Problema PC reinicia ao entrar em jogos

sponge

Power Member
Boas pessoal,

Novo tópico mas com problema semelhante ( Problema - kernel-power 41 | ZWAME Fórum )
Não ficou totalmente arranjado esse problema, tive de formatar o PC 2 vezes no espaço de 24h mas vou tentar fazer um pequeno resumo
O meu PC reiniciava quando entrava no CS Go ou até mesmo no FM mas conseguia jogar coisas simples como LoL por exemplo, o PC foi para o técnico e o mesmo nunca detetou problema nenhum, corria os testes todos e tudo bem, chegava a casa e dava problemas até que decidi levar os meus periféricos à loja ( Rato Razer Deathadder Essential comprado em Dezembro 2019 e teclado ZBoard Teclado Merc já antigo ), chegamos à conclusão que havia problema com o teclado ( drives antigas, dava problema com o windows 10 ) e o mesmo até demorava a desligar o PC ( as vezes 5 minutos ) e na loja demorava 10/15 segundos.
Andei um dia sem teclado ( a usar teclado do windows só ) e o PC nunca se queixou, teve ligado o dia todo então a primeira solução foi comprar 1 teclado novo ( já andava aos anos para o fazer e por isso aproveitei ) e vou eu todo contente para jogar CS Go e experimentar o teclado e puff, começou a reiniciar vezes sem conta, nem chegava a fazer boot, só as vezes conseguia ir à bios e até que me fartei da situação e tinha uma pen preparada para a situação e formatei o PC.
Formato o PC e por volta das 23h/23h30 decido ir jogar para testar tudo, o meu espanto foi que consegui correr o jogo sem problema. Acabo de jogar sem reiniciar uma única vez e pensei que era problema das drives do teclado e que estava resolvido e decido instalar os programas basicos que sempre gostei de ter ( Kaspersky Antivirus free, Firefox, Winrar, Discord e depois 2 programas para personalizar o windows , Rainmeter e ObjectDock Plus que uso desde que vinha do windows 7 e nunca deu problema, para alem de Xbox , Meo Go, Netflix ou até o kodi, tudo a microsoft store ), arranjei os programas, defini prioridades e tal e fui dormir descansado.
No dia a seguir depois de almoço pensei em ir jogar um pouco e o PC voltou a reiniciar, então pensei em usar um ponto de restauro criado anteriormente pelo windows e a pensar que iria resolver algo, e de novo não resolveu, ficou pior porque não conseguia abrir nada até que tive de voltar a formatar pela ferramenta do windows.
De novo formatei, não voltei a instalar nada e de novo consegui jogar e desta vez durou 3 dias assim ( só instalei o discord e nada mais, já joguei CS Go, já joguei LoL e até FM 21 mas hoje depois de jantar tentei remover uns avisos que aparecem no visualizador de eventos
Windows Hello para Empresas não será iniciado. ID evento 360 ( mudar uma cena no regedit para disable )
Music.UI ID evento 642 ( desativar nas aplicações em 2 plano ) e entretanto aproveitei e desativei " O Seu Telemóvel )
E depois fui jogar e puff, PC voltou a reiniciar mais uma vez, tentei entrar uma 2x e de novo reiniciou até que me lembrei que tinha alterado isso e o que fiz foi voltar a meter normal e tentei entrar no jogo ( CS Go competitivo ) e na 3x que reiniciou já consegui jogar, fiz um jogo, fiz uma pausa para tentar ver o que podia ser isto e voltar a ler o visualizador de eventos, depois ainda fui fazer mais 1 jogo e sempre sem o PC reiniciar

Alguém sabe o que poderá ser ? Já tenho algum receio de instalar aplicações no PC porque não quero que o PC fique parado
Estou a ponderar preparar uma pen com o windows 8.1 e ver o que acontece

