Pc para produção musical

moralini

Power Member
Oi pessoal ...estou interessado em dicas sobre como tirar o melhor partido do meu pc para produção musical, tirei um curso de técnico de som, e por enquanto tenho feito umas produções caseiras, uma maquete de uma banda, onde eu tocava, e produzido uns temas originais a pedido de terceiros.
Mas o que interessa é que eu n sou muito bom em informática n perco muito tempo em saber muita coisa, só o que perciso é claro... e por isso gostava que alguem experiente na área me desse dicas para tirar o melhor rendimento do meu pc.
Sendo novo neste forum ainda n deu para pesquizar muitos tópicos sobre este tema mas..


Aguardo noticias... um abraço
 
No teu system metia + 2 discos em raid0 para processamento nos audios mais pesados.
Memória, o máximo possivel pelo sistema e...

Espera por mais opinioes... Não me estou a lembrar de mais nada...
 
Boas, então cá vai umas dicas...

Já que queres usar o PC para musica e não queres uma coisa de raíz...

1º passo, sobe a memória para 2Gb, depois, a questão dos discos, quanto mais rápidos melhor, no meu caso no PC da musica uso 2 discos de 250Gb com 16Mb cache em RAID0...

Quanto a placas de som, bem não sei o que pertendes fazer, mas espreita o site da M-audio, da Marian, da Behringer onde poderás ver um sem fim de produtos... esquece tudo o que seja da creative... isso é para "meninos"... homens a sério escolhem algo mais refinado...hihihihi

Escolhe tambem uns bons monitores, de preferencia auto-amplificados... espreita os da roland e os da yamaha (não é preciso algo de grande com um muita potencia de som... é sim preciso qualidade de som e realistica...) e uns muito bons headfones, claro que tu é que sabes o orçamento...

Quanto a software, bem um tenho quase tudo da steinberg, mas como estás mais virado para pós produção e não para criação, tens 2 que são obrigatórios, Steinberg Cubase SX3 e Steinberg WAVELAB 6, depois tens um universo de plug-ins VST á tua escolha que fazem tudo o que queres, claro que estes tem de ser adquiridos à parte mas pronto...

Qualquer duvida PM para mim ou aqui mesmo neste post...

Um abraço

João
 
Boas!! Tudo o que está dito está muito bem dito :002:

Só acrescentava uma coisa para produção audio ... o Nuendo isso sim é um ganda software ... e depois diria ainda mais dois monitores tft de 17' execelente ....

Quanto a placa de som efectivamente M-audio com latencias mesmo muito baixas
 
Bom muito obrigado pelas dicas.... mas ainda b responderam ao que eu queria... mas a culpa foi minha... eu quero é tirar partido do meu windows, ou seja desligar funcionalidades que empatem a memoria e que softwere aconselham para este fim.POrque como eu disse e tirei um curso de técnico de som e eles n ensinam este tipo de coisas lógico... quanto á placa de som tenho esta http://www.roland.com/products/en/UA-1000/index.html um bom bichinho, quanto a phones tennho uns muito bons da roland. ainda n tenho guita é para comprar uns monitores de estudio tipo alesis amplificados.... etc...por isso eu quero que sejam mais especificos... eu quero o meu windows a bombar....um abraço
 
que estilo de som estas a pensar produzir


neste momento ja existe muito bom software de produçao ( quando começei ha uns anos nao havia nada)


cubase é o mais universal


o reaktor 5 é exelente podes criar os teus propios vst pluggins alem de ja trazer muitas maquinas feitas

o ableton live 5.1 é exelente para live acts e como sequenciador para os teus samples e vst pluggins

tens o reason 3.04 tambem exelente para produçao mas mais para techno e house music
 
O chipset Nforce3 ultra é bom para áudio (não meter a placa de som no 2º e 5º pci, são partilhados).

Os Opterons são excelentes cpu's para o trabalho (ando a ver se deito a mão a um).

1 Gb de RAM no mínimo.

N é absolutamente necessário ter raid... qquer disco recente de 7200 rpm faz bem o trabalho.

Todos me caem em cima quando digo isto, mas uma Audigy com os drivers kx chega e sobra para as brincadeiras... Eu começaria com uma coisa assim e depois se as coisas evoluíssem para algo mais sério pensaria em algo mais profissional.

