PC que não liga!

Philosophiae

Power Member
Boa noite a tod@s,

Tenho para aqui um velho pc mas cheio de tralha que queria tirar.

Ontem fui para o ligar e mal liguei o botao de power, ainda deu algum sinal mas desligou logo, foi uma coisa de 1 segundo.

Desde então não voltou a ligar mais.

Já tirei a fonte e testei liga-la na tomada e a fonte trabalha. Voltei a ligá-la apenas à board e aos dois discos. O PC liga, apita e aparece imagem no ecrã.
Mesmo antes de carregar o SO o PC volta a desligar. Isto apenas acontece quando está ligado o disco do SO, se ligar apenas o disco secundário ele não desliga, mas como é obvio nao inicia dado não ter SO nesse disco.

O que poderá estar aqui a acontecer? São discos IDE. O que pretendia era apenas tirar os dados dos discos...

Any help?:rolleyes:
 
O disco que tem o SO deve de estar avariado e nesse caso é quase impossivel recuperar os dados. Os jumpers dos dois discos estão bem configurados? Experimenta por o disco que tem o SO em slave e o outro em master a ver se o pc aguenta sem se desligar mas em principio é mesmo o disco avariado.
 
Troquei os cabos de dados aos discos e voltou a acontecer, é a isso que te referes?

Nao há forma de tentar ligar o disco a outro pc via USB ou semelhante para tentar verificar os dados?
 
Os discos na parte de trás junto dos conectores têm uns jumpers que podes trocar entre master e slave, o disco com o SO tem de estar em master e o outro em slave, experimenta trocar para ver se o pc aguenta sem se ir abaixo, se se aguentar ainda pode ser que te safes. Algumas avarias (curto-circuito) em discos desligam o pc automaticamente assim que se o liga, até quando são ligados por usb, se o pc arrancar com o disco em slave ai já podes tentar por usb ou correndo um linux a partir de uma pen ou cd.
 
O disco secundário não tem qualquer jumper. O do SO tem um jumper na posição Cable Select. Tem a posição de master, a que está e uma outra que limita o disco a 32GB (é de 80). Como faço? Troco o jumper para o outro disco, é isso?
 
provavelmente o SO esta corrompido... que SO tinhas? experimenta a reinstalar o SO novamente sem formatares o disco caso ainda queiras recuperar os dados... caso nao consigas reinstalar o SO nesse caso significa que o disco esta com problemas... nesse caso ou arranjas uma caixa externa usb que de para colocares discos IDE e ligas o mesmo a um outro pc e tentas copiar os ficheiros que queres salvar.... podes nao conseguir salvar todos...mas com sorte consegues ainda salvar a maioria... outra solução é ligares o disco num outro pc que tenha portas IDE mas que tenha um outro disco com SO para poder arrancar e salvar os ficheiros desse disco...
 
O que tenho instalado é o Win XP. Não consigo reeinstalar pois passados alguns segundos de ligar, apesar de ainda ver o arranque no monitor, o pc desliga.
 
Não percebi bem... (...O do SO tem um jumper na posição Cable Select. Tem a posição de master, a que está...) o disco do SO tem o jumper em master ou cable select?

Vai testando as várias configurações possiveis a ver se com alguma delas o pc se aguenta ligado para recuperares os dados, alguns discos quando estão em slave não precisam de jumper se o teu não for desses e precisares de outro jumper deves de ter um na drive de cd/dvd-rom.

Parto do principio que tinhas os dois discos no mesmo cabo e ligados em IDE1 na motherboard e o cd/dvd-rom sozinho num cabo ligado em IDE2, desliga o cd/dvd-rom e liga o segundo disco com o jumper em master no IDE1 e o disco do SO noutro cabo em IDE2 em slave. Depois é só ires testanto outras configurações se o pc continuar a desligar-se assim que o ligas com o disco do SO é porque o disco esta em curto-circuito...
 
Última edição:
se ele ainda ve o arranque é porque o jumper deve estar correcto... de qualquer forma verifica se esta em master e coloca o disco na extremidade do cabo e nao na ligação que fica no meio.... o mais provavel contudo pelo que relatas é o disco estar a bater a bota...nesse caso o melhor é arranjares uma caixa externa ou entao instalas o disco noutro pc com SO... podes tb colocar o outro disco que tens em master e instalares nele o SO e usares o mesmo para poder aceder ao conteudo do outro disco tentando recuperar o que la esta..... tendo atenção claro para nao formatares o mesmo quando da instalação do mesmo... neste caso nao esquecer que caso os discos fiquem no mesmo cabo ide o que tem o SO tem que ficar em master e de preferencia na ponta do cabo...e o outro em slave...

outra solução, que é talvez a mais facil e pratica é arranjares um cd live de linux ou entao procurares pela net por cd de "mini xp", ambos permitem que fiques com um SO funcional a partir de um cd, sem precisares de instalar nada no disco....neste modo podes aceder aos discos e tentar copiar os ficheiros que precisas para outro disco ou dispositivo externo
 
Tambem acho que o jumper estava correcto o problema é que se o disco do SO esta ligado ao pc este desliga-se automáticamente passado uns segundos e com o pc desligado não é possivel correr um cd live para recuperar os dados do disco do SO, os dados do segundo disco é que podes recuperar com um cd live.
 
Olá a todos e obrigado pelas respostas.

Desliguei o disco do SO e deixei apenas ligado o secundário. Corri um Win Xp live cd e puxei os ficheiros desse disco para um externo.

Por uma questão apenas de "vamos lá ver se acontece outra vez", desliguei o disco secundário e liguei apenas o principal após ter desligado o PC. Voltei a ligá-lo e ... puff. O Windows iniciou como se nada fosse.

Com curiosidade, voltei a desligar e ligar tudo como antes (dois discos), e ao iniciar, embora o pc não tenha ido abaixo mas indicou que havia ficheiros corruptos.

Sinceramente, não entendo nada :P O que vale é que já safei os dados dos dois discos...
 
Back
Topo