• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

PC para trabalho

dmmr

Power Member
Bom dia, venho pedir ajuda com o seguinte:

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

Não tenho um limite definido, quero é ficar bem servido. A compra será feita logo que possível, talvez já para a semana.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Pc completo, sem periféricos.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

Maioritariamente trabalho com ferramentas bastante pesadas de edição e imagem e renderização, assim como software de desenho industrial cad e 3D para têxtil, assim como video. Output de ficheiros de grandes dimensões com frequência. Elevado consumo de RAM em algumas ferramentas.
Ferramentas office. Utilização de 2 monitores, um 4K de 32", e um full HD de 27 para auxilio maioritariamente.
Algum gaming em 4K, jogos open world.

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
3 ou 4 anos se possível.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Não tenho nada que se aproveite a não ser os monitores e outros periféricos.
Estou a usar temporariamente um Tongfang gk5cn6z com i7-8750H, GTX 1060, 16GB de ram, SSD 1TB NVME 970 Evo, e noto que às vezes precisava de mais fluidez.

6) Vais fazer Overclock?
Não tenho muita intenção de o fazer, já que estabilidade é a minha prioridade.


7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
Preferencialmente Mini ITX, silêncio e look minimalista, sem leds RGB nem essas coisas. Será para usar em ambiente que o design conta. Valorizo algo com filtros para o pó.

b. Processador (Intel ou AMD)
>Indiferente

c. Motherboard (chipset, formato)
>Mini ITX, com chipset que dependerá do processador obviamente

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> 32GB, e com o melhor desempenho possível

e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
>Algo que tenha o melhor desempenho possível em mini ITX.

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> preciso de pelo menos 1TB para a unidade principal, com maior velocidade possível de escrita para os outputs dos programas que uso. e disco secundário também mais 1tb no mínimo e convém ter igualmente bom desempenho pois as vezes aponto outputs para disco secundário.

f. Drives (Nenhuma,DVD, BluRay)
Nada.

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
Silenciosa. O resto é um pouco indiferente desde que dê conta do recado.

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Não.

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Wireless seria importante para certas ocasiões, já que às vezes movimento a torre de sitio e nem sempre tenho acesso por cabo.

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não.

11) Contexto, comentários adicionais.
Esta máquina será para usar em ambiente em que o design também importa, daí querer uma caixa simples e elegante, sem leds ou algo que chame atenção. O silencio também interessa um pouco mas nada de extremismos.
No contexto do ambiente, e também falta de espaço, e fruto de às vezes movimentar a máquina, estava a pensar em algo tipo Mini-ITX.

Pensei numa configuração deste género, mas que pode ser toda remodelada sem problema:

Caixa: não consegui uma que me "enchesse" as medidas. Mas estava a pensar em algo tipo as Cooler Master Silencio S600, que cumpre todos os requisitos (design, filtros) mas em tamanho mais pequeno para mini ITX. Sugestões? Incluir ventoinhas necessárias.
Processador: RYZEN 9 3900X
Cooler CPU: nada pensado ainda
Board: Gigabyte X570 Mini ITX Aorus PRO wifi
Gráfica: RTX 2070 mini, versão?
Ram: G.SKILL Trident Z 32GB (2x16GB) DDR4-3200MHz CL15 Cinza
Fonte: nada pensado
Discos: 1x Gigabyte Aorus 1TB Gen4 M.2 NVMe + 1x Western Digital Blue SN550 1TB 3D NAND NVMe

Que me dizem?
Obrigado desde já.
 
O CPU/VGA parecem ser um bocado exagero, neste caso ate ia para os 32GB memoria.
2 discos SSD nvme tb não me parece a melhor das opcoes. E a board tb ta overkill mas ja depende do preco....

Cps
 
Caixa vê a nzxt h200i...
Board tens a Gigabyte B550I Aorus Pro AX que é mais barata e serve para o gasto.
Cooler vê algo como o arctic freezer 34 esports duo
RAM as trident z costumam ser demasiado caras, vê estas: G.SKILL Ripjaws V 32GB (2x16GB) DDR4-3200MHz CL16 - 145€
Acho que também não se justifica um SSD pcie4 e o SN550 também a menos que o arranjes em promo arranjas melhor por pouco mais.
Tens o SSD M.2 2280 PNY XLR8 CS3030 1TB que é bastante bom para o preço, também tens o corsair mp510.
Fonte tens a seasonic focus gx 650.
 
Essa caixa NZXT já a tinha visto e gosto do design no entanto só a encontro com painel lateral em acrílico o que não queria de todo. Se fosse toda fechada seria uma excelente opção sim.
Obrigado pela sugestão da board e memórias e cooler e fonte.
Sobre os discos, sugeres então o Corsair mp510 para disco principal e o pny para secundário.
Eu escolhi o ssd pcie4 por causa da board o suportar, mas a diferença de preço realmente ainda é alguma.
Sugestões de modelo de gráfica?
E caixa também não está fácil.

Ver se alguém desencanta algo.
 
Bem entretanto arranjei uma 1050TI de uma outra máquina que tenho e que não precisa da mesma, e vou usar esta até as RTX 3000 sair. Depois invisto numa nova visto já não faltarem muitos meses.
Como não posso esperar muito mais pois preciso mesmo do computador vou então seguir as vossas dicas que agradeço mais uma vez.

Vai ficar assim:
Caixa NXZT H200i (vou colocar película opaca preta e resolver a questão da janela) e colocar 2 ventoinhas adicionais.
Board Gigabyte B550I Aorus Pro AX
Processador AMD Ryzen 9 3900X
arctic freezer 34 esports duo cinza
G.SKILL Ripjaws V 32GB (2x16GB) DDR4-3200MHz CL16
SSD M.2 2280 PNY XLR8 CS3030 1TB
Segundo disco vou usar o SSD sata de 1tb que aqui tenho. Mais tarde atualizo se se justificar
seasonic focus gx 650 (a pensar nas RTX 3000, senão bastava a gx 550)
gráfica 1050TI que cá tenho até sair as RTX 3000.

Obrigado malta.
 
Back
Topo