Problema PC reinicia ao entrar em jogos

Removeste o da ranhura #1?
Desculpa pela demora a responder
fiquei farto de andar de volta do PC e mandei de novo para o técnico, um diferente desta vez e de novo, PC sem reiniciar com os testes mas aqui em casa reiniciava
acabei de montar o PC e vou voltar a fazer os habituais testes só para tirar a duvida ( Prime95 + Furmark ) e se reiniciar é ir retirando os pentes de memoria 1 a 1
Mas também já penso que poderá ser alguma ficha lixada na parede devido ao mau tempo em Dezembro, será que uma UPS ajudava com isso ?
 
Possivelmente. No entanto, como já tinhas testado noutra tomada, isso indiciaria haver algum problema na instalação elétrica.
Sim, o que não duvido visto que a casa é antiga mas o que o técnico me disse foi que poderia ser algum componente que não aguentava a carga de tensão e fazia o PC reiniciar ou que a tomada em vez de dar 230 normais podia dar 190/200, que não viu nenhum problema apesar de achar que os discos HDD deviam ser substituídos por SSD devido ao serem antigos e que a board também não era muito fiável
Depois falei com o meu cunhado tem uma UPS e recomendou-me uma com 850VA, eu não entendo nada disso para ser sincero e não sei qual ver nem margem de preços
Quero ver se arranjo alguém que me faça um teste as tomadas aqui no quarto

teste com o Prime95 e com o furmark a funcionar e nada, não reiniciou uma única vez .
Acho que só mais logo talvez consiga testar com o CS GO e se voltar a reiniciar a ultima opção é testar pente a pente e esperar que não seja a board
 
E pronto, fui buscar o PC na 2ºf a tarde, teve a funcionar bem todos os dias, joguei alguns dias a tarde e praticamente todos os dias dava 1/2 mapas de CS , ontem inclusive fiz 2 mapas antes de jantar e fiz uns 5 depois de jantar, sempre sem problemas, sem reiniciar e nada.
Entretanto chegou a UPS, carreguei e ainda liguei tudo ontem, também testei o CS e entrou no mapa sem problemas e depois fui para a cama a pensar que tava descansado mas tava enganado.
Hoje acordei de manha, vim ao PC para começar a instalar os programas básicos e começar a meter tudo no devido lugar já que este ambiente de trabalho é só icons, atalhos e pastas para saber onde esta tudo, la orientei algumas cenas, entretanto fiz um mapa rápido de CS e depois de almoço ia sair, abri o FM para ficar ligado a tarde toda e testar se o PC reiniciava ou não e para meu espanto, chego ao menu inicial, vou as definições para ver que skins tinha e modificar para uma que estou mais habituado a jogar e puff, PC reiniciou a 1º vez
tentei entrar no CS entretanto e reiniciou a 2º vez
Pensei que alguma coisa não tava bem e fui limpar os registos com o CCleaner já que quando entrei no FM instalou algo, reiniciou a 3º vez
Então chateei-me e desinstalei o FM 21, voltei a correr o CCleaner e a limpar os registos e fui entrar no CS, para me espanto entrou, fiz um mapa, esperei para ver se mudava para o outro mapa entretanto porque podia ir abaixo e não reiniciou, sai do jogo e vim aqui atualizar o tópico
Poderá ter sido algum ficheiro do FM que entrava em conflito e fazia o PC reiniciar ? o PC teve praticamente 5 dias sem reiniciar e sem dar problemas, hoje com o FM nem durou 30 segundos e já tava a reiniciar, desinstalei e voltou a dar mas só mais logo consigo testar mais

EDIT : depois de escrever isto, tentei entrar no CS de novo e voltou a reiniciar, já não sei o que fazer para isto
 