O meu atual PC com data de 2014
CPU Intel Core i5 4460 @ 3.20GHz
Mobo ASRock H97 Pro4
Ram Gskill Ripjwas 16 Gb 1600mhz ( 4x4Gb ) - a usar 8Gb de momento
Fonte XFX 550w Core Edition
Caixa Cooler Master N300 N2 USB 3.0
Gráfica 8192MB ATI Radeon RX 580 Series (ASRock) ( comprada em Abril de 2020 )
Monitor AOC C24G1 23.6 ''
238GB Crucial_CT256MX100SSD1 (SATA (SSD)) - Windows/Office e jogos mais jogados
931GB Western Digital WDC WD10EARS-00Y5B1 (SATA ) - Storage e backup do Windows
596GB Western Digital WDC WD6400AAKS-65A7B0 (SATA )
232GB Seagate ST3250310AS (SATA )
 
Instala o W7 nesse PC os drivers do fabricante dao.
Algum motivo em especifico para instalar o W7 ? Só tenho pen preparada com o W10 e o W8.1 aqui por casa.
O PC nunca tinha dado problemas com o W10 e desde o lançamento que tinha feito a atualização mas desde Outubro/Novembro ( versão 20H2 ) o PC reinciava random mas nunca pensei que fosse algo relacionado, só no fim de Dezembro começou a reiniciar mais e no inicio de Janeiro começaram os problemas que não conseguia jogar.
 
Já voltaste a experimentar durante longos períodos sem o teclado?
Experimentaste ligar o teclado noutra saída USB, ou até na PS/2 (com um adaptador)?

EDIT: Chegaste a tentar isto?

Este teclado é novo, pelo que as drives em defeito nem estão instaladas mas com o teclado antigo tive 1 dia inteiro sem o teclado ligado e o PC aguentou-se bem
Ontem é que isto reiniciou 1x e hoje já vai em 5x a reiniciar, 4 delas foram seguidas e agora foi mais 1x depois de estar a jogar uns 30 minutos

Ainda nao testei o Clear CMOS , andava a fazer load default nas definições da bios
 
Já percebi que o teclado é novo, mas se dizes que voltaste a ter problemas quando o colocaste (depois de estares sem qualquer ligado durante um dia), talvez fizesse sentido experimentar sem o novo novamente, ou ligá-lo numa das outras portas...
 
Saca uma nova versao do windows 10 e faz uma instalacao limpa (apaga todas as particoes e crias 2 novas, uma so para sistema operativo e outra instalas os jogos). Instala drivers nativas e updates do windows. Experimenta ligar o teclado e rato a outras portas usb que nao a mesma de sempre. Experimenta com um pente de ram de cada vez, vê se o disco nao tem problemas. Vê se tens tudo bem encaixado, temperaturas. Pode ser tanta coisa
 
Já percebi que o teclado é novo, mas se dizes que voltaste a ter problemas quando o colocaste (depois de estares sem qualquer ligado durante um dia), talvez fizesse sentido experimentar sem o novo novamente, ou ligá-lo numa das outras portas...
Experimentei em outras portas USB logo na altura que o comprei ( tanto o teclado como o rato , troquei tudo de portas ) mas antes ficava com o ficheiro memory.bmp e os minidump e agora simplesmente não acontece nada
Mas ja fiz clear CMOS e neste momento encontra-se ligado na placa grafica onboard ( coisa que antes não acontecia ), vou só esperar mais um pouco, voltar a tentar jogar CS GO e ver se volta a reiniciar, senão reiniciar volto a tentar com a RX 580


