1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Análise PC Power & cooling 750 Silencer

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias' iniciada por mascarilha, 2 de Julho de 2008. (Respostas: 22; Visualizações: 6797)

1. mascarilha

mascarilha I folded Myself

Review: PC Power & Cooling 750 Silencer
    Reviewer: Pedro Mascarenhas
    Date: 02-07-2007

Análise

Sobre a PC Power & Cooling :

Dia 19 de abril de 1985, a PC Power & Cooling iniciou suas operações num pequeno armazém nos arredores de San Diego, na Califórnia.
    Fundada por Doug Dodson, um comerciante de mercadoria electrónica , os primeiros produtos da empresa foram ventoinhas personalizadas para computadores.

Em 1986, a empresa introduziu a Silencer 150 e a Turbo-Cool 200, as primeiras fontes de alimentção de alta performance da indústria
    Seguiram-se outros produtos de gama alta , as opiniões e o feedback dos mesmos eram positivos e a empresa continuou a crescer.

Em 1991, a empresa mudou-se para as suas actuais instalações em San Diego, na Califórnia.

Ao longo dos últimos 22 anos, o PC Power & Cooling produziu muitos produtos inovadores, incluindo: o primeiro cooler para CPU , o primeiro alarme de temperatura para PC , o primeiro regulador independente para fontes de alimentação , o primeiro sistema de alimentação redundante, a primeira fonte alimentação com certificação NVIDIA SLI , a primeira fonte alimentação de 1000W e a primeira fonte de alimentação com o seu próprio relatório de testes certificados (Turbo-Cool 1KW).

A PC Power & Cooling tem uma vasta linha de produtos ultra-fiáveis , um staff amigável e profissional bem como uma solidez financeira.

Para mais informações sobre a PCPower & Cooling e seus prdutos visite a pagina oficial Aqui !

PC Power & Cooling Silencer Quad 750W

Especificações

Esquema mecânico

Fotos

caixa:

Bundle :

Parte superior com indicação das voltagens/amperagens:

Vista geral :

Parte trás com ventoinha de 80mm em pormenor :

Cabos/conectores PCI-E ( 2x 6-Pin & 2x 8-pin (6+2) )

Alem destes 4 cabos PCI-E , a PC Power & Cooling 750W figura os habituais cabos /conectores :

• Conector principal Power (24-pin/20-pin)
    • ATX/EPS 12V (4/8-pin)
    • 8x Molex (4-pin)
    • 6x Serial ATA

Interior da fonte :

Como pudemos verificar o Layout da fonte é bastante espaçoso e figura dois dissipadores grandes em alumínio .

Pudemos verificar ainda que a PCP & Cooling deixou um pouco de espaço entre os componentes e a ventoinha , a empresa alega que este factor reduz significativamente a turbulência do ar e consequentemente torna a fonte de alimentação menos ruidosa.

Ventoinha :

A PC Power e Cooling Silencer 750W vem equipada com uma única ventoinha de 80 milímetros da marca ADDA.
    A Ventoinha é controlada consoante a temperatura e produz un nivel de ruido entre 26dBA a 40dBA .

Testes

Hardware Utilizado

• Processador : Intel C2D E8400
    • Motherboard : Asus P5E X38
    • Memoria : 2x2Gb Gskill 8000 PQ
    • Grafica : 8800GTS 640MB
    • Discos : 1x Hitachi 320GB + 1x Seagate 250GB
    • Drive: 1 LG DVD-RW
    • Cooler: Enzotech Extreme c/ 1 Fan 120mm
    • Caixa : Antec 900 » 3x Fans 120mm + 1x Fan 200mm
    • Controlador de ventoinhas

Para os nossos testes vamos utilizar um multimetro para verificar as voltagens !

Em baixo temos um esquema com os vários conectores e respectivos pontos de medição , onde através de um multimetro puderemos verificar as linhas +12v / +5v / +3.3v

Por exemplo , para verificarmos a voltagem nas linhas +12v e +5v com um multimetro , vamos faze-lo através de uma Molex da fonte de alimentação !

