1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

pc para trabalhar! ediçao de imagem

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por Tuca, 8 de Novembro de 2008. (Respostas: 12; Visualizações: 771)

1. Tuca

Tuca Power Member

1) Qual o orçamento?

R.: Algo que ronde os 900 €

2) Que tipo de computador é? Desktop, HTPC, Workstation?

R.: Desktop

3) Quando vais comprar o Computador?

R.: durante a próxima semana

4) Qual será a funcionalidade do PC?

R.: aqui reside a grande questão!, basicamente é para trabalhar com Corel X4, photoshop, e programas derivados, tudo ligado a edição de imagem, trabalhar com impressões de grande formato etc, convém ser um pc com alguma capacidade de processamento pois estou farto de esperar horas para que um trabalho seja renderizado e impresso!

5) Marca de processador

R.: Intel

6) Daqui a quanto tempo pretendes actualizar o PC?

R.: Não tenciono actualizar o pc, daqui a uns 2 anos se calhar pensarei é em comprar outro novo caso se justifique

7) Preferes alguma marca? Queres montar um AMD Spider System?

R.: não tenho preferência por marca, mas tenho preferência por qualidade!

Dos próximos componentes apagar os que não interessam e dos que interessam escolher uma opção apagando as outras. Se não tens opinião formada ou não souberes a diferença não respondas.

8) Processador

R.: é indiferente ser dual core ou quad core, quero sim a melhor opção para o meu caso
    se quad core for melhor para o meu caso ..entao a maquina assim o vai ser
    se para o meu caso nao compensar quad core ..fico-me pelos core 2 duo !

9) Grafica (indicar se é Low-End, Mid-End ou High-End)

R.: a nivel de grafica ja ouvi falar muita coisa, que para ediçao de imgem só é preciso é que o pc dê imagem ..mas tambem já ouvi dizer que tem que ser uma coisa jeitosa!!
    fico á espera da vossa opiniao (só para dar um exemplo, no meu pc actual de trabalho tenho uma 8800gts, nao sei se foi boa escolha mas foi o que se colocou na altura em que o comprei)

10) Memórias

a. DDR2
    (acho que DDR2 é suficiente, nao?)

11) Motherboard

a. ATX

ii. Overclock
    (era bom que a board tivesse alguma capacidade de overclock, para tirar ainda mais partido do pc e este ficar ainda mais rápido para a sua função)

12) Disco Rigido

a. Só 1 disco
    b. Raid

i. Indicar tipo de Raid
    (estava a pensar em fazer raid 0 com 2 discos de 250 gb single plate ! será boa escolha?)

c. Tamanho do(s) Disco(s)

ii. 250 Gb

13) Drives

a. Disquetes
    b. leitor de cartões
    c. Gravador de DVD

14) Necessitas de Fonte?

sim, uma nao muito cara mas que tenha qualidade e potencia para aguentar com a maquina em questao (tenho utilizado lcpower, nao sei se continua a ser a melhor escolha!)

15) Necessitas de Caixa? (se tiveres algumas em vista é favor colocar devido a ser um objecto de gosto pessoal)

sim, uma da 3rsystem por exemplo .. ha uma bonitinha que tem acabamento em preto piano, e nao é cara ... uma coisa que nao reparei, e sei que tem que ter ..é uma boa capacidade de refrigeraçao pois quero fazer algum OC

16) Orçamento inclui periféricos? Quais?

a. Monitor ( ha uns de 20'' baratitos agora, deve ser um desses)
    b. Teclado (algo da microsoft ou logitech barato)
    c. Rato (daqueles da microsoft, simples, bons e baratos)

17) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?

em principio vai ser numa loja do porto, pois sou capaz de usufruir da campanha de pagamento a 12 vezes sem juros (ainda nao decidi)

18) Tens preferência por alguma loja? Se sim, qual?

em principio poweron

19) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (FireWire, eSata, Wireless)?

de momento nao me recordo de nada

20) Vais fazer Overclock?

sim

desde ja agradeço a vossa ajuda, e fico a aguardar respostas
    cumprimentos

Última edição: 8 de Novembro de 2008
  2. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Se vais fazer OC :

- P5Q
    - Q6600 ou o Q9550 se sobrar orçamento
    - 4GB DDR2 1066
    - 2x 260GB SP ou 2x 320GB 32MB
    - 4830 ou 4850 se sobrar orçamento
    - fonte +550W
    - monitor tens que ver o que existe na loja que escolheres.

eu ia para a poweron em ultima instancia, mas se tiver que ser :D

3. Tuca

Tuca Power Member

é mesmo por causa da tal cena de pagar a prestaçoes sem juros ..
    mas o que aconselhas?

em relação ao processador, para este tipo de trabalho, os quad core realmente trazem vantagens? ou é apenas para estar na moda?

