Análise PC Power & Cooling Turbo-Cool 860W

mascarilha

I folded Myself
Autor: Pedro mascarenhas
Produto: PC Power & Cooling Turbo-Cool 860W
Data : 02-12-2008




Análise


logoyi8.jpg




Sobre a PC Power & Cooling :

Dia 19 de abril de 1985, a PC Power & Cooling iniciou suas operações num pequeno armazém nos arredores de San Diego, na Califórnia.
Fundada por Doug Dodson, um comerciante de mercadoria electrónica , os primeiros produtos da empresa foram ventoinhas personalizadas para computadores.

Em 1986, a empresa introduziu a Silencer 150 e a Turbo-Cool 200, as primeiras fontes de alimentção de alta performance da indústria
Seguiram-se outros produtos de gama alta , as opiniões e o feedback dos mesmos eram positivos e a empresa continuou a crescer.

Em 1991, a empresa mudou-se para as suas actuais instalações em San Diego, na Califórnia.

Ao longo dos últimos 22 anos, o PC Power & Cooling produziu muitos produtos inovadores, incluindo: o primeiro cooler para CPU , o primeiro alarme de temperatura para PC , o primeiro regulador independente para fontes de alimentação , o primeiro sistema de alimentação redundante, a primeira fonte alimentação com certificação NVIDIA SLI , a primeira fonte alimentação de 1000W e a primeira fonte de alimentação com o seu próprio relatório de testes certificados (Turbo-Cool 1KW).

A PC Power & Cooling tem uma vasta linha de produtos ultra-fiáveis , um staff amigável e profissional bem como uma solidez financeira.

Para mais informações sobre a PCPower & Cooling e seus prdutos visite a pagina oficial Aqui !








PC Power & Cooling Turbo-Cool 860W

5psu860jl8.jpg







Especificações:

specshj3.jpg







Voltagens & Amperagens :


(cortesia da PC Power)

Como pudemos verificar , a PC Power & Cooling Turbo-Cool 860W figura um único Rail +12v com 64A !!



Página Oficial do Produto








Fotos



Caixa

8602id2.jpg






Lateral da caixa com algumas features da Turbo-Cool

8604zb9.jpg








Ao abrir a caixa encontramos :

bundle860fd7.jpg


Manual , fonte bem embalada e respectivos cabos .







Fonte + relatório de testes Oficial da OCZ

8605va7.jpg


Como ja devem ter reparado , agora as fontes da OCZ e da PC Power & Cooling fazem-se sempre acompanhar por um relatório de testes/resultados efectuados pela própria marca !






Fonte , Cabos & conectores

8601tx2.jpg


Todos os cabos da Turbo-Cool veem revestidos com sleeving preto e com umas "protecções" de plástico azul nos molex!








Parte de trás da fonte & ventoinha

8608sh4.jpg







Ventoinha ao pormenor

04mf5.jpg



A ventoinha de 80mm equipada na Turbo-Cool 860W é uma Delta Electronics (EFB0812EH) com uma velocidade máxima de 5000RPM e airflow de 52 CFM a 12v







Parte lateral da fonte

8606gz7.jpg



Como pudemos verificar , a Turbo-Cool 860W vem com umas ranhuras na lateral permitindo assim uma melhor refrigeração da mesma !






Parte frontal da fonte

8609pk1.jpg






Interior da Turbo-Cool 860W

t86inside33852cu7.jpg


(Cortesia da PC Power)




A PC Power & Cooling Turbo-Cool tem a particularidade de vir equipada com 3 potenciómetros , permitindo ao utilizador regular/afinar os três principais rails !


12adjpotsyx9.jpg


(cortesia da PC )


Como pudemos verificar na imagem , dois dos Pots , que permitem regular os rails +3.3V e +5V rails , estão localizados num dos cantos da parte superior da fonte, ao lado do autocolante com as especificações !

o terceiro potenciomentro que permite regular o rail +12V , encontra-se por trás da grelha na parte da frente da fonte de alimentação !







Cabos/Conectores PCI-Express

8607rq9.jpg



A Turbo-Cool 860W vem equipada com 4 cabos PCI-Express 6-pin, dois dos quais podem ser "transformados" em 6+2pin






Comprimento dos cabos

comprimentocabosjx5.png












Testes




Hardware Utilizado


900sysjz0bf3.jpg






Processador : Intel Core i7 920
Gráfica : Powercolor HD4870X2 2GB GDDR5
Motherboard : Gigabyte X58-UD5
Memorias : 3GB Corsair DDR3-1600Mhz
Fonte alimentação : PC Power & Cooling Turbo-Cool 860W
Disco : Samsung F1 750GB
Monitor: LCD HP L2335
Sistema Operativo: Windows Vista 64bit +Sp1
Caixa : Antec Nine Hundred (3x Fans 120mm & 1x Fan 200mm)
Cooling: Watercooling : Radiador 240mm (2x Fans 120mm) , bomba Eheim S600 , bloco Enzotech)






--------------------------






Em baixo temos um esquema com os vários conectores e respectivos pontos de medição , onde através de um multimetro puderemos verificar as linhas +12v / +5v / +3.3v


atxpowerpinvoltagesjr7.jpg




Por exemplo , para verificarmos a voltagem nas linhas +12v e +5v com um multimetro , vamos faze-lo através de uma Molex da fonte de alimentação !