E pronto, fui buscar o PC na 2ºf a tarde, teve a funcionar bem todos os dias, joguei alguns dias a tarde e praticamente todos os dias dava 1/2 mapas de CS , ontem inclusive fiz 2 mapas antes de jantar e fiz uns 5 depois de jantar, sempre sem problemas, sem reiniciar e nada.
Entretanto chegou a UPS, carreguei e ainda liguei tudo ontem, também testei o CS e entrou no mapa sem problemas e depois fui para a cama a pensar que tava descansado mas tava enganado.
Hoje acordei de manha, vim ao PC para começar a instalar os programas básicos e começar a meter tudo no devido lugar já que este ambiente de trabalho é só icons, atalhos e pastas para saber onde esta tudo, la orientei algumas cenas, entretanto fiz um mapa rápido de CS e depois de almoço ia sair, abri o FM para ficar ligado a tarde toda e testar se o PC reiniciava ou não e para meu espanto, chego ao menu inicial, vou as definições para ver que skins tinha e modificar para uma que estou mais habituado a jogar e puff, PC reiniciou a 1º vez
tentei entrar no CS entretanto e reiniciou a 2º vez
Pensei que alguma coisa não tava bem e fui limpar os registos com o CCleaner já que quando entrei no FM instalou algo, reiniciou a 3º vez
Então chateei-me e desinstalei o FM 21, voltei a correr o CCleaner e a limpar os registos e fui entrar no CS, para me espanto entrou, fiz um mapa, esperei para ver se mudava para o outro mapa entretanto porque podia ir abaixo e não reiniciou, sai do jogo e vim aqui atualizar o tópico
Poderá ter sido algum ficheiro do FM que entrava em conflito e fazia o PC reiniciar ? o PC teve praticamente 5 dias sem reiniciar e sem dar problemas, hoje com o FM nem durou 30 segundos e já tava a reiniciar, desinstalei e voltou a dar mas só mais logo consigo testar mais
E deixares de usar o ccleaner? Isso é so adwares. Se tens ssd, praticamente nao precisas de ccleaners e afins.
 
Chegaste a testar a RAM módulo a módulo?
De qualquer modo, evitaria utilizar o CCleaner pelo menos no que diz respeito à limpeza do registo.
 
Chegaste a testar a RAM módulo a módulo?
De qualquer modo, evitaria utilizar o CCleaner pelo menos no que diz respeito à limpeza do registo.
Aqui em casa ainda não mas o técnico disse que tava tudo bem, só me avisou que o disco as vezes faz um "clique" e que não estava bom ( o problema é saber qual disco faz isso já que enquanto lá esteve nunca reiniciou )
Fiz agora foi ir ao disco C:, propriedades, Ferramentas e verificar erros, disse que tinha erro e reiniciei para verificar tudo , depois quando ligou o PC fiz o DISM.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth e sfc /scannow, ambos sem erros até 100% e voltei a conseguir entrar nos mapas, poderá ser problema do disco ? Estou a pensar formatar o SSD, apagar as 2 partições e meter os 240 Gb por inteiro ou até comprar um SSD novo já que este tem alguns anos
 
Última edição:
Aqui em casa ainda não mas o técnico disse que tava tudo bem
Fiz agora foi ir ao disco C:, propriedades, Ferramentas e verificar erros, disse que tinha erro e reiniciei para verificar tudo , depois quando ligou o PC fiz o DISM.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth e sfc /scannow, ambos sem erros até 100% e voltei a conseguir entrar nos mapas, poderá ser problema do disco ? Estou a pensar formatar o SSD, apagar as 2 partições e meter os 240 Gb por inteiro ou até comprar um SSD novo já que este tem alguns anos
Usa HDSentinel para veres a saude do disco ou outro programa para o mesmo. Se tens 2 particoes, deixa estar que é melhor assim, sempre usei assim e nunca tive problemas, quando tinha problemas no SO, n precisava de reinstalar os jogos (alguns). Quanto ao ccleaner, nao digo que seja dai, mas nao precisas disso para nada.
 
Usa HDSentinel para veres a saude do disco ou outro programa para o mesmo. Se tens 2 particoes, deixa estar que é melhor assim, sempre usei assim e nunca tive problemas, quando tinha problemas no SO, n precisava de reinstalar os jogos (alguns). Quanto ao ccleaner, nao digo que seja dai, mas nao precisas disso para nada.
https://postimg.cc/q68v2mZj
Experimentei agora e deu isso, health a 81% e com 1 ano restante, secalhar está na altura de um novo investimento não ?
Sim, também sempre usei 2 partições por esse motivo mas nunca ou quase nunca formatei a 2º partição ( onde estão os jogos )

Em relação ao Ccleaner, sendo assim vou deixar de usar, já que o @asof também recomenda não usar
 
Experimentei agora e deu isso, health a 81% e com 1 ano restante, secalhar está na altura de um novo investimento não ?