O problem mesmo é perceber como akilo funciona... hi hi hi hi.

Windows (partindo do princípio que terás uma instalação só para fins musicais):

- desactivar firewall e antivírus.
- desactivar TODOS os componentes de rede. Isto é muito importante, uma vez que as placas de rede são as principais responsáveis pelos pops e clicks nas aplicações áudio.
- podes desactivar todo o hardware de que n precises se kiseres ir ao extremo :D .
- Desactivar as ***** gráficas do XP.

Depois há mais umas merditas, mas num sistema minimamente recente isto já deve dar para ter uma boa performance.
 
Última edição:
SteelBoy19 disse:
O problem mesmo é perceber como akilo funciona... hi hi hi hi.

.

Eu já instalei esse drivers Kx e penei bastante para entender como funciona.
Acho q mais vale uma placa decente de 100 ou 150 euros C/ ASio2 do que andar a perder horas com a audigy...

Por regra a função do músico é fazer música. Qd se perde tempo em configs de placas e PC a inspiração vai tb à vida.
 
M audio é uma marca bastante boa, mas eu optei por uma placa rme hdsp 9632, 2 gigas de ram chegam e sobram, o processador tb é imporante , investe numa makina potente, os discos...ya convem serem rapidos mas n acho k seja por aí, axo k devias ter mis em conta a placa de som...tb devias de investir em boa moniçao e para produçao no minimo umas Phonic P8a ou umas M Audio bx8a ,isto dentro das mais asseciveis, agr se keres mesmo moniçao a serio preparate pa gastares perto de uns bons 1500€, mas posso diser k pelo menos as phonic P8a já sao mt boas :)

abraço
 
Última edição:
Estou a procura de uma ajuda pois não sei mais o que fazer...
É o seguinte. Eu tenho um PC com Win Vista SP1, processador Quad core 6600 a 2.2 Ghz, 4 Gb de ram a 800Mhz, 2 discos de 500Gb cada, e uma motherboard Gigabyte GA-73PVM-S2H MicroATX LGA775 que tem uma unica porta firewire da TI (Texas Instruments).
Além disto tenho uma placa de som externa profissional Digidesign 002 rack que liga ao pc por cabo firewire e estou a ter um problema que não consigo resolver.
Este é o meu problema.
Ligo todo o material como deve ser ligado, instalo o programa Pro Tools 8 e quando vou a correr o programa recebo esta mensagem: "Unable to locate Digidesign hardware. Make sure your hardware is connected and turned on. Click "OK" when the hardware is ready." A luz no painel frontal da digi da porta 1394 nunca acende durante todo o processo e eu não consigo ter qualquer tipo de comunicação entre a minha digi e meu pc...
No entanto, o mais estranho é que a luz "link" que está na parte de trás da digi, entre as 2 portas FireWire, não pisca como se algo estivesse danificado ... Está sempre acesa e verde o que é um bom sinal e penso que quer dizer que as portas firewire nem a placa firewire está queimada certo?
Quando eu ligo a minha Digidesign ouço 3 cliks, a luz verde do "44.1 Sample Rate" acende, bem como, a luz do "Mute". Até aqui tudo ok mas a luz do "1394" no painel frontal devia ligar quando entro no pro tools e não liga em qualquer altura. Quando estou a entrar no pro tools dá-me uma mensagem a dizer que não consegue localizar hardware da digidesign.
Penso que está tudo bem conectado e segui todos os passos para instalar o material da maneira correcta ...
Já tentei o mesmo processo com outra motherboard e com outro cabo firewire e continuo a ter o mesmo problema.
Se puderes ajuda-me agradecia pois não sei mais o que fazer.
No entanto, fiz uma pesquisa na net e encontrei pessoal com alguns problemas e diferentes situações. Alguns é a placa firewire que está queimada (penso que não seja caso contrário a luz "link" atrás não estaria acessa, acho eu, pois também não percebo muito disto), ou do ribbon/PS (que não faço a minima ideia do que seja mas é a justificação que vejo em alguns blogs da net) ou o power harness (também não sei se será o problema).

Cumprimentos
 
Back
Topo