• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo PC para X-Plane // MSFS2020

Gnitrops

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
~2000€. Se puder gastar menos, tanto melhor. A comprar durante o próximo mês.


2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Monitor(es), Torre, Teclado, Rato

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
Gaming. X-Plane e Flight Simulator. A utilizar com periféricos de flightsim (não entram no orçamento).
Provavelmente vou usar alguns mods do X-Plane. Não preciso dos settings todos no máximo, mas gostaria de simular em 1440p sem arrastanços.

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
No mínimo 5 anos.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Portátil antigo de utilização completamente diferente da que irei dar a este PC

6) Vais fazer Overclock?
Para já não, mas estou disponível para eventualmente o fazer no futuro. Não é crucial.

7) Características Gerais:


a. Caixa
> Silenciosa é o mais importante - no limite posso ponderar aventurar-me por meios alternativos de cooling, apesar de não ter experiência no assunto. A estética é secundária.

b. Processador (Intel ou AMD)
> Inclinado para Intel pelo que tenho lido em forums de flightsim.

c. Motherboard (chipset, formato)
> Sem preferência.

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> Pelo menos 16Gb com boa latência

e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
> Também por info em foruns de flightsim, inclinado para nvidia.

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> SSD, 500Gb minimum. NVMe se possível

f. Drives (Nenhuma,DVD, BluRay)
> None.

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Silenciosa

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Monitor: Gostaria de pelo menos 1x 27", eventualmente 2 - ou um wide de 49".
Teclado/Rato: preciso do básico. Vou utilizar yoke/pedals/throttle, que já possuo.

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Os básicos. USBs, Wireless, Ethernet, audio para headsets/mike.

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não

11) Contexto, comentários adicionais.
Será um computador principalmente para simulação de voo/treino. A performance visual conta mas preocupa-me mais a fluidez e a fiabilidade do processamento dos inputs dos comandos.
Desde já obrigado pela vossa atenção e colaboração ;)
 
Espera pela 3070. será mais rapida que a 2080 e mais barata ( segundo os rumores até sairem ).
De resto para o uso que vais dar, ryzen 3900x, 32GB 3200, NVME 500GB para windows e jogo, segundo SSD para o resto dos normais, 3070.
não esquecer cooler qb.

A preferencia do 3900x ( ou equivalente ) face ao 3700x é que os simuladores cada ano que passam usam mais o multi-core e pode com mais cores garantes mais longevidade.
 
Espera pela 3070. será mais rapida que a 2080 e mais barata ( segundo os rumores até sairem ).
De resto para o uso que vais dar, ryzen 3900x, 32GB 3200, NVME 500GB para windows e jogo, segundo SSD para o resto dos normais, 3070.
não esquecer cooler qb.

A preferencia do 3900x ( ou equivalente ) face ao 3700x é que os simuladores cada ano que passam usam mais o multi-core e pode com mais cores garantes mais longevidade.

Obrigado Stormgiant, vou ter em consideração!

Antes de abrir o tópico estava mais inclinado para Intel mas pelo feedback aqui e em outros tópicos começo a inclinar-me para Ryzen... Talvez até esperar pelo novo e ver o impacto no mercado.

Nos forum de flightsim há muita malta em Intel por causa do single thread performance e de problemas com drivers OpenGL e AMD no Xplane (embora aparantemente não haja problemas com a versão Vulkan).

Vou continuar a estudar o tema e a ler as vossas opiniões, feedbacks e updates serão postados :)
Além da questão AMD/Intel, tenho o foco nos monitores neste momento. São cruciais para o objectivo final, o maior peso do orçamento e há a questão do espaço disponível :whistle:
 
Última edição:
Update: Vou esperar pelas RX novas... e cruzar os dedos que haja stock.

Ao que parece os Ryzen 5000 já destronam intel em MSFS / XPlane. Continuo a aguardar por mais benchmarks mas parece-me a opção mais certa, até pela versatilidade que dá ao sistema além da utilização principal.

Monitor, estou mais inclinado para um wide curvo por uma questão de espaço, apesar de estar com receio que me possa limitar no futuro se quiser adicionar mais monitores ao setup.

