• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo PC para trabalho - renderização

|Seraph|

Power Member
Boas! Espero que se encontrem todos bem!

Nos últimos tempos tenho andado a pensar na reforma da minha velhinha workstation Dell Precision T1500.

Trabalho especialmente em CAD, Photoshop e SketchUp + Vray. Escusado será dizer que é neste último que ela deixa mais a desejar, dando ainda boa resposta no cad, photoshop, office, etc...

Para mal dela, agora descobri o Twinmotion e estou fascinado... assim a nova máquina teria de correr este software.

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
1.000 a 1.500€. Idealizo realizar a compra durante o 1º trimestre 2021.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
PC completo.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
Trabalhos pesados - AutoCad / ArchiCad / SketchUp / Photoshop / Twinmotion
Office / Navegação web / Filmes

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
+ 6 anos (tenho o actual com 8/9 anos)

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Intel(R) Core(TM) i7 CPU 860 @ 2.80GHz 2.80 GHz / 8,00 GB RAM / NVIDIA Quadro FX 580... penso que não se aproveite nada...

6) Vais fazer Overclock?
Não.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> Não sei... apenas quero um look sóbrio, nada de RGBs.

b. Processador (Intel ou AMD)
> Mais inclinado para Intel. Que garanta um benchmark igual ou superior a 2.000

c. Motherboard (chipset, formato)
> Não sei.

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> 16 ou 32GB

e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
> VRAM dedicada >= 6GB, G3DMark igual ou superior a 10.000

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> Não necessito de muito espaço de armazenamento, tenho um NAS onde arquivo os trabalhos. Talvez SSD...

f. Drives (Nenhuma,DVD, BluRay)
> Afinal posso aproveitar o que tenho :p

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Não sei...

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Para já não, no futuro penso em comprar 2 monitores de 24".

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Não necessito de wi-fi, prefiro ter ligado o cabo ethernet.

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não.

11) Contexto, comentários adicionais.
Como referi no inicio, onde irei necessitar mais é na capacidade de correr o Twinmotion, daí as referências atrás aos valores de benchmark...

Muito obrigado, desde já, pela ajuda! Saúde!
 
Atenção, se ele só fizer renders em twinmotion, este é baseado em GPU, pelo que é preferível um cpu mais barato e tentar chegar a uma 3080 :P

Esquece as specs do twinmotion, isso e Lumion é apontares para uma Nvidia RTX e tentares comprar a melhor que o orçamento deixar.

Eu preferia adquirir um cpu zen2 se isso permitisse adquirir uma gráfica melhor.
 
O ideal será voltares cá 1-2 semanas antes da compra.
De qualquer modo, até 1500€, podes apontar para algo como AMD 5900X + RTX 3060 Ti + 32GB RAM.

Pois percebo que até lá surjam outras opções, que valores baixem, etc... mas estou numa de estudo do que o mercado tem, quero planear/seleccionar com tempo e calma, perceber qual o melhor custo/benefício.

Atenção, se ele só fizer renders em twinmotion, este é baseado em GPU, pelo que é preferível um cpu mais barato e tentar chegar a uma 3080 :P

Esquece as specs do twinmotion, isso e Lumion é apontares para uma Nvidia RTX e tentares comprar a melhor que o orçamento deixar.

Eu preferia adquirir um cpu zen2 se isso permitisse adquirir uma gráfica melhor.

:n1qshok: não queria gastar quase o orçamento num único componente... aliás pondero se não é possível ficar pelos 1.000 €, ficando o restante para os dois monitores... no benchmark essa placa tem uma pontuação quase de 24 mil, quando o twinmotion requer 10 mil, 15 mil se pretender realizar videos 8k... o que não acho que se justifique.

Já agora, estou completamente baralhado com as gráficas... para mim uma Quadro era sempre NVidia, mas, parece que os vários modelos são transversais às variadas marcas... O que difere de uma GeForce RTX da Zotac de uma da NVidia, por exemplo?
 