4. Stormgiant

Staff Member

Acredita que aqui no fórum sou dos últimos a recomendar Quad-cores á toa. Visto que vais usar software pesado, vais agradecer ter um cpu com 4 cores, mesmo que alguns dos software so usem 2 cores e outros os 4 cores.

Alem disso, não dizer no questionário que SO vais utilizar.

5. Tuca

Tuca Power Member

realmente esqueci-me de mencionar isso ..
    em principio vou utilizar o windows XP 32bits ..
    isto porque o vista ainda nao me convenceu, e porque tenho 99% certeza que as empresas nao me arranjam drivers para as impressores, etc etc que aqui tenho para o SO 64 bits

estive a ver isto:

Asus P5Q S775 P45 ATX GLN+1394+SATA2R FB1600 DDR2 – 98.90 €
    Processador Intel CORE 2 QUAD Q6600 2.4GHZ SKT775 FSB1066 2X4MB – 185.90 €
    Kit Corsair DC 4GB (2x2GB) PC8500 DDR2 Dominator 1066Mhz -104 €
    Disco Seagate 250 GB 7200RPM SATA II 16Mb Cache (1 Prato) Refª: ST3250410AS – 2*46 €
    SAPPHIRE HD4850 512MB GDDR3 PCI-E DUAL DVI-I / TVO – 150 €
    Fonte Lc-Power 600W 6600 V2.2 120mm – 43 €
    Caixa NZXT Alpha Black – 59 €
    Gravador NEC AD-7191S-0B LIGHTSCRIBE 20X BLACK BULK SATA – 27 €
    Leitor de Cartões interno 3.5\'\' com USB Preto – 8 €

Monitor Samsung 2043NW - TFT 20'' Wide – 139.90 €
    TFT 20" Wide, Resolução 1680x1050, Contraste: 8000:1, TCO99, Tempo de resposta: 5ms – Preto

Teclado + Rato Comfort Curve 2000 Value Pack USB Port PT Black – 18 €

total: 925 €

o q6600 é o melhor processador a escolher neste momento ? dentro destes preços? porque estive a ver e o Q8200, Q9300 rondam estes valores

6. Schumy21

Schumy21 Power Member

O Q9300 já está num patamar de preço acima do Q6600 e mesmo assim só tem mais 100 MHz de frequência de relógio, 1333 MHz de FSB e uma cache inferior. É caso para dizer que o que estica é o que o Q9300 tem a mais e mesmo assim nada que justifique a diferença de preço.

Quanto ao Q8200 acho que nem há comparação possível, menos frequência de relógio, um FSB de 1333 MHz mas apenas metade da cache. Vai por um Q6600 G0, porta-se muito bem actualmente e se vieres a precisar no futuro podes sempre dar um bom OC pois é um modelo que já está bem preparado para o efeito.

Cumps.;)

7. Stormgiant

Staff Member

Se não queres/precisas de um Q9550, o Q6600 é o melhor modelo a seguir em termos de racio preço/performance.
    Tem 8mb de cache e o facto de ter menos FSB é facilmente ultrapassado fazendo uma ligeira alteração na BIOS ( sem fazer OC ).

Ainda não percebi o porque da existência desses Quad's mais baratos enquanto existem Q6600 no mercado.

8. Tuca

Tuca Power Member

o Q9550 já são mais uns trocos no orçamento ... vou pensar bem e se houver possibilidade ..é esse que entra na configuraçao ..
    de resto ..aprova tudo ?
    ou mudavam algo?

relembro que é para trabalhar em edição de imagem, corel, photoshop e derivados!
    impressão de grande formato

9. Tuca

Tuca Power Member

visto que mais ninguem opina ..vou avançar com a compra ..
    vou ficar pelo Q6600, porque senao o valor já começa a sair dos limites :s

10. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

Acho que fazes bem ;)

Cumps

11. Tuca

Tuca Power Member

tive que comprar o Q9300, pois na loja ja nao arranjavam o Q6600 :S
    e para ajudar no equilibrio dos preços , a grafica passou a ser uma HD4670

no geral a performance vai manter-se?! ficou pior?

os discos sao estes: WD2500AAKS (western digital de 250gb 16mb), sao bons para raid?

12. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

Se o pc não é para jogos..não ficas mal servido ;)

Cumps

13. Tuca

Tuca Power Member

tal como disse ..o pc é para trabalhar em ediçao de imagem e impressão de grande formato

Partilhar esta Página