS € 119.90

XFX 8600GT XXX EDITION 620MHZ 256MB PCIe € 166.60

LG DVDRW GSA-H42N PRETO OEM € 35.90

LIAN LI PC7 BLACK REV 3 - FAN LATERAL 120MM € 110.00

TUNIQ TOWER € 45

Um pouco mais de 1100eur mas ficas muito bem servido.
Uma boa motherboard a um excelente preço e boa para OC.
O E6600 versão box (vem com o cooler de origem que não presta), pode ser que depois haja a versão OEM que talvez seja menos 10eur.
Aquelas memórias são muito boas, têm grandes tempos e grande preço e também dão para OC. Claro que se quiseres poupar, podes ir para umas diferentes, umas TEAM ELITE 2GB 2x1GB DDR2-667 DUAL CHANNEL a 130eur, por exemplo, mas eu iria para as HK ;)
Uma LC power com boa eficiência e aguenta o sistema.
Dois discos para raid0, na loja podem fazer-te isto e dar-te umas dicas para evitar teres problemas, mas fica mais silencioso, rápido e barato do que o raptor. Se vais para um raptor e queres silencio, lá vais ter de gastar guita em coisas para o calar. E raptor num orçamento em que queres poupar se possível não vale a pena.
Um disco para guardar dados, não se deve deixar no raid0 (o único senão de raid0 é a maior probabilidade dos dados irem à vida, passa para o dobro mas que continua a ser muito baixa). Caso queiras poupar aqui, podes comprar um mais pequeno para guardar as coisas. Mas isto também é bom po sacanço ;)
Uma gráfica dx10 gama média, bom preço pa performance, mas se não comprares já já o sistema é coisa para ver como saem as novas da ATI.
E aquela excelente caixa ;)

E isto comprado numa boa loja tipo ***** vem muita bem configurado, pode ser que te ponham já um OC moderado a bombar, caso fiques a perceber como funciona radi0 (basta googlar um pouco) podem deixar-te isso também a bombar e ficas com uma excelente máquina.

Caso queiras mesmo poupar, vai para um E6420 menos 40eur, Team Elite 2gb a 667 menos 50eur, encontras uma loja com Hitachis 80gb sata2 menos 40eur no conjunto para raid, e uma caixa menos boa.

Já me alonguei demasiado :p

Cumps
 
Bem, ganda trabalho!!! Muito obrigado =)
Acho que vou seguir +/- a tua configuração, talvez espere só pelas novas ati e pela descida de preços dos processadores. Só tenho um problema, sou de leiria, e talvez tenha de comprar on-line, uma vez que a maior parte desses componentes não encontro por cá tão facilmente, apesar de os preços serem semelhantes. Acho que, pelo que tenho visto, a ***** pode ser uma boa aposta. Mais uma vez obrigado.
Cumps
 
Back
Topo