Medição +12v

12vtestingfs7.jpg





Medição +5v

5vtestinghc2.jpg








Para testarmos o sistema em carga (Load) utilizamos o software Prime95 para o processador e memorias (Blend Test) e o software Atitool (3Dview) para a gráfica!



testesprogramasjv1.jpg







Passemos aos resultados :


O sistema utilizado na análise tem um consumo de cerca 200W Idle e cerca de 480W em Load (~60% da capacidade máxima da fonte)



grafico1gm0.jpg



Como pudemos verificar , todas as linhas se mantiveram bastante estáveis , praticamente não oscilando de Idle para Load !

Alem do rail +12v , de destacar os valores dos rails +3.3v e +5v que obtiveram excelentes resultados , valores estes que por norma tendem a oscilar um pouco mais em várias fontes de alimentação , mesmo em algumas de maior potencia !

No geral , são resultados bastante satisfatórios tendo em conta que a Turbo-Cool deverá estar com uma carga de cerca de 60% (~500W) relativamente á sua capacidade máxima (860W) !

Não seriam de esperar outros resultados , tendo em conta a elevada qualidade dos componentes ja habitual nas fontes da PC Power & Cooling e as mesmas virem equipadas com um único rail +12v com bastante amperagem , que no caso em concreto da Turbo-Cool 860W é de 64A !


Em relação ao ruído , a ventoinha Delta Electronics de 80mm equipada na Turbo-Cool 860W não é tão silenciosa como as ventoinhas de 80mm da ADDA encontradas nas fontes Silencer Séries (também da PC Power & Cooling) , segundo alguns testes a Fan Delta da Turbo-Cool 860W tem um nivel de ruido em Idle de cerca 34dba e com uma carga a rondar os 500W cerca de 39 dba !


grafico2am6.jpg



Não é propriamente uma fonte extremamente silenciosa é certo , como por exemplo para equipar um sistema para media center , onde nesse caso aconselharia antes as fontes Silencer Séries do fabricante , no entanto para um computador essencialmente para jogos , a Turbo-Cool tambem não é suficiente ruidosa ao ponto de ser incomodativa !





Estando os testes efectuados , passemos a uma breve conclusão , focando os vários aspectos da Pc Power & Cooling Turbo-Cool 860W !







cooltext85569398zz0eo2wn2.jpg




Como a PC Power & Cooling ja nos tem habituado , a Turbo-Cool 860W nao foge á regra e obteve um bom desempenho , eficiência e boa qualidade dos componentes !

Apesar da Turbo-Cool 860W nao ser uma fonte modular , por outro lado vem bem equipada a nivel de cabos/conectores , figurando : 4 conectores PCIe 6-pin ( dois dos quais podem ser "transformados" em 6+2pin ) , ou seja, vem perfeitamente equipada para soluções Multi-GPU (SLI/Crossfire) , tem ainda 6 conectores SATA e 8 molex !

Uma mais valia na Turbo-Cool 860W é a particularidade da mesma permitir regular/ajustar os 3 principais rails (+3.3v , +5v e +12v) !

Relativamente ao preço da Turbo-Cool 860W, ronda os 220$ USD , na minha opinião um pouco cara , tendo em conta que pelo mesmo preço ja se consegue adquirir uma fonte de 1000W !

De destacar ainda que a PC Power & Cooling Turbo-Cool 860W vem com uma garantia de 7 anos , sem duvida uma mais valia !



Pros:
prosgk9.jpg



» Qualidade «
» Desempenho «
» Single rail +12v com 64A «
» Rails Ajustaveis «
» Boas Voltagens/Amperagens «
» Bastantes conectores «
» 7 anos de garantia «






contras:
contrabl7.jpg


» Poderia ser mais silenciosa «
» Preço «
» Não ser modular ??? «






Tendo em conta os Prós e Contras , a PC Power & Cooling Turbo-Cool 860W é um produto:


RECOMENDADO




Agradecimento especial á Techcomputers e OCZ Europa pela sample fornecida !




--------


...
 
Última edição:
Boa review ;)

Fonte de qualidade, como é costume das PC Power & Cooling.

Mas 860w já é muito para além do utilizador comum :P
 
Boas

sim , fontes com +850W já sao mais direcionadas para um segmento High-end !


cumps

Bah, por algum motivo esqueci-me do resto da frase. :-D

O que eu queria dizer era que quem já tem um par ou dois de gráficas valentes por norma já não está tão preocupado com o silêncio, daí que a PC Power & Cooling tenha abdicado um pouco do silêncio (certamente para tentar manter a fonte mais fresca quando em carga máxima).

O promenor dos rails serem ajustáveis é bastante interessante.
 
Bah, por algum motivo esqueci-me do resto da frase. :-D

O que eu queria dizer era que quem já tem um par ou dois de gráficas valentes por norma já não está tão preocupado com o silêncio, daí que a PC Power & Cooling tenha abdicado um pouco do silêncio (certamente para tentar manter a fonte mais fresca quando em carga máxima).

O promenor dos rails serem ajustáveis é bastante interessante.


yep , num sistema gaming o ruido nao é suficiente para incomodar !


em relaçao as rails ajustaveis é sem duvida uma mais valia , mas por acaso nem precisei de mexer "nisso" , as linhas sao bastante estaveis !


parabens pela review! muito boa.
e a fonte tb!

isto vai para que preço ? (em euros, claro)

Cumps



um pouco carota , ainda deve rondar os 190€ !!!


cumps
 
Última edição:
Back
Topo