1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

PC para trabalho "pesado" - Comentários ...

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por Lusitano Rex, 19 de Outubro de 2007. (Respostas: 14; Visualizações: 1114)

1. Lusitano Rex

Lusitano Rex Power Member

Depois de muita análise e consulta, decidi-me por esta configuração.
    Vai ser um PC mais voltado para o trabalho (econométrico). O orçamento anda à volta dos 1.850€. Pretendo ter um PC rápido, com bom desempenho no processamento. Que vos parece a configuração? Penso comprá-lo já na próxima semana, portanto, qualquer ajuda é bem vinda, pois ... ainda vou a tempo de mudar (melhorar) qualquer coisa.
    Já agora, até quanto acham que pode/deve ir um OC seguro/estável (para trabalho "pesado" e longo) neste processador?

Aí está ele ...
    ANTEC P182
    CORSAIR HX-620W MODULAR
    ASUS MAXIMUS FORMULA SE (SPECIAL EDITION)
    INTEL CORE 2 QUAD Q6600 G0 2.4 GHZ 8 MB BOX
    GSKILL PC2-8000 PQ Dual Channel 4 Gb (2 x 2048)
    XFX 8800 GTS 320 MB GDDR3 500M
    2x SEAGATE BARRACUDA 250 GB 16MB SATA II SP (Raid 0)
    WESTERN DIGITAL 500 GB 16 MB DE CACHE SATA II
    NEC AD-7173S DVD+/-RW 18X SATA LABELFLASH PRETO
    ZALMAN ZM-MFC1
    AEROCOOL POWERPANEL PRETO
    TUNIQ TOWER 120
    MICROSOFT VALUE PACK BLACK
    MS WINDOWS VISTA HOME PREMIUM 64 BITS PT
    NOISEBLOCKER XL2 ​

2. theforbidden1

theforbidden1 Banido

Para processamento econométrico (previsões económicas e afins) vais precisar de Windows Profissional.
    Uma placa gráfica dessas é desnecessária.
    Não precisas de 2 discos de 500GB. 2 de 80GB em raid fazem o mesmo. O computador não certamente usar como memoria de swap mais de 20GB.
    1 core 2 quad? Olha que duvido que as aplicações que vais correr consigam fazer uzo de 4 nucleos. Se vais ser tu a programa-las tens a certeza que vais conseguir fazer processos concorrentes o suficientemente bons para usar os 4 nucleos? É que se for para usar 1 processador na aplicação e outro para o Windows (e utilitários) o que tu precisas é de core 2 duo...

Overclocking? se o processador é para trabalho econométrico aquilo que tu não precisas é de erros no processador provocados pelo overcocking (os transsistors aquecem e afectam os outros, etc). Olha que esses processadores overclockados não costumam trabalhar muito tempo seguídos á carga máxima.

Compra é 1 board que tenha 1 barramento "alto" para garantir uma boa comunicação e rápida entre o processador e a memória primária (RAM)

3. Lusitano Rex

Este computador será o meu "doméstico". Mesmo assim, preciso de um Quad rápido e performante, de outra forma não vale a pena. Hoje em dia, quase todos os programas com que trabalho são multi-threaded e muito exigentes em memória e velocidade do processador. No gabinete, tenho um Intel Xeon dual e olha que os 8 cores dos xeons ... aren't enough. Sabendo disso, vou "limitar-me" a ter em casa um Q6600/G0 mais puxado (OC a 3,6 GHz) e quando acabar ... acabou.

4. BatuKMan

BatuKMan Power Member

Concordo com o Theforbidden1, embora acho que o Quad é sempre benvindo. O que discordo é essa motherboard, cara e não ganhas nada com isso:
    http://www.tomshardware.com/2007/09/26/intel_x38_chipset/

Pões uma GIGABYTE GA-P35C-DS3R - 114.40€ que suporta a próxima geração de processadores de 45nm e memórias DDR2 e DDR3 (não em simultaneo) e ficas mais preparado para o futuro do que com essa placa e por metade do preço.

5. theforbidden1

theforbidden1 Banido

Não metas Overclocking, já te disse que vai aumentar o numero de erros. Porque é que pensas que no trabalho aquilo usa Xeons? é porque o numero de erros os Xeons é menor que nos pentiums. Se calhar devias era pensar em comprar também 1 xeon para usares em casa.
    E não é por o PC ser domestico que deves instalar o WIndows Home, mete o professional pois há diferenças que vão alem do nome.

6. theforbidden1

theforbidden1 Banido

Muita atenção á comunicação entre o processador e a memoria primaria. É esse o principal factor que deve ser levado em conta para a escolha da board. Escusas de ter a memoria muito rápida, se a via de comunicação for fraca não adianta de nada...

