• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

PC para Trabalho - 600-800€

MAntunes

Power Member
Boas malta,
fiquei encarregue de comprar um PC para o trabalho e estes são os requisitos.

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

Gostava de duas configurações, uma que ronde os 600€ e outra que ronde os 800€.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
PC Completo, sem periféricos.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
O computador será usado apenas para trabalhar na área da engenharia eletrotécnica.
Irá correr Windows 10 em dual boot com Linux.
Será usado para programação (C/C++, Matlab,...), design de PCB, CAD (básico), simuladores SPICE, ...

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
Não aplicável.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Não aplicável.

6) Vais fazer Overclock?
Não.

7) Características Gerais:
A minha ideia é algo deste género:
AMD Ryzen 5 2400G
Motherboard B450
16GB 2400MHz
250GB SSD + 1TB HDD ou 500GB SSD

O computador tem que suportar dois monitores 1440p (DVI, DP ou HDMI), que já existem.

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)?
Não.

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Wireless e/ou Bluetooth seria bom, mas não essencial.

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não, mas preciso que tudo seja compatível com Linux.

11) Contexto, comentários adicionais.
Gostaria que a caixa fosse relativamente pequena (Micro-ATX), mas não é essencial.

Após pesquisar um pouco cheguei a esta configuração:

AMD Ryzen 2400G (~150€)
MSI B450M MORTAR (~100€) - Devido ao Display Port
GSKILL 16GB 2400MHz CL15 (-125€)
Seasonic S12II 520W (~50€)
Seagate Barracuda 1TB (~40€)
Crucial MX300 500GB (~80€)
Cooler Master Masterbox Lite 3 (~50€)

Total: ~600€

Onde poderia melhorar esta configuração?
 
Assim de repente, parece-me uma build perfeitamente capaz. Como alternativa ao SSD, se tiveres algum Sandisk Ultra mais barato, pode valer a pena apenas pela redução de preço. Outro ponto, por esse preço, deverias fazer um esforço para uma RAM com mais frequência, já arranjas 3000MHz e 3200MHz por ~135€, nos Ryzen vale a pena.
 
Assim de repente, parece-me uma build perfeitamente capaz. Como alternativa ao SSD, se tiveres algum Sandisk Ultra mais barato, pode valer a pena apenas pela redução de preço. Outro ponto, por esse preço, deverias fazer um esforço para uma RAM com mais frequência, já arranjas 3000MHz e 3200MHz por ~135€, nos Ryzen vale a pena.
Muito obrigado!
Podias dar-me uma build alternativa mas com Intel?
Os APU Ryzen têm tido alguma instabilidade com Linux, infelizmente... Embora pareça que tudo está a melhorar!
 
Eu não faço builds de raíz por falta de tempo de uma assentada. Mas digo-te que não vais ter performance semelhante pelo preço. A intel sai cara em processador. Aliás, já estás no limite com essa build. Para conseguires algo intel, quase de certeza que tinhas de ir por um i3 de geração anterior, e a meu ver, não acho que justifique comprar algo novo da geração anterior. Mas são opções.
 
Eu não faço builds de raíz por falta de tempo de uma assentada. Mas digo-te que não vais ter performance semelhante pelo preço. A intel sai cara em processador. Aliás, já estás no limite com essa build. Para conseguires algo intel, quase de certeza que tinhas de ir por um i3 de geração anterior, e a meu ver, não acho que justifique comprar algo novo da geração anterior. Mas são opções.
De qualquer maneira muito obrigado pela opinião! Pelo que estive a ler, nos kernels mais recentes do Linux os APU Ryzen já funcionam quase sem problemas.
 
E até estranho isso dos kernels do Linux darem problemas. Se fores a olhar para o caso dos Threadripper, era no Linux que eles se davam melhor até. Eu tenho sérias dúvidas que vás ter problemas com Ryzen em Linux ;)
 
Bom dia,

apresentei a configuração aos meus superiores e eles preferiam uma alternativa Intel.
Acrescentei também uma gráfica dedicada visto que irão haver trabalhos que podem beneficiar de CUDA.

CPU: Intel i5-9400F (189.90)
Motherboard: Gigabyte B360M D2V (70.26)
RAM: G.Skill Aegis 8GB*2 3000MHz (101.82)
Disco HDD: Seagate Barracuda 1TB 3.5' (39.99)
Disco SSD: Crucial MX500 250GB 2.5' (44.64)
Caixa: Cooler Master Masterbox 3.1 (43.90)
Fonte: Seasonic S12ii 520W (51.20)
GPU: Gigabyte GTX 1050 Ti WindForce OC (179.90)

Total: ~720€

Que acham desta configuração? Há alguma coisa que deva mudar?
 
Qual é a vantagem dessa board em relação à que escolhi?
Eu queria uma board Micro-ATX e daí a minha escolha. Que tal a Asus Prime B360M-A?
Assim sendo optaria antes por uma MSI B360M Mortar
Entre outros fatores que fazem dela uma melhor board, a mortar já tem o chip Intel l219-V Gigabit que é bem melhor que o realtek da que disseste, permite velocidades maiores de internet e uma conexão mais estável.
 
Boas malta!

Vieram-me trocar novamente as voltas. Afinal existia um computador completo disponível para mim mas sinceramente quem o encomendou/montou não devia perceber muito do assunto.

Características do PC:
Intel i5-8600K
Gigabyte H310M-S2H
8GB RAM 2400MHz Crucial
SSD de uma marca desconhecida, que não se porta muito mal
Seagate Barracuda 1TB
Caixa e Fonte (500W) da marca Unyka (https://unykach.com/producto/cajas/cajas-matx/caja-matx-grey-rain-52078/)

Como vou usar o PC para fazer deep learning quero comprar uma placa gráfica. Idealmente uma RTX 2060, mas tenho que ver se o orçamento é aprovado.

A minha ideia é comprar mais 8GB de RAM iguais aos que já estão instalados, uma fonte Seagate S12ii 520W e a placa gráfica (que poderá variar entre uma GTX 1060, GTX 1660 Ti ou RTX 2060).

A minha questão atual é: a fonte de 520W aguenta bem com o i5-8600K e com a RTX 2060?
 
Ah, já existe, percebi que ainda iam comprar isso.
Nesse caso, a tua ideia é a acertada. Fonte decente primeiro, ram depois e eventualmente o gpu. ;)
 
Back
Topo