Análise PC Power & cooling 750 Silencer

mascarilha

I folded Myself
Review: PC Power & Cooling 750 Silencer
Reviewer: Pedro Mascarenhas
Date: 02-07-2007





Análise







Sobre a PC Power & Cooling :

Dia 19 de abril de 1985, a PC Power & Cooling iniciou suas operações num pequeno armazém nos arredores de San Diego, na Califórnia.
Fundada por Doug Dodson, um comerciante de mercadoria electrónica , os primeiros produtos da empresa foram ventoinhas personalizadas para computadores.

Em 1986, a empresa introduziu a Silencer 150 e a Turbo-Cool 200, as primeiras fontes de alimentção de alta performance da indústria
Seguiram-se outros produtos de gama alta , as opiniões e o feedback dos mesmos eram positivos e a empresa continuou a crescer.

Em 1991, a empresa mudou-se para as suas actuais instalações em San Diego, na Califórnia.

Ao longo dos últimos 22 anos, o PC Power & Cooling produziu muitos produtos inovadores, incluindo: o primeiro cooler para CPU , o primeiro alarme de temperatura para PC , o primeiro regulador independente para fontes de alimentação , o primeiro sistema de alimentação redundante, a primeira fonte alimentação com certificação NVIDIA SLI , a primeira fonte alimentação de 1000W e a primeira fonte de alimentação com o seu próprio relatório de testes certificados (Turbo-Cool 1KW).

A PC Power & Cooling tem uma vasta linha de produtos ultra-fiáveis , um staff amigável e profissional bem como uma solidez financeira.

Para mais informações sobre a PCPower & Cooling e seus prdutos visite a pagina oficial Aqui !









PC Power & Cooling Silencer Quad 750W








Especificações






Esquema mecânico









Fotos


caixa:






Bundle :







Parte superior com indicação das voltagens/amperagens:







Vista geral :







Parte trás com ventoinha de 80mm em pormenor :






Cabos/conectores PCI-E ( 2x 6-Pin & 2x 8-pin (6+2) )






Alem destes 4 cabos PCI-E , a PC Power & Cooling 750W figura os habituais cabos /conectores :




• Conector principal Power (24-pin/20-pin)
• ATX/EPS 12V (4/8-pin)
• 8x Molex (4-pin)
• 6x Serial ATA






Interior da fonte :






Como pudemos verificar o Layout da fonte é bastante espaçoso e figura dois dissipadores grandes em alumínio .

Pudemos verificar ainda que a PCP & Cooling deixou um pouco de espaço entre os componentes e a ventoinha , a empresa alega que este factor reduz significativamente a turbulência do ar e consequentemente torna a fonte de alimentação menos ruidosa.




Ventoinha :




A PC Power e Cooling Silencer 750W vem equipada com uma única ventoinha de 80 milímetros da marca ADDA.
A Ventoinha é controlada consoante a temperatura e produz un nivel de ruido entre 26dBA a 40dBA .








Testes





Hardware Utilizado


• Processador : Intel C2D E8400
• Motherboard : Asus P5E X38
• Memoria : 2x2Gb Gskill 8000 PQ
• Grafica : 8800GTS 640MB
• Discos : 1x Hitachi 320GB + 1x Seagate 250GB
• Drive: 1 LG DVD-RW
• Cooler: Enzotech Extreme c/ 1 Fan 120mm
• Caixa : Antec 900 » 3x Fans 120mm + 1x Fan 200mm
• Controlador de ventoinhas



Para os nossos testes vamos utilizar um multimetro para verificar as voltagens !

Em baixo temos um esquema com os vários conectores e respectivos pontos de medição , onde através de um multimetro puderemos verificar as linhas +12v / +5v / +3.3v






Por exemplo , para verificarmos a voltagem nas linhas +12v e +5v com um multimetro , vamos faze-lo através de uma Molex da fonte de alimentação !



Medição +12v






Medição +5v






Vamos fazer medições com o nosso sistema em Default (grafica e CPU) , ou seja processador a 3Ghz com cerca de 1.20v e a 8800GTS com uma velocidade de 500Mhz no core e 1600Mhz nas memorias !