Saca uma nova versao do windows 10 e faz uma instalacao limpa (apaga todas as particoes e crias 2 novas, uma so para sistema operativo e outra instalas os jogos). Instala drivers nativas e updates do windows. Experimenta ligar o teclado e rato a outras portas usb que nao a mesma de sempre. Experimenta com um pente de ram de cada vez, vê se o disco nao tem problemas. Vê se tens tudo bem encaixado, temperaturas. Pode ser tanta coisa
A 2º vez que formatei foi com a ferramenta do windows, deixei sacar o windows e fiz uma instalação nova ( faltando apenas as partições ).
As drivers deixei o windows update tratar disso tal como sempre tratou desde que fiz update para o W10
Ja fiz memtest nas memorias e sem problemas, até tirei 2 pentes com algum receio que fosse disso e nada de erros
Fiz /sfc scannow e /chkdsk nos discos todos, de novo sem erros
Temperaturas também sei que não é , costumo ter 40º a jogar e a caixa é bem ventilada ( 1 ventoinha frente, 2 topo, 1 tras de 1 de lado )
 
Entretanto tentei entrar no CS Go com a placa gráfica onboard e entrou no mapa ( fazia o loading e quando ia entrar no mapa, reiniciava )
Já meti a placa gráfica mas ainda não fui testar em jogo, tenho estado a ver se da erros/críticos pelo visualizador de eventos e na ultima hora só deu avisos
O aprovisionamento do Windows Hello para Empresas não será iniciado. Origem User Device Registration ID 360
O aprovisionamento do Windows Hello para Empresas não será iniciado.
O dispositivo está associado ao AAD ( AADJ ou DJ++ ): Not Tested
O utilizador iniciou sessão com as credenciais do AAD: No
A política do Windows Hello para Empresas está ativada: Not Tested
O aprovisionamento de pós-início de sessão do Windows Hello para Empresas está ativado: Not Tested
O computador local satisfaz os requisitos de hardware do Windows Hello para Empresas: Not Tested
O utilizador não está ligado à máquina através do Ambiente de Trabalho Remoto: Yes
O certificado de utilizador para a política de autenticação no local está ativado: Not Tested
A máquina é regida pela política none.
Para mais detalhes, consulte https://go.microsoft.com/fwlink/?linkid=832647.
Music.UI Não foi possível utilizar a versão 9080/9180 Origem ESENT ID 642
Music.UI (876,D,2) {907A017B-D688-4811-843C-A779EE1CB374}: Não foi possível utilizar a versão 9080 (0x2378) da funcionalidade de formato de base de dados devido ao formato de base de dados atual 1568.20.0, controlado pelo parâmetro 0x410022D8 (8920 | JET_efvAllowHigherPersistedFormat).
Music.UI (876,D,2) {907A017B-D688-4811-843C-A779EE1CB374}: Não foi possível utilizar a versão 9180 (0x23dc) da funcionalidade de formato de base de dados devido ao formato de base de dados atual 1568.20.0, controlado pelo parâmetro 0x410022D8 (8920 | JET_efvAllowHigherPersistedFormat).
Catalog Database: Não foi possível utilizar a versão 9080 Origem ESENT ID 642
Catalog Database (4020,D,12) Catalog Database: Não foi possível utilizar a versão 9080 (0x2378) da funcionalidade de formato de base de dados devido ao formato de base de dados atual 1568.20.0, controlado pelo parâmetro 0x410022D8 (8920 | JET_efvAllowHigherPersistedFormat).
As definições de permissão de específico/a(s) da aplicação não concedem permissão de Local Iniciação (etc...)CLSID e APPID Origem DistributedCOM ID 10016
As definições de permissão de específico/a(s) da aplicação não concedem permissão de Local Iniciação para a aplicação de Servidor COM com CLSID
Windows.SecurityCenter.SecurityAppBroker / Windows.SecurityCenter.WscBrokerManager / Windows.SecurityCenter.WscDataProtection
e APPID
Indisponível
ao SID (S-1-5-18) de utilizador NT AUTHORITY\SYSTEM a partir do endereço LocalHost (Com LRPC) em execução no SID (Indisponível) de contentor aplicacional Indisponível. Esta permissão de segurança pode ser modificada utilizando a ferramenta administrativa de Serviços de Componentes.
As definições de permissão de específico/a(s) da aplicação não concedem permissão de Local Ativação (etc...)CLSID e APPID Origem DistributedCOM ID 10016[/spoiler]
Todos os avisos só acontecem apos iniciar/reiniciar o PC, depois fica tudo normal
 
Já tentaste utilizar a RAM em diferentes ranhuras?
Depois então talvez seja útil testar o CS no Windows 8.1/7, ou até mesmo num Linux, por diferir mais do Windows 10.
 