7. Lusitano Rex

No gabinete, trabalho com um sistema baseado em 2x INTEL Xeon Clovertown 5335 Quad, uma board Tyan Tempest i5000XT e 8GB de memória FB_DIMM. O que eu queria agora é um PC caseiro, pago pelo meu bolso, que desse também para correr o software do trabalho. Por isso estava a pensar neste Q6600/G0 que sendo também Quad ... e puxado com OC e ... com boas memórias/motherboard ... já dá (dará?) para "desenrascar".
    Agora comprar um sistema dual-xeon como tenho no trabalho, deve ser estupidamente caro, não? E depois aquilo tem um socket (771) diferente dos tradicionais (775)... Estaria a gastar um dinheirão, do meu bolso, sem grande benefício ... (isto é, o benefício era ... dos meus "patrões" ... Fará sentido?)
    Daí ficar-me pelo Q6600/G0... Mesmo assim já vou gastar nele +/- 1850€ o que eu acho um disparate, mas enfim ... Logo que fique razoável.

Eu no emprego trabalho com o Vista Ultimate. É a esse que te referes ou há outro mais conveniente? É que nunca ouvi falar no Vista Profissional ...

8. Lusitano Rex

Ok, Ok, e sugestões?.... Levando em linha de conta o que acabas de dizer, exactamente que material devo comprar?? (marcas/modelos)

É que eu pensava que todos os elementos que escolhi (nomeadamente: processor-motherboard-memórias) estavam muito bem conjudados e capazes de maximizarem as suas potencialidades. Não é assim?? Viste bem a minha configuração ou estás a falar em teoria??
    Não me assustes ... é que eu vou comprar o computador esta semana e aquilo vai-me custar uma nota preta. Não quero fazer asneira.

Toda a ajuda é bem vinda. Se alguém vir que alguma coisa está mal ou menos bem, p.f., avise que eu não confio muito no pessoal das lojas ...

9. BatuKMan

BatuKMan Power Member

Não existe Vista Profissional:

-Vista Ultimate 32 e 64bits
    -Vista Business 32 ou 64bits
    -Vista Home Premium 32 ou 64bits
    -Vista Basic 32bits

10. Lusitano Rex

Bem me parecia ...

11. greatbunzinni

greatbunzinni Power Member

Ao certo o que é que queres dizer com isso do "processos concorrentes suficientemente bons para usar os 4 núcleos" ?

12. theforbidden1

theforbidden1 Banido

bons queria dizer pesados :)

Tipo se as aplicações dele forem, que não são, single thread estaria 1 núcleo a funcionar a 100% e os outros 3 núcleos ficariam a coçar a micose

Portanto para ele não se aplica, ele precisa mesmo dos 4 núcleos.

13. theforbidden1

theforbidden1 Banido

Os windows XP Home não permitem acesso a todos os recursos do sistema. Ha coisas que andam bloqueadas, com o Vista é a mesma coisa...
    Aqueles programas econométricos devem fazer uso de umas rotinas do sistema operativo quilhadas...

14. theforbidden1

theforbidden1 Banido

Não fui ver as especificações das peças... No entanto recomendo que não te metas a fazer Overclocking, isso vai aumentar o numero de erros nas operações aritméticas e lógicas e afins do processador. Quanto ao xeon é para esquecer que custam mais de 1500 euros cada, pensei que eram mais baratos porque os opteron da AMD tem preços mais acessiveis :s

Eu não te disse que as combinações motherboar-memorias-processador eram más, eu disse para verificares que a motherboard ia ser capaz de transportar a informação aquelas velocidades... chama-se barramento, em inglês deves olhar para a capacidade de endereçamento (ou seja a máximo de memória que aquela board suporta) e para o Front Side Bus (FSBUS) e ves se os valores da board se aprossimam dos que o processador pede engloir...

15. Lusitano Rex

Os Xeon não são tão caros. Cada Xeon 5335 anda à volta dos 340 euros. Mas claro, mais a board, os 8 Gb das memórias FB, etc ... deitam a máquina para uns bons 2.800/3.000 euros.
    Estava a pensar fazer com o Q6600/G0 o mesmo serviço mas de forma bem mais económica. Bem sei que o desempenho não será o mesmo mas ... "quem dá o que pode..."

Já fui para uma destas novas motherboards "Maximus" (chipset x38), aliás bem caras, porque são o que de mais recente há. Suponho que, com ela, não vou ter o problema de que falas.

Partilhar esta Página