1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

PC para produção audio/video

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por LuisVasco, 11 de Março de 2009. (Respostas: 47; Visualizações: 3159)

1. LuisVasco

LuisVasco Banido

1) Qual o orçamento disponível?

900€

2) Quando vais comprar o computador?

Até à próxima semana

3) Que tipo de computador é? Desktop, HTPC, Workstation?

Desktop

4) Precisas só de torre ou também de algum periférico? Se sim, quais?

Monitor (peço-vos opinião sobre o mesmo, mas não o considerem para efeitos do orçamento indicado)

5) Preferes alguma marca? Queres montar um sistema AMD ou Intel?

Intel

6) A que tarefas de destina o computador? Algum programa em especial? É destinado para jogos?

Para trabalhos de produção, edição de vídeo e audio; alguns jogos como Far Cry, GTA; ver filmes em hd.

7) Vais utilizar o computador para correr algum software especifico?

Software de edição audio e vídeo

8) Precisas de que capacidade de disco rígido? Queres fazer RAID 0/1/5/10?

Pelo menos 500GB

9) Precisas de alguma drive óptica? Quais formatos (CD, DVD, Blue-Ray, HD-DVD)? Tem de ser gravador?

Gravador DVD

10) Vais fazer Crossfire* ou SLI*?

Não

11) Vais fazer upgrades daqui a quanto tempo?

12) Se precisares de um monitor, de que tamanho preferes?

Estou indeciso entre um de 22' ou um de 24' (quanto a marcas, Asus ou Samsung). Que vantagens/desvantagens haverá entre escolher um ou outro?

13) Queres um Sistema Operativo (SO)? Se sim, qual?

Qual o melhor para os trabalhos que pretendo realizar com o pc?

14) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?

15) Tens preferência por alguma loja? Se sim, qual?

Qualquer loja

16) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (FireWire, eSata, Wireless)?

eSata, Firewire

17) Vais fazer Overclock?

Não

18) Vais montar o computador em casa? Ou vais pedir para montar na loja?

Loja

Pretendo colocar os componentes numa caixa LianLi PC-7 Plus. http://www.xtremecomputing.co.uk/review.php?id=231&page=4
    Sendo que não farei oc, necessitarei mesmo assim de algum cooler?
    Que memórias se adaptarão melhor aos trabalhos que realizaremos de produção audio e vídeo?
    O pc deverá ter um baixo consumo de energia, visto que estará ligado dia e noite, e deverá ser silencioso, pois será usado também para gravação audio.
    Obrigado pela vossa ajuda.

Última edição: 12 de Março de 2009
  2. jhonypt

jhonypt Colaborador
    Staff Member

Última edição: 11 de Março de 2009
  3. pascasso

pascasso Power Member

Um windows XP Home ou Pro dava-te perfeitamente.
    Trabalho com produção de audio e video e não me posso queixar.

4. LuisVasco

LuisVasco Banido

Sendo o orçamento de 900, o que poderia ser alterado?
    Quando referes XP Pro, falas da versão 32 bits ou 64? Que memórias aconselhas? As Transcend CL9 mencionadas pelo jhonypt?

5. ThatsMe

ThatsMe [email protected] Member

Porque não pelo menos 4GB de Ram? 6GB seria o ideal, talvez. E um Vista Home Premium 64 bits nisso.

6. Jonybat

Jonybat Folding Member

Meter uma fonte melhor, ie:http://www.globaldata.pt/index.aspx?p=ProdDetail&ProdId=39422
    E meter 6GB de RAM...E sim, essas Transcend são boa escolha.

Sobre o SO, XP e 64bits são duas coisas que não combinam. Se queres 64bits tem que ser Vista (ou o beta do 7:P)

Cumps ;)

7. LuisVasco

LuisVasco Banido

Obrigado pela ajuda. Portanto, o facto de serem umas memórias tão baratas, comparando com as Corsair, Gskill, não influi muito na qualidade?

Gostaria de obter resposta quanto às várias questões que coloquei no questionário, pois tenho de comprar o computador até à próxima semana.
    Obrigado :)

8. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Edição de video........
    No minino 6 Gb de ram para garantir o futuro, de preferencia 1600 Mhz..