Não. Isso é 1 ano com o SSD ligado e mantendo o ritmo de desgaste habitual dele.
Diria antes que está na altura de testares o que já te foi sugerido: outro SO e/ou a RAM.
 
Não. Isso é 1 ano com o SSD ligado e mantendo o ritmo de desgaste habitual dele.
Diria antes que está na altura de testares o que já te foi sugerido: outro SO e/ou a RAM.
ah então ainda pode durar 2/3 anos mas também já ando a pensar investir em algo com mais capacidade
Mas o PC teve desde dia 25 até dia 5, ou seja, 12 dias sem reiniciar, por isso é que acho estranho se for da RAM mas consigo arranjar 2x8Gb a 2400Mhz ( corsair dominator 2400mhz ), será que com o XMP aquilo fica automaticamente a 1600Mhz ? Não percebo nada de OC e não queria estar a mexer mas como consigo esses 16Gb e assim ficava com a mesma quantidade e ainda novas/seladas
Estou mais tentado para isso ou até experimentar o W7
 
Última edição:
Fui buscar hoje as tais memorias que tinha falado, afinal sao umas Corsair Vengeance Pro Series 2x8Gb 2400Mhz e enquanto estava a ir buscar as rams o meu PC reiniciou 2/3 vezes visto que cheguei a casa e estava com o menu para reparar o arranque ligado, tentei reparar pelo windows, por 1 pen que tinha cá e até formatei um dos discos e tentei instalar o windows ( a pessoa que me arranjou as RAMS tinha um disco SSD igual ao meu e começou a morrer com os mesmos sintomas que o meu PC tem ) mas sempre sem sucesso visto que o PC reiniciava

Finalmente testei as rams, testei tudo no slot 1 na MoBo ( testei com o furmark já que era o programa que reiniciava mal iniciava teste )
Pente 1, testei tudo ok, retirei e quando voltei a testar já nem deu boot, simplesmente pc iniciava e reiniciava logo
Pente 2, tudo ok, nas 2 vezes
Pente 3, falhou, quando meti a correr o teste o pc reiniciava
Pente 4, falhou também, não dava boot
Com isto significa que só tenho um bom pente ?

Depois testei com as Corsair Vengeance Pro Series , no Pente 1 nem dava boot ( o mesmo erro que o pente 1 inicial ), mas também são maiores e pensei que seria disso então mudei para o pente 2 e deu tudo ok
Inseri depois o outro stick no pente 4, e também funcionou tudo Ok
Entretanto esqueci-me que nao "testei" o 2º stick destas memorias e voltei a retirar o 1º stick ( do pente 2 ) e ficou o 2º stick ( no pente 4) e de novo tudo OK
Voltei a meter as memorias nos pentes 2 e 4, voltei a testar e de novo tudo OK, vim aqui atualizar o tópico. Ainda não testei em jogo ou algo mais porque já se faz tarde e só queria verificar se ficava a funcionar ou não

EDIT : as memorias ficaram a 1333Mhz ( automático ), não quis mexer porque não quis fazer porcaria mas há problema se meter manual a 1600Mhz ?
Não me apareceu lá nenhum perfil XMP ( nas outras rams aparecia perfil XMP 1.2 ) e nestas pensei que fosse aparecer perfil XMP 1.3 mas não, simplesmente ficou auto a 1333Mhz e não quis mexer
 
Só por acaso a ram é de 2400mhz? Se sim é desligar o XMP e colocar manualmente na BIOS a 1600/1333mhz com timings talvez mais relaxados. Essa board como é h9X e não Z97 salvo erro o CPU/board não aguentam essa velocidade de RAM em OC e tens de meter numa frequência que o controlador de memória do CPU aguente e não dê problemas. Formatar nem sempre é solução
 