Já tentaste utilizar a RAM em diferentes ranhuras?
Depois então talvez seja útil testar o CS no Windows 8.1/7, ou até mesmo num Linux, por diferir mais do Windows 10.
Isso só ainda pensei porque o slot 1 fica ali a roçar a ventoinha do cooler do CPU e ainda não quis tirar de modo a não mexer
Como usei o memtest e não deu problema, assumi que estava tudo bem ( deixei ficar os slots 1/3 ocupado )
Amanha só irei conseguir testar depois das 20h/21h mas talvez faça isso, talvez veja se trocando as rams de slot vai ao sitio ou se for preciso meter o windows 7 devido a compatibilidade das drivers da gráfica no site da amd


Edit:
Retirei o slot 3 e experimentei entrar com 4Gb, PC iniciou e entrou no jogo tambem
Quando voltei a inserir o pente no slot 3 o PC nem boot dava, voltei a retirar e voltou a iniciar bem...
Vou agora experimentar com um dos outros 2 pentes que tenho ali parados

Edit 2:
Meti um novo pente de 4Gb ( ficando com 8Gb no total ) e o pc ligou à 1º tentativa de novo, fui entrar no jogo e consegui entrar no mapa mas só amanha à noite conseguirei ver se volta a ocorrer algum erro mas em principio será defeito no tal pente correto ?

Edit 3:
Voltei a meter o tal pente mas agora no slot 4, PC iniciou e consegui entrar no mapa sem problema algum
Voltei à estaca zero, tava "com esperança" que o PC não iniciasse ou voltasse a dar algum problema mas não...
Mas como disse, só amanha à noite consigo testar com uma utilização mais intensiva
 
Última edição:
Quando referes reiniciar, é com BSOD ou apenas reinicia do nada?

Que reiniciar logo sem BSOD não tem nada a ver com o SO que tens instalado, é isso mesmo ao nível de hardware é normalmente está ligado à PSU, vejo que tens uma XFX Core.. e já isso mesmo que afinal isso devolve erros, por isso não será da PSU e que.. ponderas comprar uma PSU 1Life? Recomendo 1Life, se queres queimar o PC em menos de uma semana, por tudo que é sagrado, não. compres. fontes. 1Life. Se for com BSOD por norma é RAM, quando é GPU o que vai abaixo é apenas o jogo em questão e muito raramente o SO em si, muito provável ser mesmo essa RAM, por vezes a motherboard simplesmente não se dá bem com a RAM, o melhor é testar pente a pente com o memtest, de notar que mesmo ai... já vi um caso em que o memtest não acusava nada e o raio do PC lá ia ao ar.. e só resolveu ao trocar os pentes de sítio.. ás vezes é mesmo da motherboard e um mesmtest não vai topar isso.
 
Deixa o PC a correr o MemTest86 com toda a RAM.
Só hoje é que irei conseguir testar isso à noite mas já tinha pensado nessa opção, voltar a meter os 4 pentes e voltar a testar e ver se continua sem dar erro

Quando referes reiniciar, é com BSOD ou apenas reinicia do nada?