Depois vamos ainda efectuar testes com o sistema em overclock , com o processador a 4Ghz com cerca de 1.30v e a 8800GTS com uma velocidade de 550Mhz no core e 1700Mhz nas memorias !




Para testarmos o sistema em carga (Load) utilizamos o software Prime95 para o processador e memorias (Blend Test) e o software Atitool (3Dview) para a gráfica!





Como pudemos verificar no gestor de tarefas do windows , ambos os cores do processador encontram-se em Full Load (100%) e ao mesmo tempo estando o Atitool a "puxar" pela gráfica !




Passemos aos resultados :



Sistema Default

• Processador : Intel C2D E8400 » 3Ghz @ 1.20v
• Memoria : 2x2Gb Gskill 8000 PQ » 1066Mhz @ 1.9v
• Grafica : 8800GTS 640MB » 500Mhz / 1600Mhz



Medições com Sistema em Idle







Medições com Sistema em Load




Como pudemos verificar , com o sistema totalmente a default a oscilação das linhas foi minima , havendo uma oscilação de apenas 0.01v no rail mais importante , o rail +12v !

Em relaçao ao ruido , em Idle a fonte é bastante silenciosa e mesmo quando o sistema estava em carga e apesar de se notar o aumento da velocidade da ventoinha , nao achei a fonte ruidosa de todo !




Passemos aos testes com o sistema em Overclock !






Sistema Overclock


• Processador : Intel C2D E8400 » 4Ghz @ 1.30v
• Memoria : 2x2Gb Gskill 8000 PQ » 1070Mhz @ 2.1v
• Grafica : 8800GTS 640MB » 550Mhz / 1700Mhz




Medições com Sistema em Idle




Como pudemos verificar , as voltagens em idle com o sistema em Overclock são exactamente as mesmas em relaçao aos testes efectuados com o sistema default !

Passemos então aos testes em carga e verificar qual a oscilação das linhas !





Medições com Sistema em Load





Como pudemos verificar , todos os rails se apresentaram bastante estáveis , oscilando muito pouco , obtendo praticamente os mesmos valores relativamente ao sistema em Default !

Na minha opinião os resultados ja eram mais ou menos esperados , tendo em conta que a fonte deverá estar apenas com uma carga de cerca 50% relativamente á sua capacidade máxima e principalmente tendo em conta a qualidade desta fonte da PC Power & Cooling e a gama onde esta inserida !

Resumindo , um sistema do género do que foi utilizado nos nossos testes é um " passeio no parque " para uma fonte desta qualidade que figura um unico rail +12 com uns extraordinários 60A !

Em relação ao ruido da PC Power & Cooling 750W Silencer , quando comparada por exemplo com a fonte de alimentação Corsair HX620W , poderá nao ser tão silenciosa , nao querendo com isto dizer que a PC Power & Cooling seja ruidosa , apenas digo que nao é tão silenciosa como a HX620W da Corsair , pois esta ultima é praticamente inaudivel , mas também vem equipada com uma ventoinha de 120mm enquanto a PC Power & Cooling vem equipada com uma ventoinha de 80mm , no entanto quando comparada com outras fontes no mercado a PC Power & Cooling 750 na minha opiniao nao é das mais ruidosas , raramente ultrapassando niveis de ruido na ordem dos 30db em temperaturas ditas "normais" .

Resta-me referir que esta fonte de alimentação da PC Power & Cooling é na realidade produzida pela Seasonic , o que explica muito a qualidade das mesma !

Referir ainda que a PC Power & Cooling 750 foi considerada a melhor fonte de alimentação do ano 2007 pelo conceituado site AnandTech !




Conclusão & Valor


A fonte de alimentação PC Power & Cooling 750 silencer , apresentou um bom desempenho e uma excelente qualidade dos componentes !