Só por acaso a ram é de 2400mhz? Se sim é desligar o XMP e colocar manualmente na BIOS a 1600/1333mhz com timings talvez mais relaxados. Essa board como é h9X e não Z97 salvo erro o CPU/board não aguentam essa velocidade de RAM em OC e tens de meter numa frequência que o controlador de memória do CPU aguente e não dê problemas. Formatar nem sempre é solução
Sim é 2400mhz e em automatico fica a 1333mhz
Ontem teve o dia todo sem dar problemas, não reiniciou uma única vez sequer e quando ia desligar o PC para me ir deitar, ao carregar no X para fechar o discord começou a reiniciar e já não consegui voltar ao windows, só aparecia "Critical Process Died" e tive de voltar a formatar o PC, infelizmente com o W10 porque a pen com o W7 não tava a funcionar
Hoje apos fazer as atualizações todas, iniciei o furmark e foi logo abaixo, instalei as drives da grafica onboard porque não estavam instaladas e consegui correr isso, teve durante meia hora com o furmark + prime95 e nunca reiniciou, fechei tudo, reiniciei o PC e ia ver se funcionava no CS e nada, reinicia de novo
Já não sei o que poderá ser, disco ? SO ? Placa grafica ?

Retirei os restantes discos e deixei ficar somente o SSD, voltei a instalar a steam e o CS e tive agora a jogar um pouco para testar e não reiniciou de novo
Isto é aleatório ( ou aparenta ser ) e não sei o que fazer com isto
 
Última edição:
Quando não segues uma linha de raciocínio até ao fim e fazes «testes» um pouco aleatoriamente, torna-se difícil ajudar-te.

Neste momento, diria ser pouco provável ser do SSD e do SO, visto o S.M.A.R.T. indicar o primeiro estar em bom estado e já teres feito uma instalação limpa do segundo.
A gráfica também não será a responsável, pois já testaste só com a iGPU e tiveste o mesmo problema.
Já os testes à tua RAM foram algo inconclusivos, mas o problema também não deve advir daí, já que se manteve com esta RAM.
Posto isto, e tendo em conta o que descreveste, os melhores candidatos serão a fonte ou a motherboard. Não tendo a possibilidade de testar com outras, dentre estas duas, diria ser preferível avançares para a compra de uma fonte.
 
Compreendo mas os erros também são aleatórios, tanto consigo jogar 2/3h e depois reinicia, tal como reinicia antes de entrar sequer no jogo
Fiz uma instalação limpa e só tenho discord, CS e steam instalados, nada mais ( Só tenho o disco SSD ligado de momento )
em relação a RAM sim, teve bem durante cerca de 24h com a nova RAM mas depois voltou a acontecer
Se fosse problema na fonte, não iria acusar de forma regular ?
Se for a Mobo não tenho maneira de testar a não ser comprar uma nova e para investir nisso, prefiro comprar um PC novo

Acho que isto já é mais um problema de juntas, junto tudo e mando fora e faço um investimento do 0 ou guardo a placa gráfica visto que nem 1 ano tem
 
Compreendo mas os erros também são aleatórios, tanto consigo jogar 2/3h e depois reinicia, tal como reinicia antes de entrar sequer no jogo
Fiz uma instalação limpa e só tenho discord, CS e steam instalados, nada mais ( Só tenho o disco SSD ligado de momento )
em relação a RAM sim, teve bem durante cerca de 24h com a nova RAM mas depois voltou a acontecer
Se fosse problema na fonte, não iria acusar de forma regular ?
Se for a Mobo não tenho maneira de testar a não ser comprar uma nova e para investir nisso, prefiro comprar um PC novo

Acho que isto já é mais um problema de juntas, junto tudo e mando fora e faço um investimento do 0 ou guardo a placa gráfica visto que nem 1 ano tem

Eu compraria board/cpu/ram, para começar.
Gráfica é recente.
Fonte logo vês se está ok.
Discos podes manter, caixa idem.

Edit:
 
Se for a Mobo não tenho maneira de testar a não ser comprar uma nova e para investir nisso, prefiro comprar um PC novo

Acho que isto já é mais um problema de juntas, junto tudo e mando fora e faço um investimento do 0 ou guardo a placa gráfica visto que nem 1 ano tem

Por isso sugeri começares pela fonte. Dar-te-ia o gasto mínimo (dentro do possível), já que se o problema não for dela, mais depressa a deves conseguir vender (ou devolver, se for nova e a loja o aceitar) ou aproveitar para um eventual novo sistema.
 
Back
Topo