Que reiniciar logo sem BSOD não tem nada a ver com o SO que tens instalado, é isso mesmo ao nível de hardware é normalmente está ligado à PSU, vejo que tens uma XFX Core.. e já isso mesmo que afinal isso devolve erros, por isso não será da PSU e que.. ponderas comprar uma PSU 1Life? Recomendo 1Life, se queres queimar o PC em menos de uma semana, por tudo que é sagrado, não. compres. fontes. 1Life. Se for com BSOD por norma é RAM, quando é GPU o que vai abaixo é apenas o jogo em questão e muito raramente o SO em si, muito provável ser mesmo essa RAM, por vezes a motherboard simplesmente não se dá bem com a RAM, o melhor é testar pente a pente com o memtest, de notar que mesmo ai... já vi um caso em que o memtest não acusava nada e o raio do PC lá ia ao ar.. e só resolveu ao trocar os pentes de sítio.. ás vezes é mesmo da motherboard e um mesmtest não vai topar isso.
É mesmo sem BSOD , não há erro nenhum, simplesmente reinicia e a maior parte das vezes vai para o ambiente de trabalho e como aconteceu 1x fica em loop de 3/4 vezes a reiniciar antes de entrar.
Só tinha pensado em trocar a PSU para testar e ver se era da fonte ou não mas não cheguei a comprar porque quando tive o computador 1 semana com o técnico não deu um único erro (Furmark e prime 95 sem ir abaixo e viu temperaturas, voltagens da fonte, viu a gráfica e nada) mas quando cheguei a casa e ia jogar, voltava a reiniciar do nada.
Mas não percebi, dizes que não poderá ser da fonte ? é que tive 3 dias consecutivos sem um único reinicio e do nada voltou a reiniciar só porque sim... ontem troquei os pentes de lugar ( 2 deles, como disse um esta quase em contacto com a ventoinha do cooler do CPU e é mais dificil trocar ) e hoje volto a adicionar o ultimo pente e depois testo com o memtest para ver
 
Huh, pensava ter lido que dava erro antes de reiniciar, bem.. reiniciar do nada sem erros costuma ser da PSU, ou por avaria da mesma ou por não aguentar a carga que pedem dela, mais raro e possivel é a electrecidade estática e qualidade da corrente electrica, há um caso famoso neste forum em que um monitor CRT acomulava electrecidade estatica de tal forma que o PC passava a vida a bloquear, mas o mais comum é os habituais pequenos choques electricos e o monitor desligar-se por momentos, apenas refiro isso porque seria a unica diferença entre o ambiente de teste do tecnico e o estar em tua casa.

Mas se isso aguenta um FurMark e um Prime95 sem dificuldades não deverá ser picos de corrente, estaria mais direcionado para a RAM ou, em ultimo caso, a motherboard, o melhor é mesmo testar a questão dos pentes.
 
Huh, pensava ter lido que dava erro antes de reiniciar, bem.. reiniciar do nada sem erros costuma ser da PSU, ou por avaria da mesma ou por não aguentar a carga que pedem dela, mais raro e possivel é a electrecidade estática e qualidade da corrente electrica, há um caso famoso neste forum em que um monitor CRT acomulava electrecidade estatica de tal forma que o PC passava a vida a bloquear, mas o mais comum é os habituais pequenos choques electricos e o monitor desligar-se por momentos, apenas refiro isso porque seria a unica diferença entre o ambiente de teste do tecnico e o estar em tua casa.

Mas se isso aguenta um FurMark e um Prime95 sem dificuldades não deverá ser picos de corrente, estaria mais direcionado para a RAM ou, em ultimo caso, a motherboard, o melhor é mesmo testar a questão dos pentes.

Antes dava erro, era a questão das drivers do teclado antigo serem incompatíveis com o W10 e dai ter comprado um teclado novo, deixou de haver BSOD mas agora simplesmente reinicia. Andei 3 dias a jogar sem problema e ontem não tava a conseguir entrar em mapa algum no CS GO.
Decidi eliminar problema nos discos, desliguei os 3 HDD e fiquei somente com o SDD e não deu e depois foi quando comecei a ver os pentes de memoria RAM e tanto com 4Gb/8Gb/12Gb lá consegui entrar apos trocar o pente no slot 3 para o slot 4
O meu monitor ( que é novo, comprado na black friday ) não se desliga por momentos, alias, nem se desliga, é mesmo o PC que reinicia sozinho quando tento jogar CS Go mas só tem acontecido quando entrava no mapa, fazia o load todo e quando ia a entrar no mapa o PC reiniciava, enquanto tiver no menu costuma ficar sempre ligado e sem problema algum