É verdade que a PCP&C 750 nao é uma fonte modular , no entanto a nivel de cabos/conectores vem bem equipada , incluindo 4 conectores PCIe dois dos quais sendo 6+2 pins , ou seja, duvido que alguem venha a ter problemas com soluções a nivel gráfico ,mesmo em soluções Quad-crossfire ou Quad-Sli !

Relativamente ao preço , penso que os cerca de 130€ é um valor perfeitamente justificável tendo em conta a qualidade e o desempenho da mesma.






» Qualidade «
» Desempenho «
» Boas Voltagens/Amperagens «
» Bastantes conectores «
» 5 anos garantia «









» Poderia vir equipada com ventoinha de maior dimensão «
» Não ser modular ? «













Agradecimento especial á Techcomputers e OCZ Europa pela sample fornecida !








-----------------------------------------------------------------------------´´-------------------------------------------------------------



Notas adicionais


Explicação do fabricante relativamente á opção de nao terem usado cabos modulares e á escolha de uma ventoinha de 80mm :





3. DON'T LOSE POWER WITH MODULAR PLUGS



Due to their look, convenience, and cost savings for manufacturers, modular plugs have become a popular power supply feature. Unfortunately, there has been little or no discussion of the impact of this feature on overall performance and reliability. The fact is, modular plugs limit power by adding to electrical resistance. The voltage drop can be as much as would occur in 2 feet of standard wire. Worse yet, modular plugs utilize delicate pins that can easily loosen, corrode, and burn, creating the potential for a major system failure. That's why professional system builders specify uninterrupted wire!


http://www.pcpower.com/technology/myths/#m3



6. SHOULD AN ATX POWER SUPPLY BE COOLED WITH A 120MM FAN?


Most low-noise ATX power supplies today utilize a top-mounted 120mm fan rather than a rear-mounted 80mm fan. The 120's favorable reputation is based on the fact that under low to medium load conditions, the 120mm fan provides sufficient cooling at low RPM and low RPM fans are generally very quiet.

However, problems occur with this design when the load exceeds 50%-60%. Because the 120mm fan consumes about 1.5" of vertical space inside the PSU, heat sinks, capacitors, and other components are about 30% smaller in height compared to a PSU with a rear-mounted fan. The smaller parts can handle less current, so the maximum power available with the 120mm design is limited. And, because the heat sinks have less surface area, more air flow is needed with this design to keep the thermal situation under control. With 80%-100% load, the 120's fan speed can double and the noise level can jump by up to 20dB.

In conclusion, for systems that require more than 50% of the power supply's capacity, a well-engineered PSU with a rear-mounted 80mm fan will provide superior performance and reliability (due to larger components) at a noise level comparable to a PSU equipped with a 120mm fan.


http://www.pcpower.com/technology/myths/#m6



[/center]
 
Última edição:
A melhor marca de fontes, quando for grande quero uma destas :002:
Os testes dizem tudo.



Só é pena não existirem rebates à la USA, que faz com que estas fontes sejam normalmente vendidas praticamente pelo preço das Corsair TX750. No nosso caso específico com os preços actuais, a maioria irá ficar-se pelas Corsair 650 e 750 (incluíndo eu, já que a Corsair TX650 fica quase 20€ mais barata que uma PC Power & Cooling Silencer 610, por exemplo, ao contrário do que acontece por lá)





Acho que poderias indicar, quanto ao facto da fonte não ser modular, a posição da PC Power & Cooling.

http://www.pcpower.com/technology/myths/#m3

3. DON'T LOSE POWER WITH MODULAR PLUGS


Due to their look, convenience, and cost savings for manufacturers, modular plugs have become a popular power supply feature. Unfortunately, there has been little or no discussion of the impact of this feature on overall performance and reliability. The fact is, modular plugs limit power by adding to electrical resistance. The voltage drop can be as much as would occur in 2 feet of standard wire. Worse yet, modular plugs utilize delicate pins that can easily loosen, corrode, and burn, creating the potential for a major system failure. That's why professional system builders specify uninterrupted wire!
Bem como também poderias indicar a posição deles relativa à fan de 80mm apenas.

http://www.pcpower.com/technology/myths/#m6

6. SHOULD AN ATX POWER SUPPLY BE COOLED WITH A 120MM FAN?


Most low-noise ATX power supplies today utilize a top-mounted 120mm fan rather than a rear-mounted 80mm fan. The 120's favorable reputation is based on the fact that under low to medium load conditions, the 120mm fan provides sufficient cooling at low RPM and low RPM fans are generally very quiet.