9. Jonybat

Jonybat Folding Member

Não. Essas memórias são feitas a pensar na estabilidade, tal como as Kingston Value. Essas Corsair, GSkill, entre outras, são memórias com chips escolhidos para Overclock.

Sobre as outras perguntas, o cooler é recomendado, visto que pretendes silêncio. Uma boa escolha tendo em conta isso, será o Noctua NH-U12P para Skt 1366, que trás duas ventoinhas ultra silenciosas.

Sobre o consumo, não há grande volta a dar. Dizem que o que mais revolucionou nos I7 foi o consumo de energia, portanto há de ser das melhores escolhas. O disco é praticamente inaudível, a gráfica só a irás ouvir possivelmente nos jogos e a fonte também dizem que é silenciosa.

Sobre o monitor, a série T2xx da Samsung tem boa fama, mas para a finalidade que é não sei se serão a melhor escolha. Não sei se queres uma coisa mais profissional se não, mas ainda dentro da gama para público em geral, acho que há aí um modelo ou outro da HP que dizem ser um monitor com cores e qualidade bastante boa, apesar de eu não gostar muito da HP.

6GB concordo, agora a diferença de velocidade não acredito ser notória.

Cumps ;)

10. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Sempre ajuda ***** coisa. O ideal era serem 2000 Mhz, aí sim já havia diferença bem notoria para a s 1300 Mhz..

Edições [fotografia, vídeo] ou modelaçoes 3d/renderizações puxa muito pela memoria, quanto mais memória houver e mais rápida melhor..

11. SPYSHGG

SPYSHGG Banido

O artigo do Anandtech (acho eu) sobre este tema que estamos a discutir (quantidade e velocidade da ram) mostrou que para edição a velocidade da memoria pouco importa. Alías, a diferença foi pouca ou negligível na maioria dos testes.
    A diferença entre 1333 e 2000 foi amendoins.

12. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Pensava que tivesse mais influencia no desempenho..
    No entanto amendoins é alguma coisa..;)

13. LuisVasco

LuisVasco Banido

Será mais importante a Latência do que a velocidade, certo?
    Se assim for, quais destas serão boas opções?
    GSkill KIT 6GB PC3-12800 (1600) CL8 PI Tri-Channel - 144€
    GSKILL KIT 6GB DDR3 1333MHZ PK (CL7) - 162 €
    GSKILL KIT 6GB DDR3 1600MHZ PI BLACK (CL8) - 231 €
    CORSAIR KIT 6GB DDR3 1600MHZ DOMINATOR (CL8) 190€

Esse Noctua fará notória diferença em relação ao cooler que vem com o processador?
    Haverá algum mais barato e semelhante, visto esse custar 55€?

Quanto ao disco, qual a melhor opção?
    SEAGATE 500GB SATA II 16MB SP (7200.12) - 62 €
    WESTERN DIGITAL 500GB SATA II 16MB - 59,40 €
    WESTERN DIGITAL 640GB SATA II 16MB - 68,70 €

Quanto à fonte, qual destas será melhor?
    OCZ STEALTHXSTREAM 600W 72,40€
    CORSAIR TX-650W 94.90€
    CORSAIR HX-620W (modular) 118.90€

Quanto a Monitores, estive a pesquisar. Será boa opção algum destes? Algum outro que queiram recomendar?
    ASUS TFT 22" VK222H 2MS (WIDE) - HDMI
    ASUS TFT 22" VH226H 2MS
    ASUS TFT 24" VK246H 2MS
    SAMSUNG TFT 22" T220 2MS (WIDE)
    SAMSUNG TFT 24" T240 5MS (WIDE) HDMI

14. cmrosado

cmrosado Power Member

Uma sugestão alternativa:

CORSAIR VX-550W - 84€
    ASUS P5QL-E - 96€
    INTEL CORE 2 QUAD Q9550 E0 (2.83GHZ) SKT 775 BOX - 266€
    CORSAIR KIT 4GB (2X 2GB) DDR2 800 XMS2 (CL5) - 39€ (pode ser mais - 8GB?)
    SEAGATE 320GB SATA II 16MB - 46€ (Disco para SO e programas)
    SAMSUNG 1TB SATA II 32MB - 92€ (Disco para armazenamento)
    SAMSUNG DVD±R 22X SH-S223F PRETO BULK (SATA) - 20€
    GAINWARD GTX260 LTD EDT CORE 216 896MB DDR3 PCI-E - 237€
    ARCTIC COOLING FREEZER 7 PRO - 19€

830€

Em relação às perguntas:
    Nas memórias a diferença em performance é desprezivel seja quais forem as que escolheres. Por isso te aconselharam as mais baratas.
    Vê aqui: http://www.techspot.com/article/131-intel-corei7-memory-performance/ e aqui: http://ixbtlabs.com/articles3/cpu/ddr2-800-vs-ddr3-1333.html
    Cooler podes por este que te indico que é silencioso.
    Quanto aos discos não sei.
    Fonte qualquer uma dessas é boa.
    Monitor o T220 (é muito bom e corres melhor jogos a 1650x1080 que a 1920x1200).

Última edição: 14 de Março de 2009
  15. LuisVasco

LuisVasco Banido

Obrigado por mais essa configuração.
    E quanto ao cooler, optarei então por esse que recomendas, já que dizes ser bom e custar menos 30€.

Quanto às memórias, nesse caso não valerá a pena dar mais euros por alguma das que referi?

Quanto ao disco, qual a melhor opção?
    SEAGATE 500GB SATA II 16MB SP (7200.12) - 62 €
    WESTERN DIGITAL 500GB SATA II 16MB - 59,40 €
    WESTERN DIGITAL 640GB SATA II 16MB - 68,70 €

Quanto a Monitores, qual aconselham?
    ASUS TFT 22" VK222H 2MS (WIDE) - HDMI
    ASUS TFT 22" VH226H 2MS
    ASUS TFT 24" VK246H 2MS
    ASUS TFT 24" VW246H 2MS
    SAMSUNG TFT 22" T220 2MS (WIDE)
    SAMSUNG TFT 24" T240 5MS (WIDE) HDMI
    SAMSUNG TFT 22" T220HD 2MS
    LG Flatron M2294D

Obrigado.

16. xukuru

xukuru Power Member

Vais fazer captação de som? Quantas vias vais usar? Dependendo disso podes querer um disco de 10k rpm.

Não sei se essa board que aconselharam tem Firewire, mas também era de apostar nisso, já que muito equipamento audio tem esse tipo de ligação.

17. LuisVasco

LuisVasco Banido

Não vou optar por discos de 10k rpm. Sim, firewire é um dos requisitos que referi, e a motherboard indicada tem.
    Chegou a altura da compra e gostaria de saber a vossa opinião quanto às questões que coloquei.
    Obrigado :)

18. Jonybat

Jonybat Folding Member

Sobre o disco posso-te dizer a ordem actual a nível de desempenho, mesmo que a diferença não seja muito significativa:
    Seagate Barracuda 7200.12 500GB > Samsung Spinpoint F1 1TB > Western Digital Caviar Black 640GB

Sobre o monitor, quase de certeza que os Samsung são os melhores daí, mas como não tenho muitos conhecimentos nessa área não te vou dar certezas.

Cumps ;)

19. LuisVasco

LuisVasco Banido

Obrigado pela ajuda, Jonybat.
    Não tinha pensado no Spinpoint. Ele é silencioso?
    Ouvi falar bem daquele monitor LG. Por isso o coloquei. Mas estou inclinado para Samsung.
    Quanto às memórias, valerá a pena dar mais euros por alguma das que referi?

20. Jonybat

Jonybat Folding Member

Dizem que é dos mais silenciosos, mas nesta altura já são todos tão silenciosos que nem se nota a diferença.

Sobre as memórias, eu continuo a dizer que não vale a pena, mas é questão de procurares reviews para esse fim específico.

Partilhar esta Página