Pois percebo que até lá surjam outras opções, que valores baixem, etc... mas estou numa de estudo do que o mercado tem, quero planear/seleccionar com tempo e calma, perceber qual o melhor custo/benefício.

Vai consultando configurações que se enquadram dentro dos teus parâmetros e vê comparativos de performance (p.ex., da TPU: gráficas e processadores).

Já agora, estou completamente baralhado com as gráficas... para mim uma Quadro era sempre NVidia, mas, parece que os vários modelos são transversais às variadas marcas... O que difere de uma GeForce RTX da Zotac de uma da NVidia, por exemplo?

Essencialmente, o design do PCB, o cooler, as componentes eletrónicas, os clocks, etc, o que por sua vez influencia as temperaturas, eficiência, ruído, etc, embora o grosso da performance seja semelhante entre diferentes modelos.
 
Pois percebo que até lá surjam outras opções, que valores baixem, etc... mas estou numa de estudo do que o mercado tem, quero planear/seleccionar com tempo e calma, perceber qual o melhor custo/benefício.



:n1qshok: não queria gastar quase o orçamento num único componente... aliás pondero se não é possível ficar pelos 1.000 €, ficando o restante para os dois monitores... no benchmark essa placa tem uma pontuação quase de 24 mil, quando o twinmotion requer 10 mil, 15 mil se pretender realizar videos 8k... o que não acho que se justifique.

Já agora, estou completamente baralhado com as gráficas... para mim uma Quadro era sempre NVidia, mas, parece que os vários modelos são transversais às variadas marcas... O que difere de uma GeForce RTX da Zotac de uma da NVidia, por exemplo?

Atenção, o requerer 10.000 no benchmark como indicas, é o valor aconselhável para que funcione bem, no ambiente gráfico enquanto trabalhas.

A nível de render, é onde vai fazer a diferença, a velocidade em que tens as imagens prontas. Depende depois da tua exigência, claro.

Quadro é uma Nvidia, tal como RTX, tal como GTX. São modelos distintos.

As Quadro são gráficas mais vocacionadas para o mercado profissional, mas nada te ajudam no caso do twinmotion, que se baseia num motor de jogo, e como tal uma Nvidia RTX é o melhor que podes ter para este propósito. A 3060ti sugerida é muito boa, se realmente cortares no orçamento para a máquina.

Agora, cabe-te a ti dizer quanto queres gastar no computador, se 1000, se 1500 pois faz toda a diferença. E investir em 2 monitores mas cortar em componentes, neste caso, é para mim uma má jogada.

Facilmente acrescentas um segundo monitor no futuro.
 
Para já vou considerar a RTX 3060 Ti, estou a considerar gastar menos no computador se consigo ter os requisitos para o twinmotion...
A nivel de CPU fico bem servido com um Intel Core i7-10700KF 8-Core 3.8GHz Turbo 5.1GHz 16MB Socket 1200 ?
32GB RAM mas de que tipo, motherboard, tipo de caixa e alimentação?
 
Algo assim:

AMD Ryzen 9 5900X / 3900X ~ 580€ / 460€
Motherboard B550 (p.ex., MSI B550-A Pro) ~ 135€
2x16GB DDR4 3200MHz CL16 ~ 125€
RTX 3060 Ti ~ 430€
SSD 1TB M.2 NVMe Gen3 x4 ~ 100€-130€
Seasonic (80Plus gold) / Corsair TX/RM / Bitfenix 650W ~ 80€-90€
Caixa com grelha frontal e ventoinhas ~ 50€

Total: ~ 1500€ / ~ 1380€


Como referiram acima, consoante o foco do trabalho, o orçamento poderá tender mais para a gráfica ou processador.
 
Algo assim:

AMD Ryzen 9 5900X / 3900X ~ 580€ / 460€
Motherboard B550 (p.ex., MSI B550-A Pro) ~ 135€
2x16GB DDR4 3200MHz CL16 ~ 125€
RTX 3060 Ti ~ 430€
SSD 1TB M.2 NVMe Gen3 x4 ~ 100€-130€
Seasonic (80Plus gold) / Corsair TX/RM / Bitfenix 650W ~ 80€-90€
Caixa com grelha frontal e ventoinhas ~ 50€

Total: ~ 1500€ / ~ 1380€


Como referiram acima, consoante o foco do trabalho, o orçamento poderá tender mais para a gráfica ou processador.

Também fiz uma simulação que me deu valores idênticos, mas, seleccionei um i7-10700K por um valor inferior. Vejo que têm preferência por AMDs... a AMD oferece melhor relação custo/benefício?

Quanto à motherboard tinha selecionado uma MSI MAG B460M BAZOOKA, mas, acho que não é compatível com RAM a 3200MHZ... o que devo ter em atenção na escolha desta?

Obrigado pelas dicas, têm ajudado bastante :)
 
Não é uma questão de preferência por AMD, é uma questão de escolher o que provavelmente te dará mais rendimento dentro do teu orçamento. Neste caso, simplesmente acontece que aqueles processadores serão melhores. Se quiseres descer um patamar no CPU, o 10700K é capaz de ser a opção mais sensata.

As B460 são compatíveis com essa RAM, mas para aproveitares frequências acima de 2933MHz com o i7, tens de ir para Z490.
 
A AMD neste momento é a melhor em desempenho. A intel é que anda a correr atras do prejuizo e em alguns casos é obrigada a oferecer melhor desempenho/preco em jogos.
Mas para o que vais fazer sem duvida ia para o 5800x com esse orçamento.
 
A AMD neste momento é a melhor em desempenho. A intel é que anda a correr atras do prejuizo e em alguns casos é obrigada a oferecer melhor desempenho/preco em jogos.
Mas para o que vais fazer sem duvida ia para o 5800x com esse orçamento.

Mas olha que o 3900x é praticamente ao mesmo preço, pelo menos na loja que pesquisei, e tem desempenho superior... E esse não é mais antigo? É Ryzen 7
 
O 3900X tem mais cores, mas e antiga geração. O 5800x e mais recente

Pois... percebi agora que o n.º que sucede a Ryzen tem a ver com a gama e não com a versão lançada... estive a ver tabelas de review/performance e fico cada vez mais baralhado, afinal, n.º de cores e threads não é sinónimo de melhor qualidade, aliás nada é linear, situações que a performance do 3900x é superior, outras o 5800x é superior ao 5900x :lol:

De qualquer maneira a compra vai demorar, não por falta de vontad€, mas, pelo que já vi e li, está complicado comprar gráficas por falta de stock...
 
Boas!

Venho desenterrar este tópico para não abrir novo.
Com o covid os preços dispararam e como tal deixei a compra da nova máquina em stand-by. Em Dezembro passado a minha velhinha Dell deu os últimos suspiros, ainda tentei reanimá-la com uma nova fonte (tudo indicava que seria a fonte...) mas, não foi só a fonte que se tinha queimado, também a motherboard foi à vida... Agora que os preços, especialmente das gráficas, estão mais próximas do pvp pré-pandemia, tenho que avançar para a compra da nova máquina...

Visto que já passaram 2 anos, muita coisa mudou certamente... para o objectivo pretendido - CAD, sketchup, vray e especialmente Twinmotion, mesmo orçamento 1500 €, preferindo AMD, que configuração aconselham? Pretendo comprar durante o próximo mês...

Obrigado,
Saúde!
 
Para a finalidade pretendida, ficas mais bem servido com Intel e NVIDIA.

Subi um pouco orçamento para escolher uma motherboard Z790 melhor em termos de compatibilidade com os outros componentes e com melhor suporte:

CPU: CPU Intel Core i5-13600K (350)

CPU Cooler: Thermalright Peerless Assassin 120 SE (40)

Motherboard: MSI PRO Z790-A WiFi (300)

Memory: Corsair VENGEANCE DDR5 32GB (2x16GB) 6000MHz CL36 (140)

Storage: Kioxia EXCERIA NVMe SSD 1TB (60)

GPU: ZOTAC GAMING GEFORCE RTX 3060 Ti Twin Edge OC (450)

Case: BITFENIX NOVA MESH SE TG (60)

Power Supply: MSI MPG A650GF (110)


Total: ~€1.510
 
Para a finalidade pretendida, ficas mais bem servido com Intel e NVIDIA.

Subi um pouco orçamento para escolher uma motherboard Z790 melhor em termos de compatibilidade com os outros componentes e com melhor suporte:

CPU: CPU Intel Core i5-13600K (350)

CPU Cooler: Thermalright Peerless Assassin 120 SE (40)

Motherboard: MSI PRO Z790-A WiFi (300)

Memory: Corsair VENGEANCE DDR5 32GB (2x16GB) 6000MHz CL36 (140)

Storage: Kioxia EXCERIA NVMe SSD 1TB (60)

GPU: ZOTAC GAMING GEFORCE RTX 3060 Ti Twin Edge OC (450)

Case: BITFENIX NOVA MESH SE TG (60)

Power Supply: MSI MPG A650GF (110)


Total: ~€1.510

concordo com a parte da gpu nvidia ser melhor para este fim, mas segundo os Hardware requirements do Twinmotion, 12gb de vram é o minimo para high end

https://twinmotionhelp.epicgames.com/s/article/Twinmotion-System-Requirements?language=en_US

Nesse sentido uma 3060 12gb pode ser melhor escolha que a 3060ti 8gb. Aqui é uma escolha. Com a 3060 pode ter cenas mais complexas, mas vai ser mais lento, ou com a 3060ti vai ter de ter cenas mais leves/optimizadas, mas vai renderizar mais rápido.

Quanto ao Intel vs AMD, para os usos pretendidos fica muito ela por ela o ryzen 7700x e o i5-13600k. No Vray 5 benchmark por exemplo o 13600k é só 4% mais rápido...

Como o user prefere amd, eu iria pelo 7700x, porque fica ela por ela, mas numa plataforma (am5) que tende a ter mais longevidade.
 
Obrigado pelas dicas!

Não valeria a pena em baixar na motherboard para melhorar em gráfica ou processador?

Não tenho experiência (nem conhecimento) para preferir AMD, mas, sempre me disseram que actualmente tem uma melhor relação performance/preço.

Em termos de twinmotion talvez seja suficiente minimum requirements, nunca tenho nem de perto nem de longe 1 gb de geometria...

Que dizer desta configuração:
ProcessadorAMD Ryzen 7 5800X
Placa-mãeASUS Prime B550-PLUS
Memória RAMCorsair Vengeance LPX 32GB (2x16GB) DDR4-3200
ArmazenamentoKingston A2000 1TB NVMe SSD
Placa de vídeoNVIDIA GeForce RTX 3060 Ti
Fonte de alimentaçãoCorsair CX650M 650W
CaseCooler Master MasterBox NR600

Já está datada?
 
Última edição:
Se queres ir para cpu da AMD, vai para a nova plataforma AM5.
Essa que apresentas é AM4.

Poderás optar por esta build AM5:

ASUS TUF GAMING B650-PLUS WIFI €240
AMD Ryzen 7 7700X Desktop Processor €350
Corsair Vengeance DDR5 32GB (2x16GB) 6000MHz C36 Optimised for AMD-DDR5 Memory €130
Thermalright Peerless Assassin 120 SE CPU Air Cooler €40
Kioxia EXCERIA NVMe SSD 1TB PCIe/NVMe 1.3 €55
KFA2 GeForce RTX™ 3060 Ti GDDR6X 1-Click OC Plus €450
MSI MPG A650GF 650W 80 Plus Gold €115
Cooler Master MasterBox NR600 ATX Mid-Tower €120

Total: ~€1.500
 
Neste período de stand-by da compra do desktop, onde fico a "ganhar" comparativamente à build sugerida a 11 de Dez. 2020, pelo user @asof ? Apenas no processador? Gráfica com covid e bitcoins, estagnou, as novas rtx 40xx ainda estão por sair e parece que irão sair a preços proibitivos...
 
Back
Topo