However, problems occur with this design when the load exceeds 50%-60%. Because the 120mm fan consumes about 1.5" of vertical space inside the PSU, heat sinks, capacitors, and other components are about 30% smaller in height compared to a PSU with a rear-mounted fan. The smaller parts can handle less current, so the maximum power available with the 120mm design is limited. And, because the heat sinks have less surface area, more air flow is needed with this design to keep the thermal situation under control. With 80%-100% load, the 120's fan speed can double and the noise level can jump by up to 20dB.

In conclusion, for systems that require more than 50% of the power supply's capacity, a well-engineered PSU with a rear-mounted 80mm fan will provide superior performance and reliability (due to larger components) at a noise level comparable to a PSU equipped with a 120mm fan.




Review muito boa, e esta marca continua a provar o seu valor e a justificar o facto de ser a minha preferida.

Aquele drop de 0,01 no rail dos 12v diz tudo. :victory:
 
yep , a fonte de facto e mto boa , qualidade dos componentes seasonic e foi considerada por alguns sites conceituados a melhor fonte a gama no ano 2007

Power Supplies of the Year


Gold Editor's Choice award goes to the PC Power & Cooling Silencer 750

http://www.anandtech.com/casecoolingpsus/showdoc.aspx?i=3186&p=2




PS: Adicionado ao 1º Post a explicação do fabricante relativamente ao uso da ventoinha de 80mm e por optarem nao usar cabos modulares


cumps
 
Última edição:
Então esta é melhor que a Corsair TX-750?

A PC Power é capaz de ser ligeiramente superior , esta PC Power e feita pela Seasonic , a TX750 e feita pela CWT !

No entanto a TX750 é um pouco mais silenciosa (tambem usa uma FAN 140mm) , mas esta PC Power nao é uma fonte ruidosa , apenas nao e tao silenciosa!


Só uma outra nota.



No site eles indicam uma garantia de 5 anos para essa fonte.

Possivelmente essa fonte foi produzida e embalada antes de 18 de Setembro de 2007, já que foi nessa data que fizeram o step-up à garantia.



sim os 5 anos garantia penso que foi desde a "fusão" com a OCZ (ja alterei )

cumps
 
Última edição:
nao.. a gráfica piuuu nem se mexe ! o cooler do cpu igual !

é msm a fonte.. grrr :S n estou a curtir..diziam no forum que ela parecia que estava avariada a fan ! nem se ouvia..

estive com uma corsair aqui há dias, e essa sim, tive de olhar várias vezes para a fonte pra ver se ela ainda estava a trabalhar..
 
sim , mas a fan e a caixa da fonte não é a mesma ? a baixas temperaturas devem ter as duas o mesmo desempenho a nível de ruído..

Estás a extrapolar conclusões sem bases para isso. Só porque duas fontes são da mesma marca isso não quer dizer nem que usem o mesmo modelo de ventoinha, nem que tenham os mesmos níveis de ruído.
 
Dois amigos meus tem duas fontes doutra marca mas de modelos diferentes e ambas com os mesmos Watts só que a fonte de um dos meus amigos no caso da ventoinha fazia bem mais barulho que a outra. Ele tem razão no que está a dizer. ;)

claro.. se são modelos diferentes !! qual seria a razão de terem sequer a mesma fan ? ou a mesma disposição da caixa da fonte ? Só por ter watts iguais !? Não percebi o teu ponto de vista.. :confused:

Silencer 750 Quad

Environmental

Temperature: 0° - 40°C

Humidity: 20% - 80% RH

Fan Type: 22 - 55 CFM ball-bearing

Noise: 26 - 40dB(A)
.........................................................

