• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

PC para VR

NightSubscriber

Power Member
Preciso da ajuda dos experts.
Eu tenho um PC montado em 2013 e agora, 6 anos depois, quero fazer upgrade para um PC com uma RTX 2070 maioritariamente para VR (Valve Index ou HP Reverb, ainda não decidi, mas inclinadíssimo para o HP Reverb).
Ora, o que eu queria saber era se o meu actual PC aguenta trocar só a gráfica, o que eu duvido ou se para a 2070 preciso de trocar CPU e até motherboard, memórias e PSU.
Mas no caso de dar para trocar só a gráfica será que perco muita performance por causa deste CPU e board terem 6 anos? Ou seja, mesmo dando será mal empregada uma 2070 neste PC?

O PC é o seguinte:

- Intel Core i5-4670 CPU @ 3.40GHz (Haswell 22nm Technology)
- Asus H87-PRO (SOCKET 1150)
- 8GB RAM
- AMD Radeon HD 7800 Series
- Samsung SSD 840 EVO 120GB (SSD)
- Fonte 500W

Obrigado desde já.
 
Pois. Custa bué gastar 1000€ num PC que passado 5 anos vai para o lixo. Quem é que dá alguma coisa por isto agora...
Então e 1000€ é muito? Se pensares bem, 200€ ao ano foi quanto tu pagas-te pelo PC, o que é um valor bastante simpático.
A máquina em si não é má de todo, simplesmente não é a ideal para a finalidade que tu queres.
Vendes bem, para uma pessoa que só jogue jogos do género "esports" ou esteja disposto a baixar a resolução para algo como 720p noutros jogos mais recentes, é boa máquina. Se a gráfica for uma 7870 até é melhor que uma Rx560 por exemplo, que já permite alguns jogos a 1080P...
 
Então e 1000€ é muito? Se pensares bem, 200€ ao ano foi quanto tu pagas-te pelo PC, o que é um valor bastante simpático.
A máquina em si não é má de todo, simplesmente não é a ideal para a finalidade que tu queres.
Vendes bem, para uma pessoa que só jogue jogos do género "esports" ou esteja disposto a baixar a resolução para algo como 720p noutros jogos mais recentes, é boa máquina. Se a gráfica for uma 7870 até é melhor que uma Rx560 por exemplo, que já permite alguns jogos a 1080P...

OK, lá terá de ser um PC novo então.
Podes-me ajudar numa build à volta de uma Rtx 2060? AMD ou Intel, é-me igual. O melhor que puder ser até 1000/1200€.
Obrigado.
 
Fazeres uma build para VR com menos do que uma 2070 é um erro, na minha opinião é o mínimo de forma a teres uma experiência decente senão, se nem os requisitos mínimos consegues cumprir, mais vale não fazer ou então juntar mais algum e fazer em condições.

O mínimo que eu recomendo para o uso que queres dar é:

Processador Intel Core i7-8700 - 295€
Cooler CPU Cooler Master Hyper 212 Black Edition - 35€
Motherboard ATX Gigabyte Z390 UD - 125€
Memória RAM G.SKILL SNIPER X 16GB (2x8GB) DDR4-3000MHz CL16 Urban Camo - 98€
Placa Gráfica Gigabyte GeForce RTX 2070 Windforce 8GB - 545€
SSD M.2 2280 Intel 660p 512GB QLC NVMe - 78€
Fonte de Alimentação Seasonic Focus Plus Gold 650W Full Modular - 100€
Caixa ATX Cooler Master Masterbox Q500L Preta - 50€

Total: 1326€
 
Fazeres uma build para VR com menos do que uma 2070 é um erro, na minha opinião é o mínimo de forma a teres uma experiência decente senão, se nem os requisitos mínimos consegues cumprir, mais vale não fazer ou então juntar mais algum e fazer em condições.

Uma 2070 está longe de ser o mínimo, isso é um autêntico exagero.
A quantidade de malta a jogar com 970, 1050, isso sim é o mínimo.

Pessoalmente já testei com 390, 1060 e 1070 os jogos mais exigentes, e apenas a 390 não conseguia manter os 90 fps, mas já dá pois actualmente já funciona o ASW no rift, coisa que na altura não dava.

Claro que se fosse a comprar novo, uma 2070 é um melhor investimento. Agora dizer que é o mínimo se não nem estas nos requisitos mínimo é um exagero.
 
Fazeres uma build para VR com menos do que uma 2070 é um erro, na minha opinião é o mínimo de forma a teres uma experiência decente senão, se nem os requisitos mínimos consegues cumprir, mais vale não fazer ou então juntar mais algum e fazer em condições.