Há alguma maneira de testar motherboard ? Porque já é antiga e nesse caso mais valia mudar tudo ( tal como já estou a pensar) mas queria deixar o PC de modo a que se pudesse usar por outras pessoas para tarefas mais básicas e sem erro algum
 
Atualização,
Por volta das 20h20/30 lá consegui vir ao PC e meter os 4 pentes
Inicialmente reiniciou logo antes de chegar ao desktop e depois reiniciou de novo enquanto fazia download do memtest86.
Depois de ligar, ainda fiz o download do hwinfo64 e fiz teste ( start logging ) e já vai em 3h18 sem reiniciar, entretanto fui jogar CS Go, fiz 3 mapas, sai do jogo e aqui estou eu a escrever este post
Se alguém me quiser ajudar posso enviar o log que o programa irá dar mas irei deixar a correr o memtest86 durante a noite para tirar as duvidas de vez

hwinfo — Postimages (postimg.cc) com os valores todos
hwinfo cpu mobo gpu — Postimages (postimg.cc) só com os valores do cpu, motherboard e gpu

Disposição dos pentes de ram ( são os 4 iguais )
pente 1 - continua o mesmo devido a ser mais dificil tirar e meter
pente 2 e 3 - eram uns que estava de lado devido a ter tirado devido a este problema
pente 4 - era o que estava no slot 3 e que inicialmente deu erro ao ter retirado e voltado a meter

Edit : PC reiniciou ao fazer memtest, ia no 6 teste e reiniciou

E depois de ter reiniciado aquela vez, consegui fazer o teste e passou em tudo
memtest — Postimages (postimg.cc)
Não deu erros mas deu esta nota [Note] RAM may be vulnerable to high frequency rowhammer bit flips mas só nos 2 primeiros testes, os últimos 2 já não apareceu
 
Última edição:
Após postar aqui hoje as 09h46 e até agora o PC já reiniciou 6/7 vezes, 4 delas seguidas e sem chegar sequer ao windows
Reiniciou a 1º vez, esqueci-me de ligar o HWinfo, na 2º vez reiniciou mal abri o browser e de novo esqueci de ligar o HWinfo, na 3º vez consegui ligar o HWinfo durante 15 minutos para ver se reiniciava de novo e ver a diferença nos valores. Na 4º vez que reiniciou foi quando abri a pasta do HWinfo para o ligar, depois disso foi um loop interminável até que tive de desligar no boot, retirei 1 pente de RAM ( o ultimo que meti, no slot 2 ) e lá consegui ligar.
Deixo aqui uma imagem do teste do HWinfo que tinha a correr nesses 15 minutos entre reiniciar e o único sitio onde há diferenças notórias
https://postimg.cc/YvYncnns
deixo também os resultados do teste feito , a única diferença é no CPU tal como mostra na imagem
Poderá ser problema do CPU ?
 
Usa o PC com apenas uma das memórias de 4GB de cada vez (terás de remover a da ranhura #1).
Se tiveres problemas com cada uma delas, diria que o problema será da motherboard.
 
Usa o PC com apenas uma das memórias de 4GB de cada vez (terás de remover a da ranhura #1).
Se tiveres problemas com cada uma delas, diria que o problema será da motherboard.
Hoje já vou fazer esse teste, só mais logo é que tenho tempo para isso

Mas esses resultados do HWinfo querem dizer algo ? Ou simplesmente que o CPU parou e voltou a ligar ?

UPDATE
Após 12h com o HWinfo ligado o PC ainda não reiniciou ( com os 3 pentes de memoria ), já estive a jogar e nem se queixou e de manha com os 4 pentes mal conseguia ver um vídeo no youtube sem reiniciar.
 
Última edição:
Back
Topo