Silencer 610 EPS12V

Environmental

Temperature: 0° - 40°C

Humidity: 20% - 80% RH

Fan Type: 22 - 55 CFM ball-bearing

Noise: 26-38dB(A)

As fontes 610 e 750 , são exactamente da mesma gama - > modelo ! Têm exactamente a mesma fan e exactamente o mesmo estilo de caixa de fonte ! Não percebo para quê tanta confusão :S

A única diferença é que uma, para além de ser mais potente , tem mais cabos ! pela lógica a 750 até podia ser mais barulhenta ! que até vem com mais 2db max nas specs..

Ontopic.

Alguém tem esta fonte ? acha a fonte realmente silenciosa ? comparada com a minha antiga lc power scorpio v2. é uma menina em termos de barulho :(

É que a minha fonte pode ás vezes estar com algum problema na fan.. ! toda a gente diz que não se ouve..
 
Última edição:
claro.. se são modelos diferentes !! qual seria a razão de terem sequer a mesma fan ? ou a mesma disposição da caixa da fonte ? Só por ter watts iguais !? Não percebi o teu ponto de vista.. :confused:

Silencer 750 Quad

Environmental

Temperature: 0° - 40°C

Humidity: 20% - 80% RH

Fan Type: 22 - 55 CFM ball-bearing

Noise: 26 - 40dB(A)
.........................................................

Silencer 610 EPS12V

Environmental

Temperature: 0° - 40°C

Humidity: 20% - 80% RH

Fan Type: 22 - 55 CFM ball-bearing

Noise: 26-38dB(A)

As fontes 610 e 750 , são exactamente da mesma gama - > modelo ! Têm exactamente a mesma fan e exactamente o mesmo estilo de caixa de fonte ! Não percebo para quê tanta confusão :S

A única diferença é que uma, para além de ser mais potente , tem mais cabos ! pela lógica a 750 até podia ser mais barulhenta ! que até vem com mais 2db max nas specs..

Ontopic.

Alguém tem esta fonte ? acha a fonte realmente silenciosa ? comparada com a minha antiga lc power scorpio v2. é uma menina em termos de barulho :(

É que a minha fonte pode ás vezes estar com algum problema na fan.. ! toda a gente diz que não se ouve..
Se compraste a pouco tempo vai trocá-la por outra fonte..
Eu desde que meti uma corsair num pc, passou a ser a minha marca favorita de fontes... extremamente silenciosa e com tensões constantes, sem flutuação.
 
pois.. eu tb fiz uma config para um colega meu, e meti lhe a corsair 620 e confesso.. a fonte é impossível de ouvir ! e esta aqui tb é silenciosa.. mas comparada com a 620 é uma menina ( em barulho ) , por isso é que fiquei com desgosto :( de qualquer maneira.. vou desligar as fans todas e ver como ela se porta.Eu comprei usada.. tem 9 meses com garantia de 5 anos! o problema é que se for para a garantia.. vai ser uns bons meses =/ não ?
 
(...)

As fontes 610 e 750 , são exactamente da mesma gama - > modelo ! Têm exactamente a mesma fan e exactamente o mesmo estilo de caixa de fonte ! Não percebo para quê tanta confusão :S

A única diferença é que uma, para além de ser mais potente , tem mais cabos ! pela lógica a 750 até podia ser mais barulhenta ! que até vem com mais 2db max nas specs..

(...)

Isso não quer dizer nada. Até em fontes literalmente iguais pode haver várias ventoinhas diferentes usadas. A Corsair TX-850 já foi analizada em reviews diferentes e numa tinha uma ventoinha Yate Loon e noutra tinha uma ventoinha diferente de outra marca. E isto é a mesma fonte.

No teu caso nem isso se passa. Uma Silencer 750w não é igual a uma Silencer 610w. As especificações não te dizem nem marca nem modelo das ventoinhas utilizadas em ambas as fontes, logo não tens como dizer que é a mesma.
 
Back
Topo