O orçamento teve que levar um "acerto" pelo que aponto agora para os 1500€
 
Update JAN21
Encontrar os componentes à venda está a revelar-se um desafio maior do que estava à espera...

Ainda sem nada adquirido, tenho me inclinado mais para este setup:

320€ CPU: Ryzen 5 5600x
145€ RAM: 2x16Gb Ripjaws V 3200Mhz CL16
135€ Mobo: MSI B550-A Pro
LOL€ GPU: RTX 3070
100€ PSU: Seasonic/Corsair 650W
100€ SSD: 1TB m.2 nVMe
70€ Case: Phanteks P400A

~1400€

CPU - encontro o 5600x em alguns lugares a 350€+, aguardo por oportunidade para os 320€
RAM - Os 32Gb a 3200 devem chegar - e sobrar um pouco - para o objectivo da build. Too much?
Mobo - parece-me consensual, o meu unico pé atrás com ela é não ter wifi e os chipsets de audio e lan não serem fantásticos. Tenho debaixo de olho a ASRock b550 steel legend para um preço interessante.
GPU - what can I say? as 3080 estão muito fora do budget e a este ritmo qualquer dia as 3070 também... contava apanhar uma a <550€ há uns tempos mas falhei. Há grandes diferenças entre as diversas marcas, no que toca a performance?
PSU - 650W parece-me o indicado para a build, mas estou um bocado aos papeis com os modelos. O que devo ter em atenção?
SSD - 1Tb para já chega-me, tenho um SSD sata que pode servir como disco secundário. Procuro um bom deal, há algum spec/marca que deva ter cuidado e evitar ou procurar? Prefiro comprar algo até com um desempenho relativo mais modesto mas que dê garantias de fiabilidade no armazenamento dos dados.
Case - Gosto desta Phanteks. Queria ver uma Lancool II ao vivo para comparar mas agora com a pandemia vou ter que ir mais às cegas.

Que acham no geral desta build?
 
A configuração está boa.

Fica também atento aos Intel Rocket Lake e às motherboards B560 / Z590.
Os 16GB deverão ser suficientes, mas se preferes 32GB para ficar à vontade, não seria uma péssima decisão. Há, no entanto, kits um pouco mais baratos a 3600MHz CL18 / 3200MHz CL16 - p.ex., Team Group Dark Z Red (~123€) / Vulcan Z (~133€).
Para fonte, vê uma Seasonic Core GC/GM / Focus GX / Prime, Bitfenix Formula/Whisper M, Corsair RM(x), NZXT C650, etc.
Procura SSDs M.2 PCIe TLC com 5 anos de garantia e o maior valor de TBW. Neste momento, tens o Kioxia Exceria a ~90€, ou o Western Digital Blue SN550 a ~103€. Se quiseres dar um pouco mais por um PCIe Gen3 x4, arranjas o ADATA XPG SX8200 Pro a ~120€.
Vê a Lian Li Lancool 215 (~70€).
 
Eu apenas mudava um pouco a escolha do cpu. o 5600x é um excelente cpu para jogos, mas o 5800x vai-te garantir mais durabilidade em simuladores.
o extra do gasto podes ir buscar na ram. desces agora para 16GB ( já foi provado que o salto para 32GB em FS2020 tem muito pouco impacto ) e se daqui a 1 ou 2 anos precisares de mais, acrescentas.
 
Novo update, depois de correr muita e muita loja, isto foi o possível:
uRjHtvu


obrigado a todos pelo feedback e pelas opiniões, foram uma ajuda preciosa que fez a diferença!


Agora é montar e desfrutar:bounce:
 
Novo update, depois de correr muita e muita loja, isto foi o possível:
uRjHtvu


obrigado a todos pelo feedback e pelas opiniões, foram uma ajuda preciosa que fez a diferença!


Agora é montar e desfrutar:bounce:

Quanto te ficou a build (sem monitor), se não é indiscrição? Estou a pensar montar algo para o mesmo fim nos próximos meses pois ando a correr X-Plane num portátil ligado a monitor externo e queria algo mais.
 
Back
Topo