PC para Photo, VIdeo e 3d

The-Prophecy

Power Member
Oi pessoal,

Sou novo aqui no forum e já andei a dar uma vista de olhos pelas threads.
Mta ajuda e sugestões. Por isso aqui deixo a minha dúvida.

Estou a pensar comprar um pc... Um pc que não é para jogos, nem para o word :P
É mesmo para edição de Fotografia em PhotoShop, PaintShopPro e RAW no Nikon Capture e Bibble Pro, assim como desenho vectorial em Illustrator e Corel, edição de video em Adobe Premier e Sony Vegas e finalmente alguma modelação 3d em 3d Studio e Cinema 4d.

As ideias principais eram mesmo a edição de Fotografia e RAW + Alguma ilustração vectorial.

Basicamente nem sei como começar.
2GB de memória é fundamental, um disco sata de 250 ou dois de 200 em raid tb.
De resto ando perdido com as boards e com as gráficas. Agora já só oiço falar em overclock e jogos e não é nada disso que quero. Quero mesmo virado para a edição Multimédia.

Ah, o pior de tudo :P O preço. Queria uma coisa mto em conta...
Quem quiser q dê umas dicas de configs e preços plz ;)

Mto obrigado!
 
Quanto aos discos aconselho-te antes meter uns mais pequenos (tipo 80/120GB) em raid0 e um mairo para gravação dos dados. Melhor mesmo era dois de 120GB em raid0 + 2 250GB para armazenamento...
Memória, mesmo muita. se puderes meter 4GB força nisso!
Processador: o melhor é aguardares um pouco e metes um Conroe e fazes a festa toda... (ou então vai pensando em investir num dual processor...)
Gráfica, bom aqui se é mesmo para gráficos, aconselho-te uma quadro da nvidia, ou firegl da ati... os modelos, depende da carteira (como tudo o resto...)
 
Lá vamos nós outra vez...

O rapaz a dizer que o preço tem de ser em conta e lá vêm as quadro/fire... E com o rapaz a dizer que é especialmente para edição de imagem estática... Ora se ele tivesse esse tipo de $$$ e com o que ele quer principalmente fazer, era uma Matrox de topo. E quem duvidar da difeerença, é pq não tem um monitor de jeito. A qualidade 2D das Matrox é a toda a prova. Dai eles ainda existirem e não estarem na guerra dos 3D. Têm um mercadozito jeitoso só para eles, onde a qualidade de imagem conta mais que tudo.

Visto que ele tem um orçamento limitado, então siga, a partir de 6200+ ou 9600+ não deve encontrar muito que o deixe mal. Se bem que sinceramente, não ia para ATI sendo para trabalho. Se procurares nos foruns de apps 3D, a maior parte das "histórias de terror" tem a ver com as ditas e seus belos drivers. A nVidia tmb faz muita m***a mas mete drivers cá fora mais depressa para corrigir o facto.

Quanto á RAM, bom, para meteres 2G deves estar a pensr em heavy After Effects ou combustion, pq para os RAW não deve ser... A menos que fossem uma bela quantidade de layers em cima de um original de 8/16MP. Conselho, arranja uma board que suporte 4GB e mete um módulo de 1GB de marca decete (ie, que consigas arranjar depois outro igual). Se não cheagr, mete outro. Até aos 4GB se bem que duvido que lá chegues.

Quanto aos HDs, o conselho anterior estava certo. 2x80 ou 2x120 para OS e apps. RAID0 e nunca lá meter dados. 2x160 ou 2x250 RAID1 e usar os ditos para dados. Se o $$$ for muito apertado, podes dispensar o RAID1 e meter só um HD 160/250 para dados, mas ai tens de te preocupar com backups. Bom, tens sempre de te preocupar com backups :P
 
Realmente o ppl QUASE nunca se lembra das matrox... Eu só não lhe falei, pura e simplesmente porque se ele até está a pensar em dar uns toques em 3d, se calhar a matrox n seriam as mais "indicadas". Mas sim para 2d as matrox até rulam (e se virem no site deles é tudo "vocacionado" para 2d - até a pharelia...)
Quanto à ram: acho que 1 GB é pco... Talvez 4GB tb seja demais... Pronto os 2GB pra começar é um bom número... :)
 
Eu estou mesmo virado para uma coisa nao mto cara, mas que me dê para funcionar com fotos e alguns videos sem estar a arrastar o meu portatil...
Tem 512mb de memoria e centrino a 1.8 e um disco de 5400rpm ou seja... nao da para milagres :P
Vou vendo o q consigo fazer. Tkx pelas dicas.
 
ec99031 disse:
"vocacionado" para 2d - até a pharelia...)
Quanto à ram: acho que 1 GB é pco... Talvez 4GB tb seja demais... Pronto os 2GB pra começar é um bom número... :)

A pharhelia não é a desgraça que se pinta. Simplesmente não tem perf que chegue para jogos. Mas se fores ver as qudro/fire e outras idas tipo Oxygen e Wildcats tbm não tinham. Razão simples, os drivers estavam optimizados para dar a imagem 100% correcta e não para dar FPS.

De qqr modo, a Matrox em 3D é sempre aquela base... Os drivers só ficam decentees prai passado 1 anos ou mais. Bom, a Phar já e´mais velha que isso, já deve ter estabilizado ,)

Quanto a RAM, eu só tenho 1 GB e nunca tive falta de RAM. Mas tambem a minha box não corre nada que não seja essencial, nada de av's/fw/tretas, e o Win é modded com nLite ao extremo, logo safo-me com menos. Se tiveres muita cangalhada para correr, si, tlvz os 2GB façam sentido.
 
Back
Topo