Medição +12v

Medição +5v

Vamos fazer medições com o nosso sistema em Default (grafica e CPU) , ou seja processador a 3Ghz com cerca de 1.20v e a 8800GTS com uma velocidade de 500Mhz no core e 1600Mhz nas memorias !

Depois vamos ainda efectuar testes com o sistema em overclock , com o processador a 4Ghz com cerca de 1.30v e a 8800GTS com uma velocidade de 550Mhz no core e 1700Mhz nas memorias !

Para testarmos o sistema em carga (Load) utilizamos o software Prime95 para o processador e memorias (Blend Test) e o software Atitool (3Dview) para a gráfica!

Como pudemos verificar no gestor de tarefas do windows , ambos os cores do processador encontram-se em Full Load (100%) e ao mesmo tempo estando o Atitool a "puxar" pela gráfica !

Passemos aos resultados :

Sistema Default

• Processador : Intel C2D E8400 » 3Ghz @ 1.20v
    • Memoria : 2x2Gb Gskill 8000 PQ » 1066Mhz @ 1.9v
    • Grafica : 8800GTS 640MB » 500Mhz / 1600Mhz

Medições com Sistema em Idle

Medições com Sistema em Load

Como pudemos verificar , com o sistema totalmente a default a oscilação das linhas foi minima , havendo uma oscilação de apenas 0.01v no rail mais importante , o rail +12v !

Em relaçao ao ruido , em Idle a fonte é bastante silenciosa e mesmo quando o sistema estava em carga e apesar de se notar o aumento da velocidade da ventoinha , nao achei a fonte ruidosa de todo !

Passemos aos testes com o sistema em Overclock !

Sistema Overclock

• Processador : Intel C2D E8400 » 4Ghz @ 1.30v
    • Memoria : 2x2Gb Gskill 8000 PQ » 1070Mhz @ 2.1v
    • Grafica : 8800GTS 640MB » 550Mhz / 1700Mhz

Medições com Sistema em Idle

Como pudemos verificar , as voltagens em idle com o sistema em Overclock são exactamente as mesmas em relaçao aos testes efectuados com o sistema default !

Passemos então aos testes em carga e verificar qual a oscilação das linhas !

Medições com Sistema em Load

Como pudemos verificar , todos os rails se apresentaram bastante estáveis , oscilando muito pouco , obtendo praticamente os mesmos valores relativamente ao sistema em Default !

Na minha opinião os resultados ja eram mais ou menos esperados , tendo em conta que a fonte deverá estar apenas com uma carga de cerca 50% relativamente á sua capacidade máxima e principalmente tendo em conta a qualidade desta fonte da PC Power & Cooling e a gama onde esta inserida !

Resumindo , um sistema do género do que foi utilizado nos nossos testes é um " passeio no parque " para uma fonte desta qualidade que figura um unico rail +12 com uns extraordinários 60A !

Em relação ao ruido da PC Power & Cooling 750W Silencer , quando comparada por exemplo com a fonte de alimentação Corsair HX620W , poderá nao ser tão silenciosa , nao querendo com isto dizer que a PC Power & Cooling seja ruidosa , apenas digo que nao é tão silenciosa como a HX620W da Corsair , pois esta ultima é praticamente inaudivel , mas também vem equipada com uma ventoinha de 120mm enquanto a PC Power & Cooling vem equipada com uma ventoinha de 80mm , no entanto quando comparada com outras fontes no mercado a PC Power & Cooling 750 na minha opiniao nao é das mais ruidosas , raramente ultrapassando niveis de ruido na ordem dos 30db em temperaturas ditas "normais" .

Resta-me referir que esta fonte de alimentação da PC Power & Cooling é na realidade produzida pela Seasonic , o que explica muito a qualidade das mesma !

Referir ainda que a PC Power & Cooling 750 foi considerada a melhor fonte de alimentação do ano 2007 pelo conceituado site AnandTech !

Conclusão & Valor

A fonte de alimentação PC Power & Cooling 750 silencer , apresentou um bom desempenho e uma excelente qualidade dos componentes !

É verdade que a PCP&C 750 nao é uma fonte modular , no entanto a nivel de cabos/conectores vem bem equipada , incluindo 4 conectores PCIe dois dos quais sendo 6+2 pins , ou seja, duvido que alguem venha a ter problemas com soluções a nivel gráfico ,mesmo em soluções Quad-crossfire ou Quad-Sli !

Relativamente ao preço , penso que os cerca de 130€ é um valor perfeitamente justificável tendo em conta a qualidade e o desempenho da mesma.

» Qualidade «
    » Desempenho «
    » Boas Voltagens/Amperagens «
    » Bastantes conectores «
    » 5 anos garantia «

» Poderia vir equipada com ventoinha de maior dimensão «
    » Não ser modular ? «

Agradecimento especial á Techcomputers e OCZ Europa pela sample fornecida !

-----------------------------------------------------------------------------´´-------------------------------------------------------------

Notas adicionais

Explicação do fabricante relativamente á opção de nao terem usado cabos modulares e á escolha de uma ventoinha de 80mm :

[/center]

Última edição: 3 de Dezembro de 2008
  2. yahh

yahh I folded Myself

A melhor marca de fontes, quando for grande quero uma destas :002:
    Os testes dizem tudo.

Só é pena não existirem rebates à la USA, que faz com que estas fontes sejam normalmente vendidas praticamente pelo preço das Corsair TX750. No nosso caso específico com os preços actuais, a maioria irá ficar-se pelas Corsair 650 e 750 (incluíndo eu, já que a Corsair TX650 fica quase 20€ mais barata que uma PC Power & Cooling Silencer 610, por exemplo, ao contrário do que acontece por lá)

Acho que poderias indicar, quanto ao facto da fonte não ser modular, a posição da PC Power & Cooling.

http://www.pcpower.com/technology/myths/#m3

Bem como também poderias indicar a posição deles relativa à fan de 80mm apenas.

http://www.pcpower.com/technology/myths/#m6

Review muito boa, e esta marca continua a provar o seu valor e a justificar o facto de ser a minha preferida.

Aquele drop de 0,01 no rail dos 12v diz tudo. :victory:

3. mascarilha

yep , a fonte de facto e mto boa , qualidade dos componentes seasonic e foi considerada por alguns sites conceituados a melhor fonte a gama no ano 2007

PS: Adicionado ao 1º Post a explicação do fabricante relativamente ao uso da ventoinha de 80mm e por optarem nao usar cabos modulares

cumps

Última edição: 2 de Julho de 2008
  4. yahh

yahh I folded Myself

5. Joao Tiago

Joao Tiago I quit My Job for Folding

Então esta é melhor que a Corsair TX-750?

6. mascarilha

A PC Power é capaz de ser ligeiramente superior , esta PC Power e feita pela Seasonic , a TX750 e feita pela CWT !

No entanto a TX750 é um pouco mais silenciosa (tambem usa uma FAN 140mm) , mas esta PC Power nao é uma fonte ruidosa , apenas nao e tao silenciosa!

sim os 5 anos garantia penso que foi desde a "fusão" com a OCZ (ja alterei )

cumps

Última edição: 2 de Julho de 2008
  7. kily69

kily69 Power Member

boa review.......ainda por cima é a fonte q tenho.....grande Mascarilha......:lol:

8. RahMan

RahMan Banido

alguém tem uma fonte destas ? não estou a achar a fan tão silenciosa quanto isso.. grrr :@

cumps

9. RSC

RSC Power Member

Mas a tua fonte não é uma PC Power & Cooling Silencer 610W?

10. RahMan

RahMan Banido

sim , mas a fan e a caixa da fonte não é a mesma ? a baixas temperaturas devem ter as duas o mesmo desempenho a nível de ruído..

11. ramires

ramires Banido

Se calhar no final vais ver que o barulho é do stock cooler e/ou da gráfica.

12. RahMan

RahMan Banido

nao.. a gráfica piuuu nem se mexe ! o cooler do cpu igual !

é msm a fonte.. grrr :S n estou a curtir..diziam no forum que ela parecia que estava avariada a fan ! nem se ouvia..

estive com uma corsair aqui há dias, e essa sim, tive de olhar várias vezes para a fonte pra ver se ela ainda estava a trabalhar..

13. RSC

RSC Power Member

Estás a extrapolar conclusões sem bases para isso. Só porque duas fontes são da mesma marca isso não quer dizer nem que usem o mesmo modelo de ventoinha, nem que tenham os mesmos níveis de ruído.

14. RahMan

RahMan Banido

mas porquê ? são diferentes?

15. SuperLuis

SuperLuis Power Member

Dois amigos meus tem duas fontes doutra marca mas de modelos diferentes e ambas com os mesmos Watts só que a fonte de um dos meus amigos no caso da ventoinha fazia bem mais barulho que a outra. Ele tem razão no que está a dizer. ;)

16. RahMan

RahMan Banido

claro.. se são modelos diferentes !! qual seria a razão de terem sequer a mesma fan ? ou a mesma disposição da caixa da fonte ? Só por ter watts iguais !? Não percebi o teu ponto de vista.. :confused:

Silencer 750 Quad

Environmental

Temperature: 0° - 40°C

Humidity: 20% - 80% RH

Fan Type: 22 - 55 CFM ball-bearing

Noise: 26 - 40dB(A)
    .........................................................

Silencer 610 EPS12V

Environmental

Temperature: 0° - 40°C

Humidity: 20% - 80% RH

Fan Type: 22 - 55 CFM ball-bearing

Noise: 26-38dB(A)

As fontes 610 e 750 , são exactamente da mesma gama - > modelo ! Têm exactamente a mesma fan e exactamente o mesmo estilo de caixa de fonte ! Não percebo para quê tanta confusão :S

A única diferença é que uma, para além de ser mais potente , tem mais cabos ! pela lógica a 750 até podia ser mais barulhenta ! que até vem com mais 2db max nas specs..

Ontopic.

Alguém tem esta fonte ? acha a fonte realmente silenciosa ? comparada com a minha antiga lc power scorpio v2. é uma menina em termos de barulho :(

É que a minha fonte pode ás vezes estar com algum problema na fan.. ! toda a gente diz que não se ouve..

Última edição: 26 de Novembro de 2009
  17. Rakter

Rakter Folding Member

Se compraste a pouco tempo vai trocá-la por outra fonte..
    Eu desde que meti uma corsair num pc, passou a ser a minha marca favorita de fontes... extremamente silenciosa e com tensões constantes, sem flutuação.

18. RahMan

RahMan Banido

pois.. eu tb fiz uma config para um colega meu, e meti lhe a corsair 620 e confesso.. a fonte é impossível de ouvir ! e esta aqui tb é silenciosa.. mas comparada com a 620 é uma menina ( em barulho ) , por isso é que fiquei com desgosto :( de qualquer maneira.. vou desligar as fans todas e ver como ela se porta.Eu comprei usada.. tem 9 meses com garantia de 5 anos! o problema é que se for para a garantia.. vai ser uns bons meses =/ não ?

19. ramires

ramires Banido

Pedes na loja uma. Para substituir.

20. RSC

RSC Power Member

Isso não quer dizer nada. Até em fontes literalmente iguais pode haver várias ventoinhas diferentes usadas. A Corsair TX-850 já foi analizada em reviews diferentes e numa tinha uma ventoinha Yate Loon e noutra tinha uma ventoinha diferente de outra marca. E isto é a mesma fonte.

No teu caso nem isso se passa. Uma Silencer 750w não é igual a uma Silencer 610w. As especificações não te dizem nem marca nem modelo das ventoinhas utilizadas em ambas as fontes, logo não tens como dizer que é a mesma.

Partilhar esta Página