• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

PC para trabalho de eletrónica -> até 2000€

Antes de mais, um muito obrigado a quem me puder ajudar.

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
Até 2000€, compra será feita até fim de Abril.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

PC Completo

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

e) Outra? Qual?
-> 50% Trabalho em Altium Designer + Simulações em ambiente SPICE
-> 20% Trabalho no browser / TexStudio
-> 20% Desenvolvimento Linux Embedded (dar build a imagens Yocto sendo o mais exigente)
-> 10% Reuniões Online / Aquele e-mail básico

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
Uma atualização menor daqui a 2 anos acho aceitável. Uma maior daqui a 4 sff.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

Não tenho nada que se aproveite.

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?

Não.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).

a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>Silêncio é o mais importante.

b. Processador (Intel ou AMD)
>Qualquer um

c. Motherboard (chipset, formato)
>não sei

d. Memória RAM (quantidade, velocidade (MHz), latência (CL))
>não sei

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
>Qualquer uma

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
>500GB SSD

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
>Silenciosa e energeticamente eficiente

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Considero comprar um monitor de 27 polegadas, mas seria fora deste orçamento anunciado. Tenho uma forte inclinação para monitores que ajudem a manter a vista saudável, estilo gama SensEye / Eye Care. Se souberem de um monitor com estas características que esteja a um preço melhor que o normal, por favor avisem.
Preciso de webcam também, mas considerem fora do orçamento por favor. Se tiverem boas experiências com alguma, agradeço sugestões.

8a) Caso já tenhas monitor, indica o monitor que tens (para os users averiguarem se é um monitor adequado ao resto dos componentes e para o uso que lhe vais dar)

Ver resposta 8)

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wi-fi, Bluetooth, Drive DVD)?

Preciso de Wifi e Bluetooth. Precisaria de 2 Display Ports e 1 HDMI, não sei se esta info afecta alguma coisa (imagino que a GPU)

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?

Windows 11 Pro, mas considerem por favor fora do orçamento.

11) Contexto, comentários adicionais.

O PC vai funcionar em dual boot, Windows 11 Pro e Ubuntu 22.04 LTS.
Não quero quaisquer luzes RGB no PC. Quero que seja o mais discreto e silencioso possível, sendo air cooled. Tive a ver a caixa Silent Base 601 da beQuiet!, mas não sei até que ponto o preço vale realmente a pena.
Dou também grande importância à eficiência energética. É também um pouco por isso que decidi criar um tópico próprio, uma vez que ao ver os outros, não encontrei nenhum que tentasse juntar esta característica com o preço desejado.

Menciono Altium Designer, mas por favor não olhem para as características recomendadas que a Altium indica no site para correr o SW. Ele corre bastante bem com máquinas bem menos potentes.
Tipicamente o que ajuda muito as builds de Yocto é ter bastantes cores no CPU, talvez seja um bom ponto a ter em consideração.

Considero comprar um monitor de 27 polegadas, mas seria fora deste orçamento anunciado. Tenho uma forte inclinação para monitores que ajudem a manter a vista saudável, estilo gama SensEye / Eye Care. Se souberem de um monitor com estas características que esteja a um preço melhor que o normal, por favor avisem.
Compra um 4k 60 ips de 27". Mais detalhe para ler texto
f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
>500GB SSD
Parece-me muito pouco para um sistema dual boot e com várias builds yocto

Vê algo assim:

AMD Ryzen 9 7900X -440 ou ryzen 7950x
Msi b650 gaming plus wifi - 180
Memória RAM Corsair Vengeance RGB 32GB (2x16GB) DDR5-6000MHz CL30 Preta -140
WD SN770 1tb ~80€
Seasonic Focus Gold GX 650W Full Modular - 100€
Thermalright PS120SE -40€
lian li lancool 216 preta - 100
Palit GeForce RTX 4060 Dual 8GB GDDR6 DLSS3 - 330€
1410