O mínimo que eu recomendo para o uso que queres dar é:

Processador Intel Core i7-8700 - 295€
Cooler CPU Cooler Master Hyper 212 Black Edition - 35€
Motherboard ATX Gigabyte Z390 UD - 125€
Memória RAM G.SKILL SNIPER X 16GB (2x8GB) DDR4-3000MHz CL16 Urban Camo - 98€
Placa Gráfica Gigabyte GeForce RTX 2070 Windforce 8GB - 545€
SSD M.2 2280 Intel 660p 512GB QLC NVMe - 78€
Fonte de Alimentação Seasonic Focus Plus Gold 650W Full Modular - 100€
Caixa ATX Cooler Master Masterbox Q500L Preta - 50€

Total: 1326€

Eu por enquanto vou-me ficar pelo novo Oculus Rift S, e as especificações recomendadas são uma gtx 1060, sendo a especificação mínima uma 1050.
Ora, mesmo que eu queira algo melhor do que a 1060 que a oculus recomenda, não preciso de todo de ir para a 2070. Não com este Headset.
Ainda por cima a 2070 é talvez a placa com pior relação preço /performance. Mais 200€ por 11% de aumento de fps parece-me mau investimento.
Para a 2060 manténs o resto dos componentes que indicaste? Estava à espera que indicassem Ryzen, à semelhança do que indicam à maioria do pessoal.
 
Uma 2070 está longe de ser o mínimo, isso é um autêntico exagero.
A quantidade de malta a jogar com 970, 1050, isso sim é o mínimo.

Pessoalmente já testei com 390, 1060 e 1070 os jogos mais exigentes, e apenas a 390 não conseguia manter os 90 fps, mas já dá pois actualmente já funciona o ASW no rift, coisa que na altura não dava.

Claro que se fosse a comprar novo, uma 2070 é um melhor investimento. Agora dizer que é o mínimo se não nem estas nos requisitos mínimo é um exagero.
É um exagero?
Ele vai comprar um HP reverb que faz 2160 em cada olho e dizes que uma 1060 chega?
Só se for para correr a 1080P e depois colocar os óculos a fazer upscale, o que não faz sentido nenhum.
È a mesma coisa que eu comprar um monitor 4K para jogar a 1080P...
 
É um exagero?
Ele vai comprar um HP reverb que faz 2160 em cada olho e dizes que uma 1060 chega?
Só se for para correr a 1080P e depois colocar os óculos a fazer upscale, o que não faz sentido nenhum.
È a mesma coisa que eu comprar um monitor 4K para jogar a 1080P...

Já não vou para o Reverb. Vou-me ficar pelo Rift S enquanto não chegar a segunda geração de VR a sério.
 
O Rift S faz 2560x1440 de rsolução total @ 80Hz. São estes últimos 80Hz que que se calhar já estarão acima do que um 4670 é capaz de entregar de forma consistente (dependerá muito dos jogos, também).
Eu talvez metesse uma 2060 nisso e via como é que a coisa se portava. Se depois vires que o CPU já não acompanha, pensas num upgrade ao resto da plataforma.
 
O Rift S faz 2560x1440 de rsolução total @ 80Hz. São estes últimos 80Hz que que se calhar já estarão acima do que um 4670 é capaz de entregar de forma consistente (dependerá muito dos jogos, também).
Eu talvez metesse uma 2060 nisso e via como é que a coisa se portava. Se depois vires que o CPU já não acompanha, pensas num upgrade ao resto da plataforma.
Ui, isso era mel!
Pensei que uma 2060 fizesse alto bottleneck com o resto do meu PC. Mas se me dizes isso, vou tentar. E também deve compensar tirar os 2 módulos de 4gb RAM e comprar 16gb, né?
 
Bootleneck vais ter, quase de certeza.
Agora, há o bootleneck que se mede e o bootleneck que se sente.
Se instalares a placa, fores jogar e ficares satisfeito com o resultado, se a tua experiência a olho nu for satisfatória para ti, é mesmo assim tão importante se está a dar 70 ou 110 fps, por exemplo?
O "bootleneck" não é o bicho papão que aqui fazem. O pessoal devia importar-se mais com a experiência de jogo que tem, com o que realmente sente, e menos com contadores de frames e percentagens de utilização. ;) Isso é útil para identificar a raiz de um problema depois de se sentir que há um problema.

Daí eu dizer para experimentares a 2060 no teu sistema. O que não der em fps, vai dar para puxar nos gráficos, de qualquer maneira. E a coisa ou corre bem, óptimo!, ou então, dependendo da tua sensibilidade, dos jogos que fores jogar, e das definições que preferes, lá poderás sentir uns solavancos e chegarás à conclusão que não escapas a um upgrade de plataforma. Mas fá-lo guiado pelo que tu sentes, e pela tua experiência, não por uns números que vejas no ecrã. ;)
 
Eu acho que está tudo dito pelo @SideWalker ... Atualmente estou a pensar dar upgrade na minha máquina porque sinto bastantes quebras a nível de CS que é o jogo que jogo 90% do tempo. No entanto, tenho muitos outros jogos que a nível de benchmarks e fps não são fabulosos (talvez porque o cpu esteja a limitar a gpu, o chamado bottleneck) mas a nível de experiência é suave o q.b. para ficar agradado e lá está, posso sempre jogar com uma excelente qualidade porque a minha 1070 mama tudo. Se bem me lembro, a 2060 ainda é mais potente que a 1070, tenho aqui a certeza que terás uma experiência ótima. ;)
